ESTUDO BIBLICO: CARACTERÍSTICAS DE UMA MENTE SEMELHANTE À DE JESUS CRISTO, PARTE 5

DIA 5

FIXE SEUS PENSAMENTOS EM JESUS CRISTO

JESUS CRISTO

 

Inicie o estudo lendo os versículos bíblicos e o nome de Cristo para hoje. Repasse o versículo para memorizar. Faça em seguida a oração sugerida para começar seu estudo.

 

Meditação Bíblica para hoje

“Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti” (Isaías 26.3)

“Pelo que, santos irmão, participantes da vocação celestial, considerai o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus” (Hebreus 3.1).

Nome de JESUS Cristo para hoje

Apóstolo e Sumo Sacerdote da Nossa Confissão (Hebreus 3.1)

Oração para começar o Estudo

Senhor Jesus, confesso que és o Apóstolo e Sumo Sacerdote da minha confissão. Decidi fazer este curso devido ao meu desejo de conhecer-te melhor. Quero que cultives em mim tua mente. Inicio este estudo fixando em ti a minha mente e os meus pensamentos. Ajuda-me a fazer com que meus pensamentos “perseverem” em ti durante as próximas semanas. Amém.

 

O cultivo da mente de Cristo envolve um processo de três estágios. No mundo natural, vemos da mente de JESUS Cristo envolve um processo de três estágios. No mundo natural, vemos como um processo o desenvolvimento da mente de uma criança. No mundo espiritual, também é um processo odesenvolvimento da mente de Cristo. Já no nascimento espiritual, temos a mente de Cristo (veja 1 Coríntios 2.16). Mas, no desenvolvimento subseqüente, essa mente tem que lutar contra hábitos arraigados, contra a cultura em que vivemos e contra a obra de Satanás para nos impedir de crescer (e outros fatores que serão mencionados mais adiante). A mente de Cristo se aprimora em nós mediante um processo de crescimento.

 

Baseando-se no estudo de ontem, quais são as três ações que descrevem os três estágios desse processo? Escreva-as nas linhas abaixo:

JESUS CRISTO

Inicial: P ________________________

Crescimento: R __________________

Habilitação: C ____________________

 

O apóstolo João diz: “Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos” (1 João 3.2). Qualquer nível de semelhança com Cristo que consigamos atingir na terra não corresponderá a essa perfeição última de sermos semelhantes a ele. Cristo voltará um dia para buscar os seus. Em sua presença, seremos semelhantes a ele, sem mancha nem corrupção. Nosso destino é ser semelhante a Cristo. Esse é o propósito de Deus. Ele o tem ordenado, e as Escrituras nos chamam a participar no processo de chegar a ser semelhantes a ele.

 

Como filho de Deus, qual é o seu destino final?

 

 

Sim, você será semelhante a Cristo na eternidade. Jesus disse: “Não é o discípulo mais do que o mestre, nem o servo mais do que o seu senhor. Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo, como seu senhor” (Mateus 10.24-25). É evidente que Jesus esperava que você fosse semelhante a ele.

Pedro nos diz: “Porque para isso fostes chamados; porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas” (1 Pedro 2.21). Você não somente deve pensar como Cristo, como também seguir seu estilo de vida. Pedro também ordena: “Ora pois já que Cristo padeceu na carne, armai-vos também vós deste mesmo pensamento” (1 Pedro 4.1). No processo de chegar a ser semelhante a Cristo, você deve aceitar o sofrimento como um meio para mortificar a carne. O cultivo da mente de Cristo exige um alto preço. Sem dúvida, seu valor é muito maior que qualquer outro que lhe venha a ser exigido.

 

Seja sincero consigo mesmo: o que sente enquanto cultiva a mente de Cristo? Assinale com um “X” todas as frases que expresse seus sentimentos, ou escreva seus próprios sentimentos.

 

(   ) Sinto-me sem forças. Isto é muito para mim. Não posso fazê-lo.

(   )Tenho medo. A idéia de sofrer me oprime.

(    ) Estou entusiasmado. Entendo que há um preço, porém sei que os resultados valerão a pena.

(  ) Estou confuso. Não estou suficientemente esclarecido a respeito do desafio que me está sendo proposto.

(    ) Outro sentimento

 

Deus Está Trabalhando

JESUS CRISTO

Você poderá estar sentindo todas as emoções neste momento. Eu as tenho sentido uma ou outra vez. Paulo nos diz que “Os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho” (Romanos 8.29). Esse é o propósito de Deus para nós: a imagem de seu Filho. Mais adiante, Paulo escreveu: “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor” (2 Coríntios 3.18). É algo grandioso chegar a ser semelhante a Cristo!

 

Sem dúvida, temos boas-novas para você. As passagens do Novo Testamento sugerem que o processo de ser moldados à imagem de Cristo é primordialmente obra de Deus. Nós somos os sujeitos; Deus é o agente ativo. Você não está sozinho neste processo. Não depende exclusivamente de você. Paulo assinala que Deus faz duas coisas por você: “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade” (Filipenses 2.13). Deus cria em você o desejo de ter a mente de Cristo e lhe dá capacidade para cultivá-la. Paulo também nos diz: “Tenho por certo isto mesmo, que aquele em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus” (Filipenses 1.6). Ele nos manda [fixar] “os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé” (Hebreus 12.2). Deus é o iniciador de nossa fé e ele concluirá sua obra perfeita. Cada um de nós enfrentará circunstâncias desalentadoras no processo de chegar a ser semelhante a Cristo, mas não devemos nos desesperar. Nós não terminamos a obra. Quem faz isso é Jesus. Nossos olhos estão fixos nele especificamente como o consumador ou aperfeiçoador de nossa fé.

 

Deus deseja que cultivemos a mente de Cristo. Ele faz com que você o deseje. Ele lhe dá condições para tanto. Então um dia Cristo aperfeiçoará a obra que Deus começou. Que garantia! Essa deve ser uma notícia estimuladora para você.

 

Qual das declarações seguintes descreve a sua função em cultivar a mente de Cristo? Assinale-a

 

(  ) Estou completamente só nesta obra. Se algo acontece, terei de fazê-lo. Se não o fizer, ninguém o fará por mim.

(    ) Não estou sozinho: Deus me ajuda. Porém cabe a mim a tarefa principal. Deus me ajudará se eu me sentir em apuros. Toda a carga está sobre mim.

(    ) Deus está trabalhando em mim para moldar-me à imagem de seu Filho. À medida que eu submeter-me à sua obra e cooperar com ele, Deus levará a tarefa a cabo.

 

Apóstolo e Sumo Sacerdote

O escritor de Hebreus nos manda “[considerar] o Apóstolo e Sumo sacerdote da nossa confissão, Jesus” (Hebreus 3.1). O nome apóstolo significa alguém que é enviado. Jesus foi enviado do céu à terra. Devemos considerar Jesus Cristo. Considerar significa fixar a mente, os pensamentos e a atenção nele; fixar a mente em Cristo. Devemos concentrar a atenção em sua vida terrenal como é revelada nos Evangelhos. Portanto, devemos seguir as pisadas de Cristo (veja 1 Pedro 2.21).

 

Devemos também considerá-lo como Sumo Sacerdote. Jesus Cristo atuou como nosso Sumo Sacerdote quando ofertou sua vida como sacrifício perfeito para nós. Porém, na realidade, Jesus Cristo é Sumo Sacerdote, quando intercede por nós (Hebreus 7.25). Grande parte dessa sua função como Sumo Sacerdote é revelada nas Epístolas neotestamentárias.

 

Se temos de considerar Jesus como Apóstolo e Sumo Sacerdote, devemos conhecer os Evangelhos (para a vida de Apóstolos) e as cartas do Novo Testamento (para a vida de Sumo Sacerdote). Os Evangelhos nos mostram Jesus em ação na Terra. Quando fixamos nossos pensamentos em sua maneira de viver, podemos conduzir nossa vida à luz de seu exemplo. As Epístolas nos apresentam tanto o significado de Apóstolo quanto a atual função intercessora do Sumo Sacerdote no céu. Devemos fixar nossos pensamentos em sua obra divina por nós.

 

Relacione as funções de JESUS Cristo na coluna da esquerda com o propósito de nossos pensamentos na coluna do meio. Depois, indique onde aprendemos sobre esse propósito ao relacionar os nomes com os assuntos das demais colunas (ponha duas letras diante de cada nome).

 

____  _____ Apóstolo                   a. Sua obra divina no céu           x. Evangelhos

____  _____ Sumo Sacerdote      b. Sua vida terrenal                     y. As Epístolas do Novo Testamento

 

Resumo

Nosso alvo é ser semelhante a Cristo. Temos uma função nesse processo: é-nos ordenado pensar como Cristo. A obra essencial do processo entretanto, cabe a Deus. Seu propósito é nossa semelhança com Cristo. Isso Deus já predeterminou. Agora, nos está transformando de “glória em glória” (2 Coríntios 3.18) à imagem de Cristo. Ao trabalhar com Deus no processo, estudamos todos os aspectos revelados da vida humana de Cristo e procuramos seguir suas pisadas. (Respostas: Apóstolo-b., x., Sumo Sacerdote-a., y.)

 

Quando concluir esta primeira unidade, repasse se versículo para memorizar. Guarde no coração a Palavra Deus, para que esteja melhor preparado a fim de enfrentar a tentação quando ela chegar. Peça a Deus para operar em sua vida, durante este curso, ao abrir sua mente e seu coração para as Escrituras. Compartilhe com Deus seu propósito de responder a tudo o que ele lhe revelar durante seu estudo. Considere esta oração:

 

Senhor, estou assustado e ao mesmo tempo emocionado ante o mandamento de ser semelhante a JESUS Cristo. Estou de acordo contigo em que Ele é um “Cordeiro sem mancha”. Estou disposto a ser sem mancha e sem contaminação como ele? Neste momento, isso parece-me algo que vai além de minha compreensão. Porém, verdadeiramente, quero ser obediente. Desejo ser semelhante a Cristo.

Eu te agradeço por ter um ponto de partida. Por amor a JESUS Cristo, e em seu nome, entrego a ti minha mente. Tenho fixado minha mente nas coisas de cima, até onde posso saber como fazê-lo. Busco a renovação constante e te dou graças por ela. Cingirei minha mente e viverei para dar testemunho das glórias de Jesus Cristo. Sei que tenho vida espiritual porque quero ser igual a Ele. Sinto como se minha mente se rebelasse ou não quisesse ser semelhante a Ele. Eu te agradeço porque Jesus foi perseverante, humilde, puro, sensível e pacífico. Ajuda-me a ser semelhante a ele nessas maneiras específicas. Amém.

 

VEJA MAIS...

 

 

CLICK NAS IMAGENS E SAIBA MAIS...

 

JESUS CRISTOJESUS CRISTOJESUS CRISTOJESUS CRISTO

 

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte