DIA 2 GOZO E PAZ: estudo Bíblico Fruto do Espirito Santo

 

DIA 2

Estudo Bíblico GOZO E PAZ

Estudo Bíblico GOZO E PAZ

 

Comece o estudo lendo os versículos bíblicos e o nome de Cristo para hoje. Repasse o versículo para memorizar. Faça em seguida a oração sugerida para começar seu estudo.

 

Meditação Bíblica para Hoje

"Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor...Estas coisas vos tenho dito, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo" (João 15.10-11). 

 

Nome de Jesus Cristo para Hoje

Nossa Paz (Efésios 2.14) 

 

Oração para Começar o Estudo

Senhor Jesus Cristo, os anjos proclamaram teu gozo quando vieste ao mundo. Tu és o Príncipe da Paz. Tu és a minha paz. Orienta-me a viver de tal maneira que conheça teu gozo e tua paz. Amém. 

 

Gozo

A segunda virtude mencionada em Gálatas 5.22 é gozo. Você poderá se surpreender ao pensar em gozo como uma virtude. Entretanto, é uma virtude de Jesus; e somos virtuosos quando as piramos ao gozo de Cristo. Ás vezes Jesus sabia que o gozo derivava das circunstâncias (Lucas 10.21). Ele obviamente desfrutou da amizade e do companheirismo de Lázaro, Maria e Marta em seu lar de Betânia (Lucas 10.38-39; João 11.3,5). Não obstante, o gozo de Jesus era uma experiência constante. Não dependia das circunstâncias, mas, sim, de uma profunda realidade de seu ser. Jesus falou de sua obediência ao seu Pai, e depois disse aos discípulos: "Estas coisas vos tenho dito, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo" (João 15.11). Jesus Cristo deseja que seus discípulos tenham pleno gozo. Em seguida , prometeu-lhes que, depois de sua ressurreição, o gozo deles seria indestrutível, uma característica permanente em suas vidas (João 16.22). Depois desse tempo com os discípulos, dirigiu-se para a cruz. 

Jesus experimentou gozo quando procurou glorificar a seu Pai em toda circunstância: "Pelo gozo que lhe estava proposto [Jesus], suportou a cruz" (Hebreus 12.22). Em sua oração sacerdotal, ele disse: 

Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o Filho te glorifique; assim como lhe deste autoridade sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos aqueles que lhe tens dado. E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste. Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer (João 17.1-4). 

Diante do terrível sofrimento da cruz, a experiência de gozo de Jesus permaneceu inalterada. Na realidade, seu gozo foi completo. Na parábola dos talentos, o senhor mandou seus servos diligentes "entrar no gozo de [seu] senhor" (Mateus 25.21,23). Este é o gozo em que entraremos, o gozo de Jesus Cristo. 

 

Cite duas virtudes da mente de Jesus Cristo.

Estudo Bíblico GOZO E PAZ

 

A ___________________________  G ___________________ Paz

Longanimidade                                      Benignidade                       Bondade

Fidelidade                                                 Mansidão                             Domínio próprio

 

O oposto de gozo seria tristeza ou, aflição. A distorção é frenesi (emocionalismo). Como todas as emoções, o gozo está sob o domínio de uma pessoa moderada. O gozo cristão é algo espiritual. Não pode depender de circunstâncias exteriores, ainda que uma circunstância possa provocar uma expressão especial de gozo é superior ao prazer. É uma experiência constante que surge em seu interior. É o gozo de Cristo em você. 

 

Gozo: deleite, regozijo, felicidade, alegria, satisfação, contentamento, júbilo. 

 

Oposto de gozo: aflição, dor, pesar, tristeza, angústia, agonia, desdita, tormento, adversidade. 

 

Distorções de gozo: frenesi, entusiasmo enlouquecido, emocionalismo, histeria. 

 

Leia a lista de palavras na margem esquerda para entender o que é gozo e o que não é (opostos). Escreva abaixo sua definição de gozo.

 

Gozo é _________________________________________________________________

________________________________________________________________________

 

Leia a lista de palavras na margem esquerda para entender a distorção de gozo. Você se lembra de alguma experiência em que tenha observado este tipo de conduta? Em caso positivo, quem estava envolvido e quando?

 

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

 

Paz

O terceiro fruto do Espírito é paz.Jesus Cristo é o Príncipe da Paz (veja Isaías 9.6). Geralmente pensamos nele como Rei, mas também é Príncipe. Jesus entende mais sobre a paz que qualquer outro. Ele domina sobre ela. A Paz é sua para dá-la, e ele a dá a seus discípulos (João 14.27). 

Jesus advertiu contra a ansiedade (Mateus 6.25,34). Seu próprio comportamento jamais foi alterado pela insegurança ou instabilidade. A insegurança não pode ser decisiva, e Jesus sempre atuou decisivamente. Suas palavras e suas obras foram convincentes. Cada cura foi completa. Os que foram curados não voltaram a padecer de lepra, de cegueira, de surdez ou coxeadura. Somente a paz pode ir para frente, e Jesus Cristo sempre avançou. Nunca retrocedeu nas etapas de sua vida. Jesus Cristo tinha paz. 

 

Cite três virtudes da mente de  Jesus Cristo.

 

A _____________________ G _________________________ P ____________________

Longanimidade                       Benignidade                                     Bondade

Fidelidade                                 Mansidão                                           Domínio próprio

 

Jesus pôde dar esse tipo de paz a seus discípulos. Esse dom foi transmitido no final de sua vida, depois que os discípulos o haviam observado durante quase três anos e meio. Jesus lhes deu todos os detalhes sobre do que eles necessitariam depois da morte dele: 

·                     o Espírito Santo                                                    

·                      a permanência nele 

·                     o tratamento que recebiam do mundo 

·                     sua partida e a importância que teria para ele. 

 

 

Depois terminou dizendo: 

Eis que vem a hora, e já é chegada, em que vós sereis dispersos cada um para o seu lado, e me deixareis só; mas não estou só, porque meu Pai está comigo. Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo terei tribulações, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (João 16.32-33). 

Esta é uma das declarações mais grandiosas de todos os tempos. O mundo sempre nos causará aflição, porém estamos em Cristo. E Jesus Cristovenceu o mundo. 

A paz é descansar no caráter e na obra de Jesus Cristo

O adjetivo pacífico de Tiago 3.17 descreve um modo exterior de agir; a virtude em Gálatas 5.22 é uma paz interior. Seu oposto é guerra. Na unidade 2, vimos que nossos próprios desejos e paixões provocam conflito dentro de nós. Entretanto, a mente de Cristo está em harmonia consigo mesma Paz é ser completo, e não fragmentado por facções de lutas internas. 

 

Paz: repouso, sossego, tranquilidade, harmonia, concórdia, serenidade. 

 

Opostos de paz: ira, destruição, discórdia, guerra, conflito, contenda, rivalidade, inimizade, rixa, querela, discussão, desavença, intranquilidade. 

 

Distorções de paz: neutralidade, mornidão, tibieza, indiferença, falta de compromisso. 

 

Leia a lista de palavras na margem esquerda para entender o que é paz e o que não é (opostos). Escreva abaixo sua definição de paz.

 

Paz é ____________________________________________________________

_________________________________________________________________

 

A distorção é ser neutro. Jesus advertiu, em Apocalipse 3.15-16, contra a mornidão e tibieza. Que há de mal em ser morno? Com essa atitude morna tíbia, nem estamos sendo frios (talvez para impressionar a certas pessoas) nem estamos sendo quentes (talvez para impressionar a outras). As pessoas mornas ou tíbias adotam procedimentos opostos ao mesmo tempo! A neutralidade não é o que Jesus considerava como sendo a paz. 

 

Leia a lista de palavras na margem esquerda para entender a distorção de paz. Você se lembra de alguma experiência em que tenha observado este tipo de conduta? Em caso positivo, quem estava envolvido e quando?

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

 

Ontem, pedimos-lhe que identificasse uma virtude que Deus quisesse cultivar em sua vida. Sugerimos-lhe que marcasse as Ajudas Permanentes sobre essa virtude no final do livro. Enquanto termina o estudo de hoje, vá a essa página e leia a seção "Como Mostrar _______" Peça a Deus para lhe mostrar qualquer atitude ou comportamento incompatível com essa virtude. Busque o perdão de Deus. Peça a Deus para renovar-lhe a mente e a conduta, de modo que você possa expressar melhor essa virtude em sua vida.

Introdução ao estudo Biblico Fruto do espirito santo. 

 

ESTUDOS BIBLICOS VIRTUDES E SABEDORIA DIVINA

 

 

ESTUDOS BIBLICOS: EXPERIMENTANDO A LIBERDADE EM CRISTOEXPERIMENTANDO A LIBERDADE EM CRISTO

 

 

TORNANDO-SE SEMELHANTE A CRISTO

 

 

CLICK NAS IMAGENS E SAIBA MAIS...

 

JESUS CRISTOJESUS CRISTOJESUS CRISTOJESUS CRISTO

 

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte