Estudo Bíblico: Membros de um corpo

Estudo Bíblico: Membros do corpo de Cristo

 corpo-de-Cristo

Mas isto não termina em Romanos 8. Embora seja mais que vencedor, ainda é um indivíduo. Mas em Romanos 12 se introduz um novo conceito.

 

E ao dizer um novo conceito, digo-o a propósito, para que você enumere em seu coração todos os conceitos já introduzidos. Em Romanos 12 aparece outro conceito:

 

Somos membros de um corpo.

 

 corpo-de-CristoVocê nunca será aprovado sozinho, como indivíduo, nunca. Você necessita do corpo, necessitamos de outros membros do corpo. Para viver a realidade do corpo de Cristo, é imprescindível uma profunda renovação em nosso entendimento, todo alto conceito de nós mesmos, nosso individualismo, deve ser demolido. Quão conscientes estamos de que somos membros uns dos outros? (Rom.12: 3-5) O que você faz, seja bom ou seja mau afetará (para bem ou para mal) a toda a igreja.

 

Em Romanos 12:11 diz: «No que requer diligência, não sejais preguiçosos; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor». Como nós gostamos disto! Mas, em troca, é motivo de muita tristeza encontrar-se com cristãos apagados, com uma oração rotineira. Mas, que distinto é quando alguém está fervoroso no espírito, e se derrama em amor!: «...alegrai-vos na esperança; pacientes na tribulação; constantes na oração...».

 

Assim chegamos a Romanos 14:1: «Recebam ao fraco na fé, mas não para contender sobre opiniões». Ah, Apeles já está mais maduro! Em Romanos capítulo 3 ou 4, certamente, ele diria: «Eu penso isto, eu penso outra coisa». Agora não. Apeles já morreu. Já não discute sobre pontos doutrinários. Se um irmão pensar diferente, ama-o, recebe-o; não contende sobre opiniões, em troca dirá: «Simplesmente, irmão, se você guardar o dia, para o Senhor o guarda; se não comer carne, para o Senhor não come”. Mas, amemos ao Senhor; isso não é essencial; bendigamos ao Rei». Se, mediante a graça de nosso Deus, alcançamos este degrau em nossa experiência em Cristo, o Senhor terá ganho muito conosco.

 

 corpo-de-CristoAté há mais. Romanos 15:1: «Assim, os que somos fortes devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos». Eu quero estar em uma igreja assim irmãos, onde há fortes e há fraco, que convivem; se suportam, se amam! Versículo 5: «Mas o Deus de paciência e de consolação lhes dê entre vós um mesmo sentir segundo Cristo Jesus, para que unânimes, a uma voz, glorifiquem a Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo». Reparou que Deus tudo dá, que Deus não vende a vida? Já estamos concluindo. Romanos 15:13: «E o Deus de esperança os encha de todo gozo e paz em crença, para que abundem em esperança pelo poder do Espírito Santo». Enchamo-nos de esperança; é possível amadurecer em Cristo. Enchamo-nos de gozo e de paz em crença. Creiamos que é possível que experimentemos isto de morrer e ressuscitar em Cristo; creiamos que é possível chegar a ser aprovados em Cristo, e que a gloriosa realidade do capítulo 16 do livro de Romanos a possamos viver também nós, em nossos dias.

Irmão, se você não passou pela morte e a ressurreição, como vai viver a vida do corpo? Se a vida de ressurreição não é uma realidade em você, como vai se entender com os irmãos? Por ser tão distintos uns dos outros, todos precisamos morrer e ressuscitar.

 

Quando todos ressuscitamos, congregamo-nos em um e chegamos a ter um mesmo sentir, a mente de Cristo, a mesma vida, a vida de Cristo. Deus está trabalhando persistentemente, ele obterá o que quer: um corpo, não somente indivíduos espetaculares, um corpo onde todos os membros funcionam harmonicamente, sem hierarquias asfixiantes, um corpo onde na verdade, Jesus Cristo, Sua Cabeça, preside mediante o glorioso Espírito Santo que enche poderosamente a cada um de seus membros. Que assim seja.

 

(Síntese de uma mensagem ministrada na Colômbia, em julho de 2006)

 

 

 

corpo-de-cristocorpo-de-cristocorpo-de-cristo

 

 

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte