Estudos Bíblicos: Você Sabia? Cristo é o modelo

Você Sabia? Cristo é o modelo

Senhor-Jesus-Cristo

 

Agora, vamos a Efésios 4. «Aquele que desceu, é o mesmo que também subiu acima de todos os céus para enchê-lo todo» (v.10). Aí está o propósito

 

– que Cristo encha tudo. Isso quer dizer, irmãos, que ainda nem tudo está cheio de Cristo. No céu, tudo está cheio dele; mas, na terra, nem tudo está cheio dele. Ainda o mundo está sob o príncipe da potestade do ar, e Satanás está movendo-se e manifestando suas intenções e intuitos malignos nesta terra.

Mas, como Jesus Cristo vai encher tudo?

Senhor-Jesus-Cristo

Edificando sua igreja, e enchendo a sua igreja dele mesmo. E, uma vez que a igreja estiver cheia dele, então a igreja vai encher tudo dele e já não haverá mais lugar para Satanás na terra. Esse é o plano. Por isso diz o versículo 3:21, falando de Deus o Pai: «...a ele seja a glória na igreja em Cristo Jesus por todas as gerações». Pois a Igreja é o cumprimento eterno de seu propósito em Cristo.

 

Que meios ele vai empregar para edificar a sua igreja? Leiamos Hebreus 3:5: «E Moisés na verdade foi fiel em toda a casa de Deus, como servo, para testemunho do que haviam de dizer».

 

Quando Moisés tirou os israelitas do Egito, que cruzaram o mar Vermelho e chegaram ao monte Sinai, Deus o chamou para que estivesse com ele quarenta dias e quarenta noites. Ali, Deus lhe mostrou detalhadamente o desenho de um tabernáculo ou casa.

 

Deus foi revelando a Moisés essa casa e todos os móveis, utensílios e elementos que deviam estar na casa. E não só isto, mas também o serviço sacerdotal, tudo o que tinha a ver com o funcionamento dessa casa.

 

Enquanto Deus falava com Moisés, dizia-lhe: «Farão um tabernáculo... Farão uma arca ... um altar ... uma mesa ...». Cada vez que ele falava com Moisés e terminava de descrever um aspecto dessa casa, advertia- lhe: «Presta atenção, Moisés: Que faça todas as coisas –não oitenta por cento, não noventa por cento, não noventa e nove por cento, mas sim todas, cem por cento– conforme o modelo que te foi mostrado no monte».

 

Por que Deus fez essa advertência a Moisés? Diz Estevão que Moisés era um homem preparado em toda a sabedoria dos egípcios, poderoso em suas palavras e em suas obras. Pois bem, os egípcios foram os maiores construtores da antiguidade. Até o dia

de hoje, as coisas que eles construíram são consideradas maravilhas do mundo antigo: as pirâmides, os templos que edificaram. Inclusive os israelitas construíram cidades inteiras para os egípcios.

 

Assim, se alguém sabia de construções e edificações, esse era Moisés. E se alguém sabia de edificação, eram os israelitas. Mas Deus disse a Moisés:

«Eu vou usar o conhecimento que você tem, de construção, de edificação »,(porque se ele não soubesse nada de construção, Moisés não teria entendido nada), mas com uma advertência:

 

«Não pode pôr nada de ti mesmo no desenho, nem na obra da minha casa».

 

Era uma grande tentação para Moisés adicionar algo de si mesmo ao desenho. Mas diz que Moisés foi fiel como servo. Sabe o que é um servo? É um escravo. Quando um amo manda a um escravo fazer algo, o escravo tem que simplesmente ir e fazer as coisas como lhe disse. Não tem que receber explicações.

 

Moisés não pediu explicações. Fez tudo como Deus lhe mandou, e porque ele foi fiel, diz a Escritura, tudo o que ele fez pode dar testemunho agora, pode representar topologicamente a Cristo e à igreja. Por exemplo, a arca tinha que ter um côvado e meio de altura, para representar a união do homem com Deus, porque um e meio mais um e meio são três, e três é o número da Divindade. A arca representa a união de Deus e do homem, em Cristo – um e meio para Deus, um e meio para o homem. Se Moisés tivesse posto meio côvado a mais, a arca teria ficado bonita, mas sem nenhum significado em relação com Cristo.

Agora, quando Moisés ergueu o tabernáculo, Deus foi severo com respeito a algo que era uma sombra e uma figura, destinada a passar e a desaparecer.

 

Mas agora estamos falando da casa eterna e definitiva de Deus que é a igreja. Então, se Deus foi tão severo e rigoroso com o que era sombra e figura, não tem que ser rigoroso e severo com o original? Será que Deus mudou e agora nos permite improvisar ou pôr nossas próprias idéias na igreja, ou introduzir nossos conceitos, nossas opiniões e as coisas que cremos saber na edificação do corpo de

Cristo? Terá mudado Deus? Não; tudo tem que ser feito «conforme o modelo que te foi mostrado no monte» (Ex. 25:40). Você perguntará: «Temos um modelo para a edificação da casa? Sim, e é um modelo muito claro, muito específico, concreto e real. Esse modelo é o Senhor Jesus Cristo!

 

Por isso dissemos que a primeira parte é a revelação do Senhor Jesus Cristo. «Deus foi manifestado em carne » (1 Tim. 3:16). E a Escritura diz literalmente «pôs seu tabernáculo», sua morada, no meio de nós. (João 1:14). Assim, ao vê-lo, nós vemos a morada de Deus com os homens. E esse modelo agora tem que ser mostrado e comunicado em nós. A plenitude dele tem que vir a nós e, pelo Espírito, o que é dele tem que ser formado em nós. Não só um aspecto dele, não só uma parte dele. Assim como a plenitude de Deus habitou nele e habita nele, assim a plenitude de Cristo tem que habitar na igreja.

Fonte: Revista  águas vivas

 

Click nas imagens e saiba mais.. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte