Devocional infantil: DEVOCIONAL ENERGIZANTE

 

Devocional infantil: Fruto do Espírito: Amabilidade e Mansidão

“O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade,
bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio” Gálatas 5:22–23 (NVI).
Devocional-infantil
O Trigo Humilde Um lavrador e seu jovem filho foram para os campos colher trigo. Ao olharem os campos de grãos dourados bailando ao sabor do vento, o garoto exclamou, “Pai, olha só para aquelas espigas tão eretas e bonitas. Imagino que as que estão caídas são de mais baixa qualidade e provavelmente valem menos, não é?” “De jeito nenhum, filho!” respondeu o pai. E pegando um ramo de trigo na mão, mostrou ao garoto que aqueles as plantas eretas e pomposas só tinham uns poucos grãos mirradinhos dentro, ou estavam completamente vazias, ao passo que as plantas encurvadas, humildemente caídas, estavam cheias de grãos enormes.
 

Devocional infantil: Aprendemos na Bíblia que uma vez Miriã e Arão começaram a falarcontra Moisés.

devocionais-biblicas
Eles questionaram, “Será que o Senhor tem falado apenas por meio de Moisés? Também não tem ele falado por meio de nós?”2 Deus tinha escolhido Moisés para liderar os israelitas para fora do Egito, mas Miriã e Arão estavam com inveja da posição de Moisés, e queriam glória para si mesmos.
 
Deus, depois de ouvir o que Miriã e Arão haviam dito, chama os três para se apresentarem diante dEle. Deus defende Moisés e repreende Miriã e Arão por questionarem o Seu ungido, e Miriã é afligida com uma doença séria. Arão implora a Moisés para que interceda junto a Deus para curar Miriã, e ele clama a Deus pela cura da irmã—apesar de ela ter tentado tomar a posição de Moisés. (Leia a história completa e seu desfecho em Números 12.) Olha, se você for uma pessoa orgulhosa e achar que as suas habilidades e tudo de bom que faz é obra sua, provavelmente discutiria com qualquer pessoa de quem discordasse, e não tentaria ajudar ninguém que não o tratasse bem. Mas Moisés era um homem humilde.
 
Um versículo nesta passagem nos diz que ele era muito humilde “mais do que qualquer outro que havia na terra.”3 Requer muita humildade para não respondermos mal quando alguém nos trata mal. Mas pela história sobre a reação de Moisés com relação ao seu irmão e irmã, temos uma ideia do que é ter humildade e mansidão quando somos confrontados por outros.
 
devocionais-biblicas
O apóstolo Pedro nos diz, “Sejam todos humildes uns para com os outros, porque ‘Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes’”.4 E no Salmo 37:11 diz que, “Mas os humildes receberão a terra por herança e desfrutarão pleno bem-estar.”5 Ser “manso” e “humilde” são características muitíssimo apreciadas por Deus porque dá toda a glória a Ele, que é quem merece a glória.
 
Moisés sabia de um segredo: o seu poder vinha de Deus. Não podia lhe ser tirado pelos humanos ou por nenhuma acusação zangada. Foi Deus que escolheu Moisés, e Deus é que teria que defendêlo. Isso ajudou Moisés a ser gentil, manso e humilde, porque ele confiava que Deus estava no controle.
devocionais-biblicas
Jesus manifestou a maior humildade de todas. Na verdade, humildade e mansidão são frutos do Espírito de Jesus6 e uma das maneiras com que podemos ser mais como Ele. Jesus disse, “Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.”7 Jesus sabia que seria difícil para nós sermos gentis, mansos e humildes, de modo que nos deu exemplos através de Suas ações durante Sua vida na terra. 
 
Por exemplo, na Última Ceia, antes de Jesus morrer por todos nós, Ele lavou os pés de Seus discípulos, fazendo o papel de servo, para que pudéssemos entender melhor o que significa humildade e mansidão. (Leia a história complete em João 13:4–17.) “Se alguém quiser ser o primeiro, será o último, e servo de todos.”8
devocional-para-crianca
 
Ser “servo de todos” significa que você cuida das necessidades dos outros acima das suas; e é preciso humildade para isso. Quando pensamos mais sobre como Deus quer que tratemos os outros, crescemos em amor e humildade. Ter o coração de um servo significa ter um coração humilde e manso, porque focamos no que Deus quer que façamos em vez de no que nós queremos fazer. Quando temos essa atitude também somos gentis—quer sejamos ou não fisicamente fortes, espertos, ou tenhamos mais influência do que outra pessoa—porque nos lembramos que Deus é que nos deu esses dons.
devoconal-para-criancas
 
Resumo: Quando estamos mais cientes de Deus em nossas vidas, dependemos dEle para termos força; percebemos que somos criados por Ele e que nossos talentos naturais são dons de Deus para serem usados para a Sua glória e propósito— e então fica mais fácil agir com mansidão, gentileza e humildade.
 
Memorize: “Sejam todos humildes uns para com os outros, porque ‘Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes.’” (1 Pedro 5:5b NVI)
Ação: Demonstramos gentileza e mansidão através de nossas palavras e ações. Consegue pensar em acontecimentos recentes nos quais o Espírito de Jesus lhe mostrou maneiras como poderia ser gentil e manso? Reflita nessas ocasiões. Pense em maneiras que conhece de manifestar humildade em sua vida.
 
Agora pense em ocasiões quando se sentiu tentado a reagir de maneira orgulhosa. Peça para Jesus lhe mostrar que palavras dizer ou o que fazer para ajudá-lo a retratar um espírito gentil e manso quando for difícil.
devocional-para-criancas
fonte: S&S link: Vida e Fé Cristã: Alicerce Bíblico e Cristão: Os Frutos do Espírito -2i
Autoria de R. A. Watterson. Ilustrações de Zeb. Design de Christia Copeland. Tradução Denise Oliveira. Revisão Hebe Rondon Flandoli
Publicado por Meu Estúdio Maravilhoso. Copyright © 2011 A Família Internacional
 
 
click nos livros bíblicos e saiba mais...
 
devocional-para-criancasdevocional-para-criancasdevocional-para-criancas

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte