Dia 01_Amor: Estudo Bíblico Fruto do Espirito Santo

Dia 1

Estudo Fruto do Espirito Santo_AMOR

 
Estudo Fruto do Espirito Santo_AMOR

 

Comece o estudo lendo os versículos bíblicos e o nome de Jesus Cristo para hoje. Repasse o versículo para memorizar. Faça em seguida a oração sugerida para começar seu estudo.

 

Meditação Bíblica de Hoje

"Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Jesus Cristo morreu por nós" (Romanos 5.8) 

Nome de Jesus Cristo  para Hoje

 

O Noivo (João 3.29) 

 

Oração para Começar o Estudo

Estudo Fruto do Espirito Santo_AMOR

Senhor Jesus Cristo , tu és o Noivo da igreja. Deste-nos um novo mandamento de que devemos amar-nos uns aos outros como tu nos amas. Ensina-me a amar dessa maneira as outras pessoas. Amém. 

Na semana anterior, você estudou as oito virtudes da sabedoria divina em Tiago 3.17. Esperamos que Deus tenha estado cultivando em você a qualidade mental do discernimento. Este é um processo espiritual que lhe permite distinguir a conduta e os pensamentos corretos da conduta e pensamentos incorretos. De cada uma dessas virtudes, você estudou três aspectos: 

 

1.O que é ( virtude semelhante à de Cristo) 

2. O que não é (oposto satânico) 

3. Como pode ser distorcida (falsificação) 

 

Façamos um pequeno teste. Mesclamos uma lista de virtudes, seus opostos e distorções. Coloque-os na categoria correta (virtude, oposto ou distorção). Primeiramente, leia a lista e encerre em um círculo as virtudes. Depois assinale com um "X" os opostos. Por último, sublinhe as distorções.

 

brutal                                   sincero                     misericordioso                               intratável

amável                                 indulgente                desapiedado                                  reservado

benigna                                luxurioso                  puro                                                  servil

áspero                                   mentiroso                 puritano

 

Ao terminar, compare suas respostas com a lista que aparece na página 66.

O Espírito Santo o ajudará a distinguir entre as virtudes, os opostos satânicos e as distorções. Nesta semana, consideraremos as nove virtudes mencionadas em Gálatas 5.22-23, o fruto do Espírito. Jesus estava "cheio do Espírito Santo" (Lucas 4.1). Jesus descreveu sua missão do ponto de vista da liderança do Espírito Santo (Lucas 4.18). Na unidade 10, será descrita a estreita relação de Jesus com o Espírito Santo, porém tenha em conta que Jesus Cristo é Deus. O Espírito Santo também é Deus. Não são dois deuses, mas sim, diferentes pessoas da Trindade. O único verdadeiro Deus que se tem manifestado em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Assim, o fruto do Espírito é também um reflexo de Cristo. 

 

Ore enquanto lê o gráfico das virtudes mencionadas em Gálatas 5.22-23. Peça a Deus que o guie à virtude que ele queira que você cultive nesta semana. Encerre em um círculo 

 

OPOSTO                         VIRTUDE SEMELHANTE                     DISTORÇÃO 

SATÂNICO                                À DE CRISTO                                            

ódio/medo                                 amor                                          amor possessivo, permissivo                        

aflição                                         gozo                                           frenesi 

guerra                                           paz                                            neutralidade 

impaciência                                 longanimidade                         indulgencia 

severidade                                   benignidade                              fraqueza 

maldade                                        bondade                                    supervalorização pessoal 

incredulidade                                 fidelidade                                  presunção 

arrogância                                      mansidão                                  fragilidade 

indisciplina                                     domínio próprio                         esforço carnal 

 

 

Agora, abra seu livro nas páginas 189-200 e dobre o canto da folha ou ponha um marcador de livro na página correspondente à virtude selecionada. Depois vá ao final do livro e destaque o cartão que se relaciona com essa virtude. Leve-o consigo esta semana para concentrar sua atenção nesta virtude.

 

Amor

O primeiro fruto do Espírito é o amor. Jesus amou. Isso foi sua vida. "Havendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim" (João 13.1). A manifestação mais evidente do amor na Bíblia é o entregar-se sem reservas aos outros. Jesus descreveu a conduta do amor perfeito: 

Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos (João 15.13). 

Ato contínuo, Jesus procedeu à mais grandiosa expressão de amor de todos os tempos: a cruz sobre a qual morreu. Paulo nos diz que nada neste mundo "nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Romanos 8.39). Não há palavra que expresse a natureza do amor de Cristo. Paulo diz que esse amor "excede todo o entendimento" (Efésios 3.19). Não é de estranhar que o amor de Cristo nos constranja (2 Coríntios 5.14). O amor de Cristo é o fator motivador na vida cristã. 

 

Cite uma virtude da mente de Cristo.

 

A ______________     Gozo                                                Paz

Longanimidade           Benignidade                                 Bondade

Fidelidade                     Mansidão                                       Domínio próprio

 

Um oposto de amor é ódio. São muitas as suas distorções, como a indulgência, a proteção excessiva e o amor possessivo. Também são numerosos os opostos. Por exemplo: o medo é também um oposto do amor: "No amor não há medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo" (1 João 4.18). O caminho de Satanás é espaçoso. Ele tem muitos opostos e distorções. A senha da vida cristã é estreita (veja Mateus 7.14). 

 

Amor: afeto, caridade, compaixão, benevolência, carinho, dedicação, devoção, compromisso, respeito 

 

Opostos de amor: desamor, ódio, animosidade, antipatia, aversão, inimizade, hostilidade, má vontade, caráter vingativo, medo, temor. 

 

Distorções de amor: amor egoísta, proteção excessiva, indulgência, amor sufocante, amor manipulador, amor possessivo. 

Leia a lista de palavras na margem esquerda para entender o que é o amor e o que não é (opostos). Escreva abaixo sua definição de amor.

 

Amor é ____________________________________________________________

___________________________________________________________________

 

Leia a lista de palavras na margem esquerda para entender a distorção de amor. Você se lembra de alguma experiência em que tenha observado este tipo de conduta? Em caso positivo, quem estava envolvido e quando?

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

 

É possível que o amor seja a maior de todas as virtudes. O amar a Deus e o amor ao próximo são a essência de dois grandes mandamentos (Marcos 12.30-31). Concentraremos nossa atenção no amor na unidade 11. 

Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses (Marcos 12.30-31). 

Se o tempo permitir, leia as passagens para Meditação sobre o amor nas Ajudas Permanentes (p. 196). Termine, em seguida, o estudo de hoje pedindo a Deus para mostrar Seu amor através de você a um mundo que observa. Peça  a Deus para lhe dar tarefas específicas  ou oportunidades para mostrar amor a outra pessoa.

 

 

ESTUDOS BIBLICOS VIRTUDES E SABEDORIA DIVINA

 

Introdução ao estudo Biblico Fruto do espirito santo. 

 

 

ESTUDOS BIBLICOS: EXPERIMENTANDO A LIBERDADE EM CRISTOEXPERIMENTANDO A LIBERDADE EM CRISTO

 

 

TORNANDO-SE SEMELHANTE A CRISTO

 

 

CLICK NAS IMAGENS E SAIBA MAIS...

 

JESUS CRISTOJESUS CRISTOJESUS CRISTOJESUS CRISTO

 

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte