Estudos biblicos: DIA 4 TEMORES, FRAQUEZAS

DIA 4 TEMORES, FRAQUEZAS

 

Comece o estudo lendo os versículos bíblicos e o nome de Jesus Cristo para hoje. Repasse o versículo para memorizar. Faça em seguida a oração sugerida para iniciar seu estudo.

 

Meditação Bíblica para Hoje

“E ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo” (2 Coríntios 12.9).

“Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (2 Timóteo 1.7).

 

Nome de Cristo para Hoje

Rocha Espiritual (1 Coríntios 10.4)

 

Oração para Começar o Estudo

Senhor Jesus Cristo, normalmente tenho medo. O mundo é um lugar espantoso e imprevisível para minha família. Necessito conhecer a segurança que tens para mim. Ajuda-me a conhecer-te como minha Rocha Espiritual, o firme fundamento que jamais falhará. Amém.

 

Áreas Daninhas de Escravidão

Todas as áreas de escravidão que temos examinado até agora são neutras. Podem ser boas ou más. Até Jesus Cristo, com toda sua magnífica liberdade, teve desejos, hábitos, lealdades e relacionamentos, mas todos eram bons. Os meus não eram. Pelo menos, nem todos eles. O Senhor me conduziu pacientemente e amavelmente, de área, e transformou minha mente e pensamentos. Este processo exigiu mais de um ano de constante obra do Espírito para transformar minha psique e minha perspectiva a respeito dos assuntos que fizerem parte destas primeiras nove listas. Aquele ano foi um tempo de contínua avaliação e de um reposicionamento de minha perspectiva e até de minha filosofia de vida.

 

Quanto tempo você pensa que deve dar ao Espírito para que ele realize sua obra renovadora em sua mente? Assinale sua resposta.

 

(   ) Provavelmente, menos de um ano. Aprendo com rapidez.

(   ) Talvez um ano.

(   ) Vários anos. Minha vida está terrivelmente confusa.

(   ) Enquanto Deus precisar; talvez toda a vida.

 

A renovação de minha mente durante esse ano foi apenas um começo; ela prosseguiu até o dia de hoje. Periodicamente, volto a fazer listas. Cada vez descubro que o Senhor está me conduzindo mais profundamente para a sua liberdade. Até diria que está me conduzindo à sua santidade. A liberdade do Senhor é, acima de tudo, liberdade do pecado. Espero que você não venha a pressionar Deus com um tempo-limite para a renovação de sua mente. Dê a ele todo o tempo de que necessite. A renovação de sua mente será um processo que durará toda a sua vida.

Agora o Senhor me havia preparado para um passo que não pude dar no ano anterior. Havia me conduzido através das áreas neutras de escravidão a fim de preparar-me para três áreas que não eram neutras, mas, sim, daninhas. O auto-exame iria se aprofundar mais e exigir mais tempo.

 

Temores

A primeira dessas áreas daninhas eram meus temores. Anotei todos os temores em que podia pensar. De imediato, vi que quase todos se originavam em meus desejos de proteger-me. Mesmo depois de ter entregue minhas dívidas e bens ao Senhor, alguns de meus temores tinham a ver com dinheiro ou com a falta dele. Tinha temores acerca de minha família e a segurança no emprego. Em todos eles, descobri o elemento de autoproteção. Isso revelava falta de confiança em Deus, de modo que orei a respeito da profundidade da minha fé. Ter a mente de Cristo é confiar na provisão do Pai. Só ele pode nos proteger. Somente ele pode proteger nossas famílias.

 

Quando você tem temores e está na defensiva, o que lhe revela isso, no que respeita à sua fé em Deus?

________________________________________________________________________

 

Sim, os temores indicam falta de confiança na provisão e proteção de Deus. Também são indícios de uma má interpretação dos propósitos de Deus, que estão muito além de nosso entendimento. Por exemplo, Jesus permitiu que Lázaro morresse vitimado de uma enfermidade, em vez de curá-lo. Porém, Jesus Cristo tinha em mente um propósito maior que daria glória a Deus quando ressuscitasse Lázaro entre os mortos (veja João 11.1-45).

Paulo pareceu mostrar a mente de Cristo em sua carta aos Filipenses. Estava encarcerado, e alguns procuravam mata-lo.

Segundo a minha ardente expectativa e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a ousadia, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro (Filipenses 1.20-21).

Paulo estava preparado para a vida e para a morte. Aceitava qualquer coisa que Deus permitisse. Paulo colocava-se diante da vida ou da morte sem temor, porque tinha fé e confiança em Deus. Por isso Pôde escrever a Timóteo e dizer-lhe: “Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (2 Timóteo 1.7).

Depois de haver anotado todos os temores em que podia pensar, entreguei-os ao Senhor e pedi a ele que transformasse minha mente em qualquer sentido que desejasse. Cristo começou a desenvolver em mim um extraordinário senso de segurança.

A única segurança que agora se me permite ter está em Cristo. No processo de Deus, conscientizei-me de que eu era manipulador em questões que jamais poderia suspeitar. Parte de minha conduta era uma falsa coragem, que ocultava um temor de ser percebido como medíocre ou ingênuo. Às vezes, meus comentários inocentes eram, na realidade, para autoproteger-me. Pouco a pouco, o Senhor passou a ser a única esperança com que podia contar. Apesar de meus temores, estava sendo transformado, de adotar uma atitude de autoproteção, em sentir-me seguro em Cristo.

 

O desejo de Deus é transformá-lo, de uma atitude de autoproteção, em encontrar sua única segurança em Jesus Cristo.

 

Em seu caderno, comece a preparar uma lista de seus temores. Ponha título e date a lista. Se tiver alguma dificuldade, abra o livro na página 188 e consulte o guia, que o ajudará a fazer sua lista mais completa. Enumere hoje, para começar, dois ou três temores.

 

Enquanto começa a avaliar seus temores, peça a Deus para revelar-lhe as maneiras através das quais você busca segurança ao adotar uma atitude de autoproteção. Peça a ele para ajuda-lo a encontrar sua única segurança em Cristo.

 

Fraquezas

As fraquezas são a próximaárea de escravidão daninha. Frequentemente, procuramos justificar nossas fraquezas dizendo que nascemos assim. Por exemplo, uma de minhas fraquezas é que não podia falar eficazmente em público. A direção que Deus me estava dando naquele momento exigia que fizesse justamente isso.

Senti-me como Moisés quando apresentou essa desculpa. Também sou uma pessoa essencialmente tímida, de modo que havia desenvolvido alguns artifícios para encobrir minha timidez. Descobrira também formas de compensar outras fraquezas. Não queria que as conhecessem.

Três vezes Paulo pediu ao Senhor que removesse seu “espinho na carne”. A resposta de Deus foi:

Por isso de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte (2 Coríntios 12.9-10).

Eu nunca havia falado com o Senhor a respeito de minhas fraquezas. Fiz minha lista. Orei a respeito e pedi ao Senhor que me fortalecesse no que fosse necessário. Pedi a ele que, de alguma maneira, usasse meus pontos fracos para a sua glória. Desse modo, minhas fraquezas se converteram, de instrumentos de Satanás, em instrumentos de Deus.

 

O desejo de Deus é converter suas fraquezas, de instrumentos de Satanás, em instrumentos de Deus.

 

Usando seu caderno, comece a preparar uma lista de seus temores. Ponha título e date a lista. Se tiver alguma dificuldade, abra o livro na página 188 e consulte o guia, que o ajudará a fazer sua lista mais completa. Enumere hoje, para começar, várias de suas fraquezas.

 

Enquanto começa a avaliar suas fraquezas, peça a Deus para ajuda-lo a identificar as que estão sendo usadas contra você como instrumentos de Satanás. Peça a Deus para transformar essas fraquezas em instrumentos que canalizem glória para ele.

 

 

Veja também: 

 

 

 

 

 

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte