ESTUDO BIBLICO: CARACTERÍSTICAS DE UMA MENTE SEMELHANTE À DE CRISTO, PARTE 3

CARACTERÍSTICAS DE UMA MENTE SEMELHANTE À DE JESUS CRISTO, PARTE 3

DIA 3

JESUS CRISTO

FILIPENSES 2.5-11

 

Inicie o estudo lendo o versículo bíblico e o nome de Cristo para hoje. Repasse o versículopara memorizar. Faça em seguida a oração sugerida para começar seu estudo BIBLICO.

 

Meditação bíblica para hoje

“Pois o reino de Deus está dentro de nós” (Lucas 17.21).

Nome de Cristo para hoje

O Cristo [Ungido] (Mateus 16.16)

Oração para começar o estudo

Jesus Cristo, tu és o Messias, o Ungido de Deus. Estou desejoso de ver algum progresso no cultivo de tua mente em mim, mas já me dou conta de que isso será um longo processo. Eu te agradeço por não ter que fazer isso sozinho. Tu habitas em mim para ajudar-me neste processo. Eu te amo. Desejo aprofundar nosso relacionamento e cultivar tua mente em mim. Amém.

 

Você vem estudando sobre as seis características de uma mente semelhante à de Cristo. Elas descrevem o ideal de Deus para sua mente. Durante seu estudo de A Mente de Cristo, Deus estará agindo a fim de cultivar essas características em sua mente.

 

Ao estudar cuidadosamente o texto básico para este curso, Filipenses 2.5-11, percebe-se seis partes deste hino. Cada uma das partes descreve um aspecto da vida e da mente de Cristo. Ao estudar cada uma dessas partes, Deus estará operando para cultivar em você as seis características de uma mente semelhante à de Cristo. Durante o estudo de hoje, identificaremos como cada parte deste hino (Filipenses 2.5-11) de Deus está-se fazendo realidade enquanto você caminha na direção da semelhança de Cristo. A obra interior que Deus fizer em sua mente será refletida, exteriormente, na forma como você viverá.

 

Retire os cartões para A Mente de Cristo que correspondem a esta unidade e faça o seguinte:

JESUS CRISTO

·         Leia o hino em Filipenses 2.5-11 nos cartões 1A e 1B.

·         Comece a memorizar o hino no ritmo que você puder. È uma tarefa adicional a seu versículo semanal para memorizar. Comece hoje repassando o versículo5. Que tal fixar como meta memorizar o hino durante as próximas doze semanas?

·         Repasse as seis características de uma mente semelhante à de Cristo no Cartão 2A.

 

 

Consideremos agora mais detalhadamente cada parte do hino em Filipenses 2.5-11 e o que Deus estará fazendo para cultivar em você uma mente semelhante à de Cristo. O critério que usaremos inclui uma parte do hino e um título relacionado com a mente de Cristo. Junte a cada título que está (âo) entre parêntesis a (s) unidade (s) relacionada (s) com essa parte do hino. Depois você lerá essa parte do texto do hino. Por último, você verá a característica semelhante à de Cristo que Deus estará cultivando. Em sua vida.

 

PARTE 1: A liberdade de JESUS Cristo (Unidade 2-3)

Hino: “Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus”

(Filipenses 2.5).

 

Característica semelhante à de Cristo: Viva. Os cristãos podem experimentarlutas mentais que ocorrem quando os desejos da carne estão em conflito com os desejos do Espírito. Cristo tem o propósito de livrá-lo do domínio do pecado em sua vida que causa tais batalhas. Somente pode haver genuína liberdade onde há vida espiritual. A vida não é plenamente espiritual enquanto não for completamente livre. Deus está agindo para lhe conceder vida e liberdade em Cristo.

 

Escreva abaixo esta característica e ponha as palavras que indique o que Deus estará fazendo em sua vida.

 

Característica ________________ : Deus estará trabalhando

Para me dar _________________e ____________________ em Cristo.

 

PARTE 2: O estilo de vida de Cristo (Unidade 4-5)

Hino: “O qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar” (Filipenses 2.6).

 

Característica semelhante à de Cristo: Perseverante. A mente humana tende a balançar como um barco em um mar tempestuoso. Há muitas coisas que a distraem. O mundo se esforça para moldar você à maneira dele. Perseverança quer dizer que você deve fixar a mente e o coração em buscar primeiro o reino de Deus. Quando você decidir colocar esse reino em primeiro lugar, Deus começará a lhe conceder as virtudes da sabedoria divina e o fruto do Espírito.

 

Escreva abaixo esta característica e ponha as palavras que indiquem o que Deus estará fazendo em sua vida.

 

Característica ___________________: Deus estará trabalhando para me

Dar as virtudes da ______________ divina e o ___________________ do Espírito

 

PARTE 3: A atitude de JESUS Cristo como servo (Unidade 6)

JESUS CRISTO

Hino: Jesus “esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de cervo”

(Filipenses 2.7)

 

Característica Semelhante à de Cristo: Humilde. O orgulho tem sido inimigo de um viver reto desde que Adão e Eva pecaram no jardim do Éden. Deus despreza os orgulhosos, porém habita com os humildes. Humildade não significa menosprezar-se a si mesmo. Quer dizer, sim, reconhecer o valor das demais pessoas. Deus está trabalhando em você para ajuda-lo a ver a grandeza dele. Com um espírito humilde, você assumirá as características de um servo.

 

Escreva abaixo esta característica e ponha as palavras que indiquem o que Deus estará fazendo em sua vida.

 

Característica: Deus estará trabalhando para ajudar-me a ver

Sua _____________, e com um _______________ espírito ____________ adotarei

As características de _________________ .

 

PARTE 4: A natureza humana de Cristo (Unidade 7-10)

Hino: “... tornando-se [Jesus] semelhante aos homens, e achado na forma de homem...” (Filipenses 2.7-8).

 

Característica Semelhante à de Cristo: Pura. Quando Deus se fez homem, mostrou seu propósito de que os seres humanos tenham grande autoridade e nobreza. Para ter estas duas características, você deve ser puro. Essa pureza se revela no modo como você manifesta sua natureza humana: em suas emoções, em suas relações com as coisas e as pessoas, e em seu caminhar diário com o Espírito. Deus estará trabalhando em você para limpar as impurezas de sua vida e estabelecer boas normas de conduta.

 

Escreva abaixo esta característica e ponha as palavras que indiquem o que Deus estará fazendo em sua vida.

 

Característica______________: Deus estará trabalhandoem mim

Para limpar as _____________ de minha vida e estabelecer boas

______________ de conduta

 

PARTE 5: A santidade e oamor de JESUS Cristo (Unidade 11)

Hino: Jesus “humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz” (Filipenses 2.8).

 

Característica semelhante à de Cristo: Sensível. Jesus tornou-se “obediente até à morte”. Sua obediência conquistou nossa santidade. De que tipo de morte Jesus morreu? “Morte de cruz”. Esta foi a suprema expressão do amor de Deus. Graças ao que Jesus fez, obedecemos a ele com prazer. Sensibilidade não é “cumprir com o dever”. Ao ser sensível, você opta por participar da natureza de Cristo de santidade e amor. Deus estará trabalhando para lhe dar santidade e ensiná-lo a amar com um amor semelhante ao de Cristo.

Escreva abaixo esta característica e ponha as palavras que indiquem o que Deus estará fazendo em sua vida.

 

Característica _______________ : Deus estará trabalhando em

Mim para me dar ______________ e me ensinar a _________________ com

Um amor semelhante ao de Cristo.

 

PARTE 6: O nome de Cristo (Unidade 12)

Hino: “Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai” (Filipenses 2.9-11).

 

Característica Semelhante à de Cristo: Pacífica. O amor de Jesus Cristo comprou nossa paz. Paz não é ausência de conflito, mas a colheita do amor. O amor de Cristo o levou ao Calvário. Porém, em sua morte, Cristo comprou nossa paz: a paz com Deus. A ressurreição foi a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte. Sua vitória fez com que a paz se tornasse uma realidade. Mediante a morte, ressurreição e exaltação de Cristo, podemos sentir genuína paz. Não há paz enquanto sua carne luta com Deus pelo controle. Haverá paz quando, finalmente, você dobrar os joelhos diante de Cristo e permitir que ele seja o Senhor absoluto de sua vida. Deus estará trabalhando para exaltar a Cristo diante de você, de modo que você se renda por completo ao seu senhorio.

 

Escreva abaixo esta característica e ponha as palavras que indiquem o que Deus estará fazendo em sua vida.

 

Característica: Deus estará trabalhando para exaltar a Cristo diante de mim, de modo que eu me____________________ por completo ao seu _____________________________ .

 

Conclua o estudo de hoje com uma oração. De todas as características, qual a que mais você sente que Deus deseja cultivar em sua vida? Pergunte a Deus. Abra sua vida para Deus e permita a ele moldá-lo à imagem de seu Filho. Renda-lhe graças pelo exemplo que ele lhe tem dado em Jesus Cristo.

 

VEJA MAIS...

 

 

CLICK NAS IMAGENS E SAIBA MAIS...

 

JESUS CRISTOJESUS CRISTOJESUS CRISTOJESUS CRISTO

 
 

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte