DIA 3 LONGANIMIDADE E BENIGNIDADE: estudo Biblico O fruto do Espirito Santo

DIA 3 Estudo Bíblico LONGANIMIDADE E BENIGNIDADE

DIA 3 Estudo Bíblico LONGANIMIDADE E BENIGNIDADE

Comece o estudo lendo o nome de Jesus Cristo para hoje. Repasse o versículo para memorizar. Faça em seguida a oração sugerida para começar seu estudo.

 

Meditação Bíblica para Hoje

(Será escolhida no final do estudo de hoje). 

 

Nome de Cristo para Hoje

Espírito Vivificante (1 Coríntios 15.45). 

 

Oração para Começar o Estudo

Senhor Jesus cristo, tu estás vivo e vives em mim! Tu és espírito vivificante. A mim, tens dado uma vida abundante. Obrigado pela vida que me dás. Obrigado por tua paciência e benignidade para comigo quando não vivo segundo o teu exemplo. Continua vivendo em mim, para que eu possa ser benigno e longânimo com os outros. Amém. 

 

Longanimidade

DIA 3 Estudo Bíblico LONGANIMIDADE E BENIGNIDADE

A virtude seguinte mencionada em Gálatas é longanimidade ou paciência. Uma pessoa longânima ou paciente sofre muito durante muito tempo! Consideremos um exemplo de Jesus que apresenta sua longanimidade. Ainda que sob s forte tensão de enfrentar sua morte iminente, Jesus foi longânimo com seus discípulos: 

Então foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmane, e disse aos discípulos: Sentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar. E levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Então lhes disse: A minha alma está triste até a morte; ficai aqui e vigiai comigo. E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. Voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Assim nem uma hora pudestes vigiar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. Retirando-se mais uma vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, faça-se a tua vontade. E, voltando outra vez, achou-os dormindo, porque seus olhos estavam carregados. Deixando-os novamente, foi orar terceira vez, repetindo as mesmas palavras. Então voltou para os discípulos e disse-lhes: Dormi agora e descansai. Eis que é chegada a hora, e o Filho do homem está sendo entregue nas mão dos pecadores. Levantai-vos, vamo-nos; eis que é chegado aquele que me trai (Mateus 26.36-46). 

O oposto de longanimidade é impaciência. A impaciência revela ansiedade, intolerância, irritabilidade e um sem-número de outras características divergentes das de Cristo. A distorção é indulgência. 

 

Longanimidade: resistência, tenacidade, constância, pertinácia, perseverança, resolução, paciência, atitude não-vingativa. 

 

Opostos de longanimidade: impaciência, inquietude, enfado, canseira, mau gênio, mau humor, irritabilidade, impetuosidade, desassossego, vingança. 

 

Distorções de longanimidade: indulgência, condescendência, transigência, permissividade. 

Leia a lista de palavras na margem esquerda para entender o que é longanimidade e o que não é (opostos). Escreva abaixo sua definição de longanimidade.

 

Longanimidade é _______________________________________________________________

______________________________________________________________________________

 

Leia a lista de palavras na margem esquerda para entender a distorção de longanimidade. Você se lembra de alguma experiência em que tenha observado este tipo de conduta? Em caso positivo, quem estava envolvido e quando?

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

 

Jesus foi logânimo, porém jamais indulgente. Os discípulos eram lentos para aprender. Três vezes disputaram sobre a questão da grandeza pessoal no reino (veja Marcos 9.34; 10.35-45; Lucas 22.24-27), apesar dos repetidos ensinos do Senhor sobre a humildade. Ironicamente, a primeira dessas disputas ocorreu precisamente depois que Jesus havia lhes ensinado sobre a proximidade de sua própria humilhação e morte. A última ocorreu na noite anterior à sua morte. Os discípulos não aprendiam sobre a humildade, apesar dos esforços de Jesus em ensiná-los. Definitivamente, não foram escolhidos por causa do seu brilhantismo intelectual! 

Jesus  teve longanimidade com eles e, com frequência, reiterou o ensino sobre assunto que já havia tratado. Por exemplo, o Senhor os repreendeu por falta de fé (veja Mateus 8.26; 14.31; 16.8; Marcos 4.40). Desde o Sermão do Monte, Jesus anunciou que Deus supriria as necessidades dos seus (veja Mateus 6.25-34). Os discípulos o ouviram dizer repetidamente que a fé daqueles que eram curados era a força eficaz em alguns de seus milagres (veja Mateus 9.29; Lucas 7.50). Ouviram Jesus elogiar a extraordinária fé do centurião (veja Mateus 8.10) e da mulher siro-fenícia (veja Lucas 17.6). Ainda na última semana de sua vida, Jesus se esforçou no sentido de fazer com que seus discípulos compreendessem a importância e o caráter da fé (veja Mateus 21.18-22). Talvez devamos agradecer que os discípulos fossem lentos para aprender e que Jesus tenha sido tão paciente! Seu reiterado ensino acerca da fé é uma valorosa ajuda para nós. 

 

Cite quatro virtudes da mente de Cristo.

 

A ____________________  G _____________________  P _________________________

L ____________________  Benignidade                             Bondade

Fidelidade                               Mansidão                                   Domínio próprio

Benignidade

 

O quinto fruto do Espírito santo é benignidade. A palavra grega para benignidade em Gálatas é diferente da palavra que aparece em Tiago 3.17 (traduzida por tratável). Em Gálatas, o termo descreve uma atitude ou disposição que é mais que ação. A benignidade bíblica é demonstrada num equilíbrio sensível que não se excede e, além disso, mostra o terno toque de Deus quando realmente necessita-se dele. Jesus mostrou benignidade. Ele tratou com ternura as crianças, os desamparados, os paralíticos e os marginalizados. A profecia do Servo do Senhor em Isaías 42.3, citada em Mateus 12.20, afirma que ele "não esmagará a cana quebrada, e não apagará o morrão que fumega". Com aqueles cujo proceder demandava firmeza da parte de Jesus, ele foi inflexível e firme. Foi compassivo com os indefesos. Vemos uma das obras benignas de sua mão quando, depois do Sermão do Monte, curou o leproso. 

Quando Jesus desceu do monte, grandes multidões o seguiram. E eis que veio um leproso e o adorava, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. Jesus, pois, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. No mesmo instante ficou purificado de sua lepra. Disse-lhes Jesus: Olha, não contes isto a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhe servir de testemunho (Mateus 8.1-4).  

 

Cite cinco virtudes da mente de Cristo.

 

A _____________________  G __________________  P _____________________

L _____________________  B __________________  Bondade

Fidelidade                                  Mansidão                            Domínio próprio

 

O oposto de benignidade é severidade ou dureza. Jesus advertiu os fariseus de que Moisés só lhes permitiu o divórcio "pela dureza de [seus] corações" (Mateus 19.8). A distorção é ser fraco ou débil de caráter. Jesus não foi fraco de caráter quando pronunciou, no templo, repetidos ais sobre os fariseus e os mestres da lei (veja Mateus 23.13-26). 

 

Benignidade: benevolência, bondade, generosidade, liberalidade, magnanimidade. 

 

Opostos de benignidade: severidade, dureza, aspereza, mordacidade, descortesia, comportamento injurioso, rigidez, inflexibilidade, amargura, crueldade, ferocidade, violência, indiscrição, rudeza, desdém, azedume, egoísmo, pequenez. 

 

Distorções de benignidade: fraqueza de caráter, sentimentalismo exagerado, negligência, descuido, abandono, desatenção, indiferença, falta de moderação. 

 

Leia a lista de palavras na margem esquerda para entender o que é benignidade e o que não é (opostos). Escreva abaixo sua definição de benignidade.

 

Benignidade é _______________________________________________________________

____________________________________________________________________________

 

Leia a lista de palavras na margem esquerda para entender a distorção de benignidade. Você se lembra de alguma experiência em que tenha observado este tipo de conduta? Em caso positivo, quem estava envolvido e quando?

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

 

Consulte as Ajudas Permanentes sobre a virtude na qual está se concentrando esta semana. Leia as Passagens para Meditação e selecione uma que seja particularmente significativa. Escreva-a na margem esquerda sob "Meditação Bíblica para Hoje", no princípio deste estudo. Passe um tempo em oração para buscar a interpretação do versículo e da virtude. Peça a Deus para ajudá-lo a tornar essa virtude evidente em sua vida.

 

Introdução ao estudo Biblico Fruto do espirito santo. 

 

ESTUDOS BIBLICOS VIRTUDES E SABEDORIA DIVINA

 

 

ESTUDOS BIBLICOS: EXPERIMENTANDO A LIBERDADE EM CRISTOEXPERIMENTANDO A LIBERDADE EM CRISTO

 

 

TORNANDO-SE SEMELHANTE A CRISTO

 

 

CLICK NAS IMAGENS E SAIBA MAIS...

 

JESUS CRISTOJESUS CRISTOJESUS CRISTOJESUS CRISTO

 

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte