Estudo bíblico para jovens: Mentiras que nos prendem

Estudo bíblico: Mentiras que nos prendem

estudos-biblicos.
 
Escreva FALSO (F) ou VERDADEIRO (V)
 
_____ A causa principal do pecado na vida cristã é o diabo.
 
_____ Os não crentes acham nossa mensagem uma loucura.
 
_____ A arma principal de Satanás é a bruxaria.
 
Estudo-bíblico

 

Estudo bíblico: AS MENTIRAS QUE ESCRAVISAM

 
Hoje estamos em uma grande batalha. Por que há tantos cristãos que vivem derrotados, fracassados ou desanimados? Uns vivem presos por seu passado, isto é, pelas consequências de seus próprios pecados, ou pelo dano que outros lhes causaram. Alguns são incapazes de vencer suas debilidades. Parecem viver atrapalhados por uma força que não permite que sejam livres de fracasso e derrota. O que se passa?
 
1. De volta ao Jardim do Éden, podemos entender a origem de nossos problemas. Tudo começou com umas simples mentiras. Gênesis 3:1 diz que a serpente era ______________ . Podemos ver sua astúcia nas mentiras que usou para enganar a Eva. Aponte as mentiras que se encontra em Gn 3:1-7
v. 1 (compare com 2:16,17) _________________________________________________________________
 
v. 4-5 (compare com 2:17) __________________________________________________________________
 
v. 6 O fruto parecia bom e agradável. Mas esse fruto deu a Eva a sabedoria que ela buscava _________________________________________________________________________________________
 
2. Adão era mais inocente do que Eva? Por quê? v. 6, 12 ___________________________________________________________________________________________________________________
 
3. Hoje, talvez a conversa fosse mais ou menos assim:
 
• Satanás: Aham, Deus te proibiu de tudo, como se não quisesse tua diversão? Basta de tantas restrições. Desfruta da vida; seja livre e não aborrecido! Não te preocupes, não vai te acontecer. Ninguém crê nessa fábula sobre inferno; É uma invenção dos velhos para assustar e por medo. Tem certeza de que Deus deseja o melhor ou só quer o controle? Essas regras só travam tua liberdade e felicidade. Como terá êxito neste mundo com tantas restrições?
 
• Eva: Parece bom; eu desejo e mereço. Por que me privar deste prazer? Não creio que seja tão mal. Até porque, não prejudico a ninguém; estou sozinha.
 
• Adão justifica seu pecado: Se Eva comeu, porque não posso também? Qual é o problema? Todo o mundo faz o mesmo. Não é minha culpa; a mulher que me deste por companheira foi quem me ofereceu. Sou humano, como poderia resistir a tantas tentações?O que dirão meus amigos se eu não faço o mesmo? Eles zombam de mim.
 
• Eva: A serpente foi muito convincente; além do mais, Adão fez igual. O mesmo ocorre hoje. Voltando a pergunta acima: Por que há tantos cristãos que vivem derrotados? A razão principal é que se enganam atentando para mentiras que o diabo e o mundo transmitem. Por não perceberem, permitem ao inimigo dirigir suas decisões, e como resultado garantem a derrota. Às vezes, nem sequer dão conta de que estão em problemas.
 
A ARMA PRINCIPAL DO DIABO
 
5. João 8:44 descreve o diabo assim: Foi homicida desde o princípio e nãos se firmou na _______________ porque não há ______________
nele. Ele é ___________________ e pai da __________________. A mentira é sua arma principal para enganar, intimidar e escravizar.
 
Apesar de trabalhar através na bruxaria e possessão demoníaca, também causa prejuízos com uma simples mentira. Por exemplo, aos jovens ele diz: “os velhos não sabem de nada.” O jovem se torna rebelde e já não escuta conselhos de seus pais, professores, etc.
 
6. Ainda que Jesus ensinasse a Verdade, alguns não ________________. 
João 8:45 Por quê? O v. 47 diz: Quem é de Deus _____________ as palavras de Cristo, enquanto o filho do diabo não quer __________ e muito menos crer. Tapando seus ouvidos, permite que a mentira o leve a desgraça.
 
A quem você tem escutado?
 
7. O mundo tem uma versão “da verdade” totalmente diferente da nossa.
Como compreender as coisas de Deus? 1 Coríntios 2:14_____________________________________________________________
É possível entendê-las? ______________________________________________________________________________________________________ Nossa cultura fere constantemente as normas bíblicas. Vê o Evangelho como algo ilógico e restritivo. Portanto, muito do que o mundo nos ensina como “verdadeiro” é falso. Quando o incrédulo escolhe a mentira em vez da verdade as coisas correm mal. Pois sua vida está construída sobre algo que não é correto. Torna-se escravo da mentira. 
 
Para ele não há nada absoluto, pensa que a verdade é relativa, mudando apenas o tempo e as circunstâncias. Portanto, não se sujeita às normas
bíblicas. Crê que os homens fazem as regras, e não Deus.
 
8. Portanto, 1 Coríntios 2:15 diz que o homem espiritual ______________ todas as cosas. Assim, pode distinguir entre o falso e o verdadeiro e tomar decisões sabias. As lições que seguem neste manual nos advertem sobre mentiras comuns. Para escapar do laço do diabo e do mundo é preciso conhecer a verdade.
 
Algo prático: Quando um cristão fala a verdade da Bíblia, muitos rejeitam, pois a mente deles está bloqueada. Não podem entender e aceitar a verdade. Mas por nossa mensagem ser tão rejeitada não devemos desanimar. Precisamos seguir nadando contra a corrente de crenças populares baseadas apenas em falsidades.
 
9. Então, vamos começar; aponte 3 exemplos de mentiras que tenham lhe afetado no passado.
• ___________________________________________________________
• ___________________________________________________________
• ___________________________________________________________
 
A PARÁBOLA DA VACA
 
Certo homem obstinado parecia não convencido enquanto discutia com o famoso Abraham Lincoln. Então, Lincoln pergunta: “Quantas patas tem uma vaca?” “Pelo que sei, são quatro”, respondeu desconfiado. “Isso mesmo”, afirma Lincoln. “Agora, considerando o rabo da vaca também como uma pata; quantas patas tem a vaca?” “Cinco”, ele responde orgulhoso. “Enganado”, disse Lincoln. “Considerar o rabo da vaca como pata não a torna uma vaca de cinco patas.” 2 Muitas pessoas defendem equivocadamente que cada um decide por si mesmo se é bom ou mal. Dizem que as normas bíblicas são muito antiquadas para o mundo moderno.
 
Apesar da sabedoria popular dizer “Nada a ver”, não quer dizer que seja assim. Pensam que o pecado não é pecado só porque não se referem a ele pelo nome? Esta semana, escuta a outros e repara os exemplos a sua volta.
 
 
 

 Produzido por Pastor: Mark Robinson, 8625 La Prada Dr., Dallas, TX 75228, USA

 

 
 

ebd

Compartilhe o que há de Melhor a PALAVRA DE DEUS.

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS ESTE ARTIGO

USE OS LINKS ABAIXO

 

Deixe um versiculo nos comentários para meditação dos irmãos... 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte