ESTUDO BIBLICO: CARACTERÍSTICAS DE UMA MENTE SEMELHANTE À DE JESUS CRISTO, PARTE 2

DIA 2

CARACTERÍSTICAS DE UMA MENTE SEMELHANTE À DE JESUS CRISTO, PARTE 2

JESUS CRISTO

Comece o estudo lendo o versículo bíblico e o nome de Cristo para hoje. Repasse o versículo para memorizar. Faça em seguida a oração sugerida para iniciar seu estudo.

 

Meditação Bíblia para Hoje

“Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz” (Romanos 8.6).

Nome de JESUS Cristo para hoje

Imagem do Deus Invisível (Colossenses 1.15)

Oração para começar o estudo

Senhor Jesus, Imagem do Deus Invisível, mostra-me o Pai. Ajuda-me a chegar a conhecer o Pai enquanto me revelas como ele é. Como ele é invisível, ajuda-me a fixar os olhos em ti e no exemplo de tua vida. Amém.

 

Você é capaz de se lembrar das três características de uma mente semelhante à de Cristo estudadas ontem? Escreva as três abaixo e depois verifique a exatidão de sua resposta.

______________________________________  _____________________

Pura

Paulo trata acerca da mentem em Tito 1.15: “Tudo é puro para os que são puros, mas para os corrompidos e incrédulos nada é puro; antes, tanto a sua mente como a sua consciência estão contaminadas”. Aqui a pureza é descrita como o estado natural do cristão. Chega-se à impureza pela corrupção da mente e da consciência.

Cite uma característica de uma mente semelhante à de JESUS Cristo.

 

JESUS CRISTO

O Estado espiritual normal – de ser cheio do Espírito de Deus e crescer em Cristo – é difícil de ser mantido. Uma razão para isto é o constante ataque da informação sobre nossos sentidos. As tentações têm oportunidades de nos levar a esferas do pensamento nunca antes conhecidas. A televisão, por exemplo, pode conduzir impurezas até mesmo à intimidade do lar. A sensualidade é cativante. A inveja é mais traiçoeira. A avareza é sensivelmente a via para uma posição importante. A ansiedade está em moda. O pecado está em todas as partes.

A fim de vencer as tentações para a impureza, você tem que desejar ser puro. Até que esse desejo se transforme em sua paixão, você se sentirá bombardeado pelas impressões que invadem seus sentidos. Se seu desejo de pureza é sincero, Deus lhe proporcionará a condição de vencer as impurezas. O mais seguro é fugir por completo da tentação. O salmista usou essa tática quando disse “Não porei coisa torpe diante de meus olhos” (Salmos 101.3). Você pode assegurar a vitória antes da tentação, não durante ela. O vencedor é um ato prévio. Implica tomar a decisão de permanecer puro antes que chegue a tentação.

 

Qual é a forma mais segura de se conservar a pureza diante da tentação?_____________________

 

Sensível (Receptiva)

Quando, na noite de sua ressurreição, Jesus apareceu aos seus discípulos, “então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras” (Lucas 24.45). Será que hoje o Senhor não pode abrir algum entendimento? Quando Jesus escolheu os seus discípulos, reconheceu neles uma virtude que fazia deles pessoas idôneas para três anos e meio de instrução intensiva. Os discípulos nem sempre aprenderam rapidamente, mas eram pelo menos pessoas interessadas em aprender. Poderíamos chamar a essa virtude sensibilidade ou receptividade. Eles estavam abertos aos seus ensinos.

Observamos o contrário de sensibilidade ou receptividade em 2 Coríntios 3.12-16. Falando acerca dos israelitas no deserto, Paulo diz que “o entendimento lhes ficou endurecido”. Paulo afirma: “... sim, até o dia de hoje, sempreque Moisés é lido, um véu está posto sobre o coração deles”. Em Cristo, entretanto, o véu é tirado. A estreiteza espiritual dos fariseus e saduceus era intencional. Eles eram presumidos em sua própria justiça e não compreenderam a vinda de seu Messias. Ser insensível a Deus é ser espiritualmente fechado.

A sensibilidade deve ser exercida em relação a Deus. Não devemos ser sensíveis a qualquer coisa e a todas as coisas. Os discípulos foram sensíveis quando pediram: “Senhor, ensina-nos a orar” (Lucas 11.1). Nessa petição, não estavam simplesmente cobiçando o grande poder de Jesus de realizar milagres (antes se lhes havia dado autoridade para curar os enfermos e expulsar os demônios). Na verdade, eles percebiam em Jesus uma relação com seu Pai que desejavam imitar. Jesus era profundamente espiritual, e eles queriam essa virtude da espiritualidade em sua própria vida.

É indispensável a sensibilidade para com Deus a fim de que haja progresso na vida espiritual. Você tem que ser sensível ao Espírito Santo de Deus. Como pode cultivar essa sensibilidade? Uma maneira é dedicando-se tempo ao estudo da Palavra de Deus. Jesus abriu o entendimento de seus discípulos especificamente para que compreendessem as Escrituras. Deus quer que você compreenda sua Palavra, porém você não pode compreendê-la se não dedicar tempo à sua leitura. A oração também sensibiliza seu espírito. Quando os discípulos quiseram imitar a Jesus, pediram-lhe que os ensinasse a orar.

 

Quais são as duas disciplinas que podem indicar uma mente sensível?

                                    _______________________________

 

Os cartões para A Mente de Cristo deste livro são alguns dos instrumentos colocados à sua disposição para ajudá-lo. Você pode ter consigo esses cartões. Durante o dia, você poderá ter um tempo livre, um intervalo em qualquer atividade, dentro de um ônibus, etc. Use os cartões para memorizar a Bíblia. Alguns desses cartões o ajudarão a repassar o que está estudando. Sature sua mente com as coisas de Deus.

 

Destaque, no final do livro os seguintes cartões relacionados com esta unidade:

1A. Versículos para memorizar – Filipenses 2.5-8

1B. Versículos para memorizar – Filipenses 2.9-11

2A. Seis características de uma mente semelhante à de Cristo

2B. Três estágios para cultivar a mente de Cristo

3A. Unidade 1: Versículo para memorizar – Romanos 12.2

 

Enquanto a idéia está fresca em sua mente, dedique alguns minutos à memorização de Romanos 12.2 (cartão 3A)

JESUS CRISTO

Jesus foi sensível e responsivo para com Deus no grau máximo. Ele disse: “... nada faço de mim mesmo; mas como o Pai me ensinou, assim falo” (João 8.28). Jesus CRISTO afirmou que via o Pai estava fazendo, que ouvia o que o Pai estava dizendo, que não fazia nada independente do Pai, e que era ensinado pelo Pai. Jesus se dedicou a refletir a mente do Pai, e nisso ele foi fiel.Assim, o que o Pai é para o filho, Cristo é para você.

 

·         Jesus imitou o Pai. Você deve imitar Jesus Cristo.

·         Jesus viu a atividade do Pai. Você deve prestar cuidadosa atenção à conhecida atividade terrenal de Jesus Cristo (também à sua atividade presente).

·         Jesus ouviu do Pai. Você deve ouvir de Jesus Cristo.

·         Jesus foi ensinado pelo Pai. Você é ensinado por Jesus cristo.

·         Jesus não podia fazer nada independente do Pai. Você não pode fazer nada independente de Jesus Cristo.

·         Jesus tinha íntima comunhão com o Pai. Você deve ter uma íntima comunhão com Jesus Cristo.

 

Pacífica

Romanos 8.6 nos dá a palavra vida para aplicá-la à mente espiritual. Também nos dá outra palavra: “... mas a inclinação do Espírito é vida e paz”. A mente espiritual é pacífica. A paz é um fruto do Espírito (veja Gálatas 5.22), não é algo que possamos conquistar por nós mesmos. Sua responsabilidade é fixar sua mente em Jesus Cristo. Cabe a Deus proporcionar a paz. Jesus teve paz. Sua vida estava livre por completo do pecado e das assolações do sistema do mundo. Ele prometeu alívio aos sobrecarregados (veja Mateus 11.28). Você encontra alívio ao aceitar o jugo de Cristo.

 

Mencione as três características restantes de uma mente semelahnte à Cristo.

 

1.    Viva2. Perseverante                   3. Humilde

4.P ______________ 5.S ___________________ 6.P _______________

 

Reiterando o que aprendeu, você deve fazer três coisas a fim de cultivar a mente de Cristo.

 

·         Fixar sua mente;

·         Renovar sua mente;

·         Cingir sua mente

 

Ao fazer estas coisas, você está imitando Cristo. À medida que você avançar neste curso, estará realizando uma destas atividades mentais. O Novo Testamento menciona seis características que terá sua mente: viva, perseverante, humilde, pura, sensível e pacífica. Quando realiza essas atividades mentais, você está obedecendo à Bíblia e sendo semelhante a Cristo. Cada uma das unidades se relacionará com um destes adjetivos- chave de uma mente semelhante à de Jesus Cristo.

 

Ore ao terminar o estudo de hoje. Repasse as seis características de uma mente semelhante à de Jesus Cristo no cartão 2A e peça a Deus para trabalhar em você a fim de produzir todas estas seis características.

VEJA MAIS...

 

 

CLICK NAS IMAGENS E SAIBA MAIS...

 

JESUS CRISTOJESUS CRISTOJESUS CRISTOJESUS CRISTO

 

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte