ESTUDO BIBLICO VIRTUDES E SABEDORIA DIVINA DIA 2: PURA

ESTUDO BIBLICO : DIA 2 PURA

 
ESTUDO BIBLICO : DIA 2 PURA

Comece o estudo lendo o versículo e o nome de Cristo para hoje (p. 66). Repasse o versículo para memorizar. Faça em seguida a oração sugerida para começar seu estudo.

Meditação Bíblica para Hoje

"Quando ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" (Filipenses 4.8).

Nome de Jesus Cristo para Hoje

Refinador e Purificador (Malaquias 3.3)

Oração para Começar o Estudo

ESTUDO BIBLICO : DIA 2 PURA

Puríssimo Senhor Jesus Cristo , adoro e glorifico a pureza que vejo em tua vida. Quero ser puro como tu. És Refinador e Purificador. Refina-me e purifica-me para que eu possa ser como tu. Queima e tira de minha vida tudo o que seja impuro. Amém.

Durante o resto desta semana, estudaremos as virtudes da sabedoria divina enumeradas em Tiago 3.17. Consideraremos três aspectos de cada virtude.

1.O que é (virtude semelhante à de Cristo).

2. O que não é (oposto satânico).

3. Como pode ser falsificada (distorção).

Cada virtude é uma característica semelhante à de Jesus Cristo . Para cada virtude, Satanás tem um ou vários opostos. Por exemplo, a luxúria é o oposto da pureza. A mente carnal tende a adotar esta característica oposta. De igual forma, Satanás tem também uma distorção de cada virtude. Nós que procuramos chegar à maturidade em todas as virtudes, corremos o risco de distorcê-las. Por exemplo, na tentativa de desenvolver a pureza, podemos nos desviar, tornando-nos puritanos.

A qualidade mental que Deus estará cultivando em você é o discernimento. Este é o processo espiritual de discernir ações e pensamentos corretos de ações e pensamentos incorretos. Deus quer ajudá-lo a conhecer a diferença entre puro, luxurioso. O Espírito Santo o ajudará a discernir entre as virtudes semelhantes às de Jesus Cristo , os opostos satânicos e as distorções.

Observe o gráfico seguinte. Peça a Deus para guiá-lo á primeira virtude que ele queira cultivar em sua vida. Encerre em um círculo aquela que você sente que Deus deseja que enfoque em primeiro lugar.

 

OPOSTO SATÂNICO                        VIRTUDES SEMELHANTE À DE CRISTO     DISTORÇÃO

Luxurioso                                                      Puro                                                              Puritano

Briguento                                                      Pacífico                                                       Transigente

Áspero                                                          Moderado                                                   Negligente

Intratável                                                        Tratável                                                       Adulador

Desapiedado                                                Misericordioso                                          Indulgente

Infecundo                                                         Frutífero                                                    Obcecado

Indeciso                                                            Firme                                                       Inflexível

Mentiroso                                                          Sincero                                                   Brutal

 

Preparei um instrumento especial para cada uma destas virtudes, a fim de ajudá-lo em seu estudo. Está no final deste livro, sob o título "Ajudas Permanentes para Cultivar a Atitude de Jesus Cristo ". Embora não estejam completas, servem de ponto de partida enquanto você permite que Deus aprimore.

Abra o livro nas páginas 189-221 e busque a virtude que você encerrou em um círculo. Ponha um marcador de página nesse lugar ou dobre o canto da folha para que possa consultá-la esta semana. Escreva aqui o número da página: _____________________________________

Agora recorra aos cartões picotados no final do livro. Destaque o cartão que se relaciona com a virtude que tenha selecionado. Mantenha-o consigo esta semana para concentrar sua atenção nesta virtude e em seus opostos e distorções.

Puro

Na manhã de uma sexta-feira de outubro de 1973, eu estava refletindo sobre os conceitos que havia aprendido sobre a pureza. Meu coração se sentiu agradecido ao observar que Deus me havia permitido  fazer progressos na pureza de coração.

Leia a lista de palavras na margem esquerda para entender  o que é pureza e o que não é (opostos). Escreva abaixo sua definição de pureza.

Pureza é ______________________________________________________________________

 

Enquanto eu refletia sobre o progresso que havia feito, me dei conta de que em meu ambiente havia abundância de impurezas. Imediatamente, pensei em um amigo cuja conversação revelava uma mente impura. Ele me ofendera com seus comentários lascivos. Pedi ao Senhor que purificasse a mente de meu amigo. Em seguida, lembrei-me de uma amiga que tinha uma impureza diferente. Senti que ela cultivava as amizades com um sentido utilitarista. Ela possuía motivos impuros. Pedi ao Senhor que a purificasse. Depois pensei em um companheiro que parecia estar desviando-se. Ele mostrava aversão por assuntos espirituais. Comecei a orar por ele.

Quanto mais pensava a esse respeito, tanto mais impureza parecia encontrar nas pessoas que conhecia. Eu estava pensando nos crentes! A lista de pessoas impuras se tornara extensa, e os tipos de impureza tornavam-se complexos. Quanto mais orava, tanto mais compreendia que estava sentindo-me pesaroso. Sabia que esse sentimento, na verdade, indicava algum tipo de pecado em minha mente. Assim que pedi ao Senhor que me mostrasse se havia pecado em meu coração, ele falou com toda a clareza!

Um oposto satânico da pureza é a luxúria. Os cristão espirituais tratam de evitá-la. Deus proveu-nos um exemplo perfeito de pureza no Senhor Jesus, de modo que devemos fugir da luxúria e procurar atingir o alvo da semelhança com Cristo. Mas Satanás tem uma distorção ou falsificação da pureza. Erramos o alvo por ir demasiado longe. Em vez de ser puros, tornamo-nos puritanos, que era exatamente a origem de meu sentimento de pesar. Deus me revelou que eu estava me tornando um puritano.

Encontramos muitos níveis desta distorção. Normalmente ela vem acompanhada de orgulho e pode incluir o desprezo para com os demais. Em sua fase inicial, entretanto, pode revelar-se como uma simples opinião. Creio que eu estava na "fase da opinião" naquele tempo. Posso afirmar, com sinceridade, que não sentia desprezo algum em meu coração pelas pessoas implicadas. Sentia afeto genuíno. Deus, porém, me fez ver que eu as estava julgando.

Senti-me quebrantado em meu coração. Perguntei ao Senhor: "Como pude equivocar-me assim, quando não tenho lido nada além da Bíblia durante mais de um ano?" Então recordei que os fariseus conheciam muito mais da Tora do que eu conhecia da Bíblia. Mesmo assim, eram puritanos. Eu havia definido as virtudes em termos bíblicos, mas estava usando meu progresso como um parâmetro para as definições delas. O puritanismo consiste em usar-se a si mesmo como parâmetro de pureza, em vez de ter Jesus Cristo  como padrão.

Distorções de puro: puritano, legalista ou farisaico, rígido, severo, austero, santarrão.

Leia a lista de palavras na margem esquerda para entender a distorção da pureza. Pode você pensar em uma experiência em que tenha observado esse tipo de conduta? Se pode, quem estava envolvido e quando?

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

Jesus É o Padrão

ESTUDO BIBLICO : DIA 2 PURA

Todas as virtudes devem ser definidas em termos da vida e personalidade de Jesus. Jesus é a definição das virtudes. A Bíblia tem um propósito ao nos recomendar "considerá-lo" (Hebreus 3.1) e a "fixamos os olhos" nele (Hebreus 12.2) Todas as passagens bíblicas sobre pureza são importantes, mas interpretá-las independente de sua manifestação na vida de Cristo pode levar à sua distorção.

Jesus foi absolutamente puro. Às vezes me pergunto se alguma vez Jesus foi tentado pela luxúria. Sem dúvida, ele foi confrontado por ela. Lucas 8.3 anos diz de um grupo de mulheres que seguia a Jesus e o servia com seus próprios recursos econômicos e financeiros. Poucos homens têm possuído mais adoradoras ao seu redor que Jesus . Entrementes, Pedro, que pertencia ao círculo mais íntimo de Jesus e que o observou de perto durante três anos e meio, o descreveu como "um cordeiro sem defeito e sem mancha" (1 Pedro 1.19). João, outro pertencente ao círculo íntimo de Jesus Cristo , disse que "nele não há pecado" (1 João 3.5). Aqueles que melhor o conheceram, reconheciam que Jesus tinha perfeito domínio de si mesmo.

Jesus não experimentou a luxúria. Tampouco, era puritano. Os puritanos se limitam em sua seleção de amigos. Jesus se fez amigo de publicanos, prostitutas e pobres, e foi chamado amigo de pecadores. Aceitou sem preconceito o convite para comer com fariseus santarrões e publicanos pecadores. Jesus Cristo  nunca se rendeu à luxúria nem a nenhuma outra impureza; porém nunca também distorceu a pureza. Jesus Cristo  foi verdadeiramente e absolutamente puro.

Cite uma virtude na vida de Cristo.

P _________________ Pacífica        Moderada     Tratável

Misericordiosa               Frutífera        Firme              Sincero

Como pôde Jesus viver uma vida tão limpa? Constantemente ele pratica

Abra o livro nas páginas 189-190 e examine a lista das características de puro nas Ajudas Permanentes. Observe algumas das sugestões para praticar a presença de Deus. Termine o estudo de hoje pedindo a Deus que lhe permita estar mais consciente da presença dele em sua vida a cada momento.

 

ESTUDOS BIBLICOS VIRTUDES E SABEDORIA DIVINA

 

 

ESTUDOS BIBLICOS: EXPERIMENTANDO A LIBERDADE EM CRISTOEXPERIMENTANDO A LIBERDADE EM CRISTO

 

 

TORNANDO-SE SEMELHANTE A CRISTO

 

 

CLICK NAS IMAGENS E SAIBA MAIS...

 

JESUS CRISTOJESUS CRISTOJESUS CRISTOJESUS CRISTO

 

 

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte