DIA 1 MENTE DE SERVO: DUAS RAZÕES PARA O SERVIÇO

DIA 1: ESTUDO BÍBLICO DUAS RAZÕES PARA O SERVIÇO

versículos bíblicos e o nome de JESUS Cristo para hoje

 

Comece o estudo lendo os versículos bíblicos e o nome de JESUS Cristo para hoje. Repasse o versículo para memorizar. Faça em seguida a oração sugerida para começar seu estudo.

 

Meditação Bíblica para Hoje

"...mas [Jesus] esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens" (Filipenses 2.7). 

"Daquele a quem muito é dado, muito se lhe requererá; e a quem muito é confiado, mais ainda se lhe pedirá" (Lucas 12.48). 

 

Nome de JESUS  Cristo para Hoje

versículos bíblicos e o nome de JESUS Cristo para hoje

Servo Justo (Isaías 53.11) 

 

Oração para Começar o Estudo

Senhor Jesus, tua vida na terra revelou tua identidade como Servo Justo. Foste justo e foste servo. Quero ser como tu. Rogo-te que operes em mim para ajudar-me a desenvolver a atitude de servo. Amém. 

 

No centro da mente de JESUS Cristo está a mente de servo. A terceira parte do hino focaliza a atitude de Cristo como servo. Ele "esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo" (Filipenses 2.7). Em toda a sua vida, Jesus foi servo. As grandes passagens messiânicas profetizam de Jesus Cristo como servo: "Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem se compraz a minha alma" (Isaías 42.1). Isaías identificou Cristo como servo justo: "Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento, o meu servo justo justificará a muitos, e as iniquidades deles levará sobre si" (Isaías 53.11). 

Muitas pessoas na Bíblia foram chamadas de servos ou assumiram uma deliberada função de servos. A lista inclui Abraão, Isaque, Israel, Moisés, Samuel, Davi, Jó, Simeão, Paulo, Pedro, Tiago, Timóteo, Judas, e outros. Foram servos porque optaram por adotar ao único Deus verdadeiro. 

 

Se hoje Deus estivesse preparando uma lista de seus servos, você gostaria de ser incluído nessa lista? Marque sua resposta:

 

(    ) Sim   (     ) Não

 

Atitude de Servo: Um Conceito Esquecido 

Temos dificuldade em compreender o verdadeiro sentido da atitude de servo. Nos tempos antigos, quando era comum ter servos em casa, eram claros os aspectos da atitude de um servo: humildade, sujeição à autoridade e obediência. Nossa necessidade do serviço de outros seres humanos tem diminuído com os resultados dos avanços tecnológicos, como os computadores, os fornos de microondas, as lavadoras elétricas e  os pisos fáceis de limpar. Ainda que qualquer empregado seja servo de seu  chefe ou patrão, normalmente nas democracias perde-se o sentido da verdadeira servidão. As democracias proclamam a igualdade. Os empregados se interessam mais por seus direitos que por suas responsabilidades e obediência. 

Hoje os governantes não têm mais a autoridade que tiveram. Uma ditadura horroriza a opinião pública. Poucos reis têm autoridade absoluta. Do ponto de vista da democracia, esses avanços têm proporcionado mais comodidade e felicidade e felicidade. Mas têm feito com que percamos o sentido da atitude bíblica de servo. O ambiente social censura a sujeição voluntária a outra pessoa. A resistência a nos sujeitarmos a outros crentes, à igreja, ou ainda, até a Deus.

Qual das seguintes declarações é correta em sua opinião? Assinale-a.

 

(   ) Quase todos os cristãos têm uma boa percepção da atitude de servo e praticam com regularidade a submissão mútua.

(     ) A maioria dos cristãos têm uma pobre compreensão da atitude de servo e se negam a se submeter uns aos outros.

 

Muitos cristãos estão mais interessados em seus privilégios e diretos pessoas que na alegria do serviço. 

 

Duas Razões para o Serviço

versículos bíblicos e o nome de JESUS Cristo para hoje

 

A Bíblia oferece duas razões por que devemos ser servos. Em primeiro lugar, é um mandamento. Filipenses 2.7 nos diz para pensarmos como Jesus, que "tomou a forma de servo". Devemos pensar como servos. Muitas das parábolas de Jesus descrevem as relações no reino de Deus como as as de servos com um rei ou senhor. Um ensino das parábolas é que aos servos se lhes pedirá que prestem contas de seu serviço. De igual modo, Jesus Cristo chamará seus servos a fazerem o mesmo. Ele espera que sejamos seus servos. 

 

Expresse uma razão por que você deve ser um servo.

 

______________________________________________________________________________

 

Como Jesus CRISTO avaliaria hoje sua atitude de servo? Assinale uma declaração:

 

(   ) Tens atuado bem. Tens sido um servo fiel e um bom administrador. 

(   ) Teu desempenho é ruim. Tens sido débil e preguiçoso em teu serviço e um mau administrador. 

(   ) Outra: ___________________________________________________________________ 

 

Uma segunda razão por que devemos ser servos é porque Jesus é nosso exemplo. Este é o ponto principal do hino que estamos estudando. Devemos ser semelhantes a Cristo. Jesus lavou os pés de seus discípulos antes da última ceia. Depois lhes disse: "Ora, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu fiz, façais vós também" (João 13.14-15). Jesus não estava tão interessado em lavar os pés de seus discípulos, mas em que eles assumissem a função de servos. 

 

Qual é a segunda razão por que você deve ser servo?

 

______________________________________________________________________________

 

Deus não necessita do nosso serviço. Ele não necessita de nada; nem de nosso talento, nem de nossa inteligência, nem de nosso dinheiro, nem de nosso serviço. Se Deus precisar de algo, ele pode consegui-lo. Deus exige o serviço não por necessidade de sua parte, mas por causa da nossa necessidade. 

 

Encerre o estudo de hoje começando a apreender o versículo para memorizar. Mateus 10.25. Concorde com Deus em que basta-lhe ser como seu Senhor. Em seguida, peça ao Senhor que opere de uma maneira especial esta semana para cultivar em você uma atitude de servo.

 

Veja outros estudos

Introdução ao estudo Biblico Fruto do espirito santo.

 

 

 

ESTUDOS BIBLICOS VIRTUDES E SABEDORIA DIVINA

 

 

ESTUDOS BIBLICOS: EXPERIMENTANDO A LIBERDADE EM CRISTOEXPERIMENTANDO A LIBERDADE EM CRISTO

 

 

TORNANDO-SE SEMELHANTE A CRISTO

 

 

CLICK NAS IMAGENS E SAIBA MAIS...

 

JESUS CRISTOJESUS CRISTOJESUS CRISTOJESUS CRISTO

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte