Estudo Bíblico: A glória de Romanos 8

A glória de Romanos 8

romanos-oito

    Como vamos cumprir as demandas de Deus? A vida poderosa de Cristo está agora dentro de mim; é a vida de ressurreição..., e com isto chegamos a Romanos 8:2: «Porque a lei do espírito de vida em Cristo Jesus, livrou- me da lei do pecado e da morte».

 

    Bem-aventurado o crente que chega a este ponto. Tem descoberto que existem duas leis, e que ambas estão presentes em sua vida. Tal como em Paulo ou em Pedro, em todos nós estão operando ambas as leis. Até nas pessoas que possamos considerar mais refinadas está operando a lei do pecado e da morte.

 

    Entretanto, aquela lei foi vencida pela outra lei, a lei do Espírito de vida em Cristo Jesus. (É difícil muitas vezes que pessoas boas, morais, de sãs costumes, compreendam o evangelho. Frequentemente, eles parecem não ter do que arrepender-se).

 

    romanos-oitoPeço-te, irmão meu, ou jovem crente, que não descanse até que esta letra se translade do livro para o seu coração e se faça vida em ti, em sua experiência diária. Porque o mundo inteiro jáz no maligno, o pecado nos assedia, e as tentações estão aumentando à medida que o mundo avança.

 

    Hoje temos o pecado a um «click» de distância (linguagem computacional). Portanto, é necessário que nós os crentes desta geração sejamos achados de tal maneira estabelecidos em Cristo, sendo aprovados e avançando em cada um desses degraus até sermos aprovados em Cristo.

 

 

 

    Porque estou unido a Cristo, porque morri com Cristo, porque o Espírito de Cristo está dentro de mim, então, crendo isto, posso viver na abundância dessa graça. Não me derrubará qualquer tentação, não me arrastará qualquer murmuração, porque há uma lei dentro de mim; não porque sejamos melhores que os outros, mas sim porque recebemos a abundância da graça e nos apropriamos dela.

 

    Avançando em Romanos 8 nos encontramos com o Espírito Santo dando testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus (8:16), e, ocupados nas coisas do Espírito já não militamos com os pobres recursos da carne.

 

    Esta é uma vida maravilhosa, pois já não estamos sozinhos, tratando de agradar a Deus com as nossas próprias forças. Agora, o Espírito do Deus vivo derramado no dia de Pentecostes pela obra consumada de Cristo, habita no coração do crente e dá testemunho ao nosso espírito de que não somos forasteiros, mas sim concidadãos dos santos e membros da família de Deus; que não somos das trevas, mas sim da luz; que não somos mais meros indivíduos, mas sim membros do corpo de Cristo, e mantemos uma comunhão viva com o Deus vivo! Finalmente Romanos 8 nos ensinará que somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou. Podemos imaginar Apeles avançando em Cristo, superando etapa atrás de etapa? Depois de ter sido um homem cheio de pecados, encheu-se da palavra, valorou o sangue de Cristo, valorou a justificação, valorou seu transporte de Adão para Cristo, viu-se morto em Cristo, viu-se ressuscitado em Cristo, começou a viver pela lei do Espírito de vida, e chegou a ser um homem mais do que vencedor frente às tribulações da vida...

 

 

 

 

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte