Estudo biblico: DIA 3 AMBIÇÕES, DEVERES, DÍVIDAS, BENS

DIA 3 AMBIÇÕES, DEVERES, DÍVIDAS, BENS

Inicie o estudo lendo o versículo bíblico e o nome de Jesus Cristo para hoje. Repasse o versículo para memorizar. Faça em seguida a oração sugerida para começar seu estudo.

 

Meditação Bíblica para Hoje

“Ora, além disso, o que se requer nos despenseiros é que cada um seja encontrado fiel” (1 Coríntios 4.2).

 

Nome de Cristo para Hoje

A Vida (João 14.6)

 

Oração para Começar o Estudo

Senhor Jesus Cristo, tu és a minha vida. Sem ti, estaria morto em meu pecado. Rogo-te que me livres das coisas que me impedem de viver a vida na dimensão máxima que tu planejaste para mim. Amém.

 

Ambições

O senhor também me fez ver a escravidão resultante de minhas ambições. As ambições incluem projetos, propósitos, objetivos, esperanças e sonhos. Elas nos conduzem à realização. Um pecado profundo pode ocultar-se da mente centrada em ambições. Nossas ambições revelam pecado na esfera do orgulho. É difícil ser sincero com o Senhor neste assunto, de modo que tive de pedir ao Senhor que me ajudasse a ser franco com Ele enquanto fazia a lista de minhas ambições. Eu não havia descrito cuidadosamente determinadas ambições. Na realidade, eram esperanças ou sonhos instintivos. Enquanto orava, conscientizei-me de ambições que nunca havia admitido com franqueza, sequer em meu próprio pensamento.

Depois que fiz a lista, tratei sinceramente de entregar estas ambições ao Senhor. Uma vez mais, permiti a Deus que fizesse qualquer coisa que fosse necessária para cumprir seu propósito. Muitas de minhas ambições haviam trazido honra a mim mesmo. Agora começa a transformação. O Espírito queria que eu fizesse morrer minhas ambições pessoais e que cultivasse as que viessem a honrar ao Senhor ou contribuir para a extensão do seu Reino.

 

O desejo de Deus é transformar suas ambições, de honrar a si mesmo, em honrar a Deus.

 

Em seu caderno, comece a preparar uma lista de suas ambições. Ponha título e date. Se tiver alguma dificuldade, abra o livro na página 187 e consulte o guia, que o ajudará a fazer sua lista mais completa. Você estará fazendo quatro listas hoje, assim que programar seu tempo.Enumere para começar pelo menos duas ou três em cada categoria, durante este estudo..

 

Enquanto avalia suas ambições, peça a Deus para ajudá-lo a identificar quais estão honrando a você mesmo e quais estão honrando a Deus. Escreva um V junto às que lhe dão honra ou têm como causa principal o orgulho.

 

Deveres

Ato contínuo, o Espírito começou a me fazer ver que alguns de meus deveres eram um obstáculo para a plena liberdade. Uma das obras do Espírito é produzir em nós um sentimento de “dever” no que diz respeito às nossas tarefas cristãs fundamentais. Ele me fez conscientizar-me de que estava realizando muitas atividades para as quais não tinha dons nem era chamado. Sou uma pessoa cumpridora de meus deveres, de modo que isso me abalou. Sob a supervisão estreita do Espírito, descobri que eu estava sendo impulsionado por deveres que estava realizando que não me diziam a respeito.

Isso não quer dizer que todos os deveres sejam maus. Devemos sentir certas obrigações divinas. Não somos salvos pelas obras, mas as obras são fruto de nossa fé. Estudei as vezes em que Jesus disse “É necessário”. “Nos negócios de meu Pai, é necessário estar... É necessário que também anuncie o evangelho do reino de Deus a outros povos; porque para isto fui enviado... É necessário que hoje, amanhã e depois de amanhã siga meu caminho; porque não é possível que um profeta morra fora de Jerusalém”. Percebi um chamado eterno a respeito de todos os seus deveres. Jesus sabia desde o princípio o curso e o destino final de sua vida. Inegavelmente, em Cesaréia de Filipe Jesus sabia da proximidade de sua morte e ressurreição (veja Mateus 16.21). Ele nunca mudou de direção, mesmo que para isso tivesse de repreender Pedro (veja Mateus 16.23). Jesus mostrou firmeza em sua última caminhada para Jerusalém e para a cruz (veja Marcos 10.32). Ele tinha deveres e foi inflexível em seu cumprimento.

Na realidade, Deus espera que façamos determinadas coisas. Devemos, por exemplo, estar seguros de que amamos a Deus acima de tudo. Devemos honrar nossos pais e entregarmos nossos dízimos. Muitos dos mandamentos de Deus realçam os deveres que Deus tem reservado para nós. Para que seja válido, cada dever tem de ser parte da obra eterna para o Reino. “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2.10). Apenas Deus sabe o que ele quer que façamos. A vontade de Deus é perceptível mediante as normas que estabelece em nossas vidas, o ensino da Bíblia, as autoridades que coloca sobre nós e o conselho de cristãos experientes.

Para ter a mente de Cristo, temos de saber o que Deus quer que façamos, tal como Jesus sabia o que o Pai queria que ele fizesse. “Importa que façamos as obras daquele que me enviou” (João 9.4). Mas também temos que saber o que nos é exigido fazer. Elaborei minha lista de deveres e, com dificuldade, descobri, depois de muita oração, quantos deles não eram de Deus. Livrar-me dos deveres supérfuos foi difícil e às vezes até doloroso. Esse exercício exigiu uma determinação inesperada; porém, no processo, descobri-me pensando do ponto de vista da eternidade e de meu lugar nela.

 

O desejo de Deus é transformar seus deveres, de motivados pela obrigação, em motivados pelo espiritual.

 

Em seu caderno, comece a preparar uma lista de seus deveres. Ponha título e date a lista. Se tiver alguma dificuldade, abra o livro na página 187 e consulte o guia, que o ajudará a fazer sua lista mais completa. Lembre-se de programar seu tempo.

 

Enquanto avalia seus deveres, peça a Deus para ajudá-lo a identificar quais se baseiam na compulsão e quais se baseiam na eternidade. Escreva em C junto aos que parecem baserar-se na compulsão.

 

Dívidas

Então o Senhor começou a me falar sobre a escravidão da dívida. Antes havia me livrado da dívida financeira, de modo que não sentia nenhuma escravidão nessa área... até que o Espírito me apresentou uma nova forma de ver a dívida. Descobri que “devia” favores a muitas pessoas. Certamente devemos expressar gratidão quando alguém é benevolente para conosco. Também devemos demonstrar benevolência (dar o que o beneficiário não merece) sem esperar recompensa. Somos benévolos graças à nossa natureza, e não em função do que isso nos trará em troca.

Fiz uma lista dessas dívidas e descobri que Deus fazia parte de cada uma. Sinto-me profunda e eternamente endividado com Deus pelo que ele tem feito por mim. Devido a isso, tenho a obrigação de realizar sua obra. “Eu sou devedor, tanto a gregos como bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes” (Romanos 1.14). Paulo empregou o conceito de dívida para indicar o ministério ao qual havia sido chamado. Em outras palavras, minhas dívidas se converteram, de seculares (temporais), no ministério que Deus me havia dado (eternas).

 

O desejo de Deus é transformar suas dívidas, de temporais, em eternas.

 

Em seu caderno, comece a preparar uma lista de suas dívidas, tanto as financeiras como as de favores pessoais. Ponha título e date a lista. Se tiver alguma dificuldade, abra o livro na página 187 e consulte o guia, que o ajudará a fazer sua lista mais completa.

 

Enquanto avalia suas dívidas, peça a Deus para ajudá-lo a identificar quais são temporais e quais são eternas. Escreva um T junto às que parecem ser temporais ou seculares.

 

Bens

Agora era a oportunidade para o Senhor Jesus Cristo me livrar dos meus bens. Mais do que possamos imaginar, quase todos amarrados ao que possuímos. Protegemos nossos bens e tomamos medidas para sua segurança. Poucos cristãos do mundo ocidental conhecem o tipo de vida que Cristo viveu. Ele não possuiu outra coisa a não ser a roupa do corpo.

Nossa casa foi a primeira coisa que o Senhor nos exigiu que lhe déssemos. Laverne concordou que o Senhor deveria decidir sobre o nosso uso da casa. Não éramos proprietários, mas, sim, administradores do que ele havia provido. Assim, dedicamos nossa casa a Deus. Logo ele enviou uma série de estudantes, amigos, desabrigados, e outros, para que os hospedássemos. Era óbvio que se tratava de uma prova do compromisso que havíamos feito. Além disso, eu tinha que discipular ou ensinar esses hóspedes da melhor forma possível, devido às circunstâncias. Mais adiante, se nos exigiu que vendêssemos a casa, como parte do chamado de Deus para uma nova ocupação no Reino de Deus.

Naquele tempo, desfrutávamos de dois automóveis. Tínhamos um jovem amigo que estava prestes a se casar e não tinha carro. O Senhor me orientou que fosse ao escritório, pegasse o documento de propriedade de um dos veículos e o desse (como presente de Deus, não nosso) ao jovem. Parecia que o Senhor achava onde usar excepcionalmente nossos bens ou nos livrar deles. Pouco a pouco, nosso pensamento foi se transformando, de uma atitude de proprietários, em uma atitude de administradores.

 

O desejo de Deus é transformar você, da condição de dono de seus bens, em administradores deles.

 

Usando seu caderno, comece a preparar uma lista de seus bens. Talvez queira pôr alguns em grandes categorias como “móveis”. Ponha título e date a lista. Se tiver alguma dificuldade, abra o livro na página 187 e consulte o guia, que o ajudará a fazer sua lista mais completa.

 

Enquanto avalia seus bens, peça a Deus para ajudá-lo a identificar com quais você se relaciona como proprietário e com quais se relaciona como administrador.

 

Em todas essas transformações, minha família e eu estávamos sendo libertos:

·         do mundo, como o havíamos conhecido;

·         das inibições;

·         da necessidade de ver nossos amigos e o mundo de uma forma estreita; das antigas mas falsas concepções de felicidade e bem-estar;

·         das limitações das ataduras secretas que não estávamos cônscios de que existiam;

e estávamos sendo libertos para:

·         permitir que Deus tivesse o primeiro lugar;

·         ministrar a seu corpo; e

·         passar a novas e mais profundas lições sobre a semelhança com Cristo.

 

O pecado não será o seu senhor em nenhuma área (veja Romanos 6.14). Seu domínio em sua vida será nulo

 

.Encerre este estudo orando acerca das áreas que Deus parece colocar em relevo que necessitam de uma mudança imediata. Deixe que Deus faça tudo que seja necessário para ajudá-lo a renovar sua mente nessas áreas.

 

Veja também: 

 

 

 

 

 

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte