Estudo Bíblico Jovens: Mentira? Estou Sozinho?

Mentira: Estou Sozinho

Escreva FALSO (F) ou VERDADEIRO (V)
 
_____ Deus não se interessa por pessoas que não lhe sejam fiéis.
 
_____ Para avançar na vida é preciso cuidar de si mesmo porque ninguém mais se preocupará com você.
 
_____ Sempre há esperança, mesmo quando tudo parecer obscuro e sem soluções.

 

Conta-se que alguém pôs um aviso em um jornal que dizia: “Ouvirei você falar por trinta minutos sem fazer nenhum comentário por apenas $5.00.”
Brincadeira? Zombaria? Não! Quer saber? Aquele que fez o anúncio recebia entre 10 e 20 chamadas por dia. A dor da solidão é tão grande que alguns estavam dispostos a qualquer coisa em troca de 30 minutos de companheirismo.
 
Estudo Bíblico
A MENTIRA
 
“Me sinto completamente só”. “Ninguém pode me ajudar”. “Todos me abandonaram”. “Sinto como se Deus estivesse longe ou que saiu de férias”. Mesmo em meio às multidões, muitos sentem-se sozinhos, abandonados, temerosos e desesperados. Na solidão, alguns preenchem o tempo com atividades, amigos e trabalho para não terem que olhar no espelho e perguntar: “Há alguém que se preocupa comigo?” Outros, buscam desesperadamente o consolo em práticas duvidosas, em relações abusivas, no sexo, álcool e drogas.
 
A RESPOSTA
 
Será verdade que está só? Não! Esta é uma das mentiras mais destrutivas de nossos tempos. Como saber? A Bíblia está cheia de promessas para quem se sente só e abandonado. Por exemplo:
 
1. O que diz em Isaías 41:10 para quem se sente só e abandonado? _________________________________
_________________________________________________________________________________________
Deus disse isto a seu povo rebelde e pecador. Mesmo não merecendo Sua presença, sempre estava com
eles.
 
2. Por que não temer ou desanimar? Anote as promessas de Isaías 41:10 e medite no significado de cada uma.
 
• __________________________________________ • _________________________________________
• __________________________________________ • _________________________________________
 
Como você reage sabendo que estas promessas são certas? ________________________________________
E no caso de ignorar ou não acreditar nelas? ____________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
 
3. O Salmo 23 é um dos textos que tem dado consolo para muitos ao longo do tempo. Como Deus é
apresentado no Salmo 23:1-3? ______________________________________________________________
Qual é o trabalho de um pastor de ovelhas? Por exemplo, em que se diferencia de um pecuarista ou
agricultor? _______________________________________________________________________________
 
4. Qual é a razão da segurança em momentos difíceis? v. 4 _________________________________________
 
5. Quanto de sua vida pode ser conhecido por Deus? Salmo 139:1-5 ________________________________
_________________________________________________________________________________________
 
6. É possível escapar da presença de Deus? Salmo 139:7-12 ________________________________________
 
7. Como você se sente com os ensinos do Salmo 139? ___________________________________________
_________________________________________________________________________________________
 
8. Salmo 46:1-2 garante que você não está sozinho em momentos difíceis porque Deus é ______________
___________________________________________________________. Portanto, não ________________
ainda que a terra _____________________________________. O Senhor dos exércitos está conosco. v. 7
 
9. Leia o Salmo 145:18-19 Deus está ___________ de todos os que ___________________. Invocar é clamar
a Deus. Ao clamar a Deus, o que podemos esperar? v. 19 _______________________________________
Apesar de estar perto, a pessoa que não clama a Deus vive como se estivesse só e abandonada. Não
recebe consolo, então a tristeza, medo e angustia governam sua vida. Que tragédia!
 
Há situações importantes em que você não clama a Deus? Por quê?
 
❏ Não sabe que Deus está perto, por não conhecer a Palavra.
❏ Não acredita que está perto porque não pode vê-lo.
❏ Não deseja se aproximar a Deus para não submeter-se a Ele.
 
10. O que você faz quando percebe que o futuro é incerto e tem dúvidas do
que está por vir? ______________________________________________
Quando Josué ia assumir a liderança sobre o povo de Israel, estavam a ponto de entrar e conquistar a Terra Prometida. Não sabia o que ia acontecer ao adentrar em terreno inimigo, mas recebeu dois conselhos importantes.
Moisés disse: O Senhor é aquele que vai adiante de ti; Ele estará contigo, não te deixará,nem te desamparará; não temas nem te espantes. Deut. 31:8 E Deus disse: Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares. Josué 1:9
 
11. O que havia nessas promessas para motivar a Josué durante seu tempo
de incertezas __________________________________________________ _____________________________________________________________ Nem Josué, nem o povo estava só. Deus estaria com ele fielmente, não o deixaria só, nem o desampararia; e não era apenas isto, mas também iria adiante dele por onde quer que fosse.
 
12. Deus está ao nosso lado, é acessível e também nos tem brindado com uma família a qual pertencer, a família de Deus. Efésios 2:18-19 diz: “Porque por Ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus.” Quais os seus sentimentos ao saber que é um concidadão da família de Deus? ________________________________________________________
 
Quando se sentir sozinho há duas opções:
 
• Viver como se estivesse sozinho de fato e cair em desespero ou depressão.
 
• Olhar para cima e clamar a Deus, invisível, aceitando pela fé que Ele está presente em sua vida. Escolha uma dessas opções, mas lembre-se: Nunca está só, nem por um momento!
 

Estudo Bíblico

 Produzido por Pastor: Mark Robinson, 8625 La Prada Dr., Dallas, TX 75228, USA

 
bibliabiblia

 

ebd

Compartilhe o que há de Melhor a PALAVRA DE DEUS.

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS ESTE ARTIGO

USE OS LINKS ABAIXO

 

Deixe um versiculo nos comentários para meditação dos irmãos... 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte