ESTUDO BIBLICO: EXPERIMENTANDO A LIBERDADE EM JESUS CRISTO PARTE 01

DIA 1

UMA MENTE DESORDENADA

JESUS-CRISTO-E-UMA-MENTE-DESODERNADA

 

Comece o estudo lendo o versículo bíblico e o nome de Cristo para hoje. Repasse o versículo para memorizar. Faça em seguida a oração sugerida para iniciar seu estudo.

 

Meditação Bíblica para hoje

“Donde vêm as guerras e contendas entre vós? Porventura não vêm disto, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?” (Tiago 4.1)

Nome de JESUS Cristo para Hoje

O Desejado de Todas as Nações (Ageu 2.7)

Oração para começar o Estudo

 

Senhor Jesus, o Desejado de todas as Nações, ajuda-me a entender como meus desejos puderam entrar em conflito com teus desejos. Dá-me o desejo de ter a mente de Cristo. Amém.

 

Quero contar-lhe uma das maneiras como Deus operou em minha vida para começar a cultivar em mim a mente de Cristo. Leia o meu relato e depois faça uma lista como a que é apresentada mais adiante.

 

Um Momento de Meditação

Num sábado de agosto de 1972, eu estava só. Minha esposa tinha ido ao cabeleireiro, e minha filha estava num ensaio da orquestra. Já que estava sozinho, aproveitei para concentrar-me em meu caminhar com o Senhor. Havia memorizado o livro de Tiago; então, passei aquela manhã de sábado meditando sobre Tiago 3.18-4.3. Tiago diz:

 

Ora, o fruto da justiça semeia-se em paz para aqueles que promovem a paz. Donde vêm as guerras e contendas entre vós? Porventura não vêm disto, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais, e nada tendes; logo matais. Invejas, e não podeis alcançar; logo combateis e fazeis guerras. Nada tendes, porque não pedis. Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.

 

Alguma vez você pediu algo a Deus motivado simplesmente pelo egoísmo? Assinale sua resposta: (    ) Sim     (     ) Não me recordo

 

Se respondeu afirmativamente, mencione algumas das coisas que pediu.

 

JESUS-CRISTO-E-UMA-MENTE-DESODERNADA

Enquanto meditava sobre as palavras de Tiago, me dei conta de que minhas paixões (meus anelos, desejos ou deleites) causavam uma luta dentro de mim. A frase “combatem em vossos membros” é uma terminologia militar que indica que minhas paixões atuam como soldados inimigos em uma batalha.

 

Alguma vez travou você uma luta mental interior quando dois desejos diferentes disputavam entre si? Assinale sua resposta:  (    ) Sim      (    ) Não me recordo

 

Se você respondeu afirmativamente, descreva brevemente essa luta. Por exemplo, talvez você tenha sido levado a optar entre adquirir uma roupa muito cara que não podia pagar e pagar em dia de aluguel de sua casa.

 

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Testando a Passagem Bíblica em Minha Vida

Decidi testar esse conceito fazendo uma lista de todas as minhas paixões (anelos, desejos ou deleites), bons e maus. Então veria se verdadeiramente lutavam uns contra os outros. Peguei um caderno e comecei a enumerar meus desejos à medida que se me ocorriam. Decidi ser absolutamente sincero diante de Deus ao fazer esta lista. Depois, me propus a queimar a lista antes que alguém chegasse em casa! Minha lista começava assim:

 

Eu desejo:

1.    Um terno novo

2.    Uma lavadora e uma secadora

3.    Que Jesus seja honrado no seminário onde ensino

4.    (Um desejo veemente)

5.    Uma fé firme

6.    (Outra coisa)

 

Os primeiros dois desejos conservavam-se em minha mente porque fazia quatro anos que estávamos sem isso. Lavar roupa fora de casa nos causava incômodo. Fiquei envergonhado ao escrever honrar a JESUS Cristo em terceiro lugar na lista, e não em primeiro. Não lhe direi qual era o quarto assunto, porém quero dizer-lhe que era um desejo veemente. Toda vez que eu pensava nele, resistir-lhe era o mesmo que resistir a um comichão (coceira). Tinha uma atração irresistível sobre mim. Eu não queria legitimar o desejo veemente, porém regularmente voltava a insinuar-se em minha mente. Alguma vez você teve uma experiência assim? Satanás sabe que, se conseguir captar nossa atenção durante cinco segundos, poderá ter nossa mente durante cinco minutos!

O quinto desejo que anotei era o desejo de uma fé firme como a que na vida de um amigo. Tenho um amigo que havia passado por uma série de provas diante das quais mostrara uma fé firme. Permaneceu fiel ao Senhor, apesar das circunstâncias. Eu desejava ter a virtude de uma fé firme como a de meu amigo.

Meu sexto desejo era algo material. Estava em seguro de que havia resolvido meu problema de amor às coisas materiais. Entretanto, descobri que ainda desejava muitas coisas. Eu era um materialista em áreas a respeito das quais não estava consciente.

E assim segui escrevendo. Enchi a página de desejos. Ia listando-os à medida que se me ocorriam. Compreendi que o bom e o mau se confundiam em minha mente da mesma forma como se mesclavam em minha lista.

 

Se você fosse fazer uma lista como a minha, cite quatro desejos que colocaria nela. Quero:

 

1.    _________________________________________________________________________________

2.    _________________________________________________________________________________

3.    _________________________________________________________________________________

4.    _________________________________________________________________________________

 

O Conflito Interior

Ato contínuo, perguntei a mim mesmo: “Combatem” meus desejos entre si? Considerei como meus desejos se relacionavam entre si. Meu quarto desejo era um desejo mau, inoportuno mas regularmente presente. Meu terceiro desejo, por outro lado, era um desejo de honrar a Cristo. Havia uma luta entre o veemente desejo mau e o desejo de honrar a Cristo! Verdadeiramente, eu queria honrar ao Senhor, mas às vezes violava esse desejo ao permitir que surgisse um desejo oposto e incompatível. Um desejo lutava contra o outro!

Mas adiante, compreendi a razão por que minha fé não era firme (meu quinto desejo): eu não havia resolvido a questão do amor às coisas materiais. Meu interesse pelas coisas materiais aumentava minha tendência a me sentir bem ou mal, conforme as circunstâncias ao meu redor. Novamente, um desejo degladiava com outro. Eu era uma pessoa dividida. Alguns de meus desejos opunham-se ativamente a outros. Minhas decisões a respeito do que pensar eram em si irreflexivas. Pouco do que eu pensava estava dominado por minha vontade. A Bíblia tinha razão! Minhas paixões causavam conflito em minha mente, ou seja, dentro de mim, em meu coração.

 

Segundo Tiago, qual é razão de um cristão ter conflitos ou batalhas mentais?

 

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Assinale com um “X” cada um dos seguintes assuntos que descrevem uma mente desordenada.

 

(    ) Somente bons desejos

(    ) Bons e maus desejos misturados

(    ) Claras decisões são tomadas a respeito do que pensar

(    ) Pouca importância é dada ao que se pensa

(    ) A vontade domina o pensamento

(    ) A vontade não domina o pensamento

 

Segundo Tiago, a luta na mente do cristão se deve ao fato de nossos desejos lutarem entre si. A mente desordenada tem bons e maus desejos (superiores e inferiores) que se misturam sem ordem. A vontade não domina o pensamento. Assim, se dá pouca atenção ao que se pensa: (Respostas b., d., f.) Freqüentemente, os pensamentos definem uma conduta – os pensamentos piedosos resultam em uma conduta piedade; os maus pensamentos resultam em uma má conduta.

A mente de Cristo não estava em desordem. Pelo contrário, era uma mente ordenada. Jesus CRISTO dominava de tal modo o seu pensamento, que só realizava obras piedosas. Esta é uma razão por que você e eu necessitamos ter a mente de Cristo.

 

Termine este estudo em oração, pedindo a Cristo para iniciar a obra que ele necessita realizar em você para livrá-lo dos efeitos de uma mente desordenada.

 

VEJA ESTUDOS BIBLICOS COMPLETOS

 

 

 

 

CLICK NAS IMAGENS E SAIBA MAIS...

 

JESUS CRISTOJESUS CRISTOJESUS CRISTOJESUS CRISTO

 

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte