ESTUDO BIBLICO: EXPERIMENTANDO A LIBERDADE EM JESUS CRISTO DIA 3

 

CRISTO LHE DÁ LIBERDADE

JESUS CRISTO

 

Comece o estudo lendo os versículos bíblicos e o nome de Cristo para hoje. Repasse o versículo para memorizar. Faça em seguida a oração sugerida para iniciar seu estudo.

 

Meditação Bíblica para Hoje

“Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte” (Romanos 8.2).

Nome de Cristo para Hoje

O Libertador (Romanos 11.26)

Oração para começar o Estudo

Senhor Jesus, tu és meu Libertador. Eu te rogo que me livres do conflito mental e do domínio dos desejos pecaminosos. Amém.

 

Repasse a lista de desejos que você fez ontem. Que desejos conflitam entre si? Anote em sua lista o número dos desejos conflitantes. Identifique vários pares. Talvez você não tenha tempo de percorrer toda a lista hoje. Tudo bem. Lembre-se de que está iniciando um processo que nos toma toda a vida. Você seguirá anotando esses conflitos durante os meses vindouros.

 

Permita-me apresentar-lhe um exemplo. Meu quarto desejo era um desejo veemente, mau, inoportuno mas freqüentemente presente. Meu terceiro desejo era que o nome de Cristo fosse honrado onde eu lecionava. Havia um conflito entre o desejo veemente e o de honrar a Cristo. Portanto, anotei # 4x # 3.

 

Descreva um dos conflitos que você conseguiu identificar em sua lista de desejos.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Permita-me recordar-lhe a origem de muitos conflitos mentais. Tiago 4.1 diz: “Donde vêm as guerras e contendas entre vós? Porventura não vêm disto, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?” Quando seus desejos estão em conflitos com os desejos espirituais, você experimenta lutas mentais. Quando se acham mesclados desejos carnais com desejos espirituais, a mente se desordena e pode levar a uma vida ímpia.

A Mente de Cristo pode ajudá-lo a resolver estes conflitos. Porém ele não oferece um método ou programa que ordenará sua maneira de pensar. É Cristo mesmo que o libertará. Lembre-se que, no estudo de ontem, Paulo dizia que Jesus Cristo é quem dá liberdade.

 

Veja, na margem esquerda, “Um processo para a Liberdade”.

JESUS CRISTO

Um Processo para a Liberdade

Faça uma lista de seus desejos conflitantes. Livre-se dos maus desejos. Receba os desejos de Cristo. Decida-se a seguir os desejos dele.

 

·         Este processo se relaciona com o que você faz. Cristo, porém, é quem estará operando em você durante todo este processo.

·         Cristo cria em você o desejo de ser semelhante a ele.

·         Cristo começa a fazer com que você deseje o que ele quer.

·         Os desejos de Cristo em você permitirão que o Pai opere em sua vida.

·         O propósito de Deus é que você possa experimentar a plenitude em Cristo.

·         Você cultiva desejos espirituais ao buscar o reino (o governo de Deus) sobre todas as demais coisas.

·         Cristo o ajuda a cultivar esse desejo com Seu exemplo.

·         Cristo quer que você tenha os mesmos desejos que ele

 

Qual das afirmações seguintes descreve melhor o que tem de ocorrer para que você possa livrar-se dos desejos conflitantes entre si? Assinale-a.

 

(  ) a. Reflito sobre uma lista de bons desejos, livro-me dos desejos que não estão na lista, e os substituo pelos bons desejos que estão na lista.

(  ) b. Acomodo-me e espero. Não faço nada até que Deus me transforme para ser o que ele quer que eu seja.

(  ) c. Cristo me exorta a ser semelhante a ele. Desfaço-me de meus desejos e permito que ele me dê os seus desejos.

 

Deus não transforma você automaticamente (b). Deus não violará sua vontade. Você deve participar nesse processo por sua própria iniciativa. Entretanto, você não pode fazer isso sozinho (a). Você não pode ser o que Deus deseja, se ele não operar em sua vida. A resposta correta é (c). Cristo toma a iniciativa para criar em você o desejo de ser semelhante a ele. Quando você responde positivamente e submete seus desejos a ele, Cristo lhe dá uma nova série de desejos. Como você verá no estudo de amanhã, seus desejos, dessa maneira, não estarão em conflito entre si.

 

Vivos em Cristo

Na primeira unidade, vimos que a palavra mente é mencionada em seis passagens do Novo Testamento. Com base nessas passagens, identificamos seis características da mente espiritual. A primeira característica é viva. A verdadeira vida é no Espírito. As pessoas que não têm o Espírito estão espiritualmente mortas. Você necessita de uma mente que esteja viva no Espírito.

 

Leia Romanos 8.1-17 abaixo e faça um circulo em torno das expressões relacionadas com a vida e a morte: vida, vivem, vivificará, morte, mortos, morrer, haveis de morrer.

 

Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado, para que a justa exigência se cumprisse em nós,que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser. E os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Ora, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo Espírito que em vós habita. Portanto, irmãos, somos devedores, não à carne para vivermos segundo a carne; porque, se viverdes segundo a carne, haveis de morrer, mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de doação, pelo qual clamamos: Aba, Pai! O Espírito mesmo testifica como o nosso espírito que somos filhos de Deus; e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.

 

Esta passagem descreve a vida e a morte espiritual. Cada uma das seguintes palavras ou frases se relaciona com a vida ou a morte. No espaço diante de cada palavra ou frase, escreva V para a vida e M para morte.

 

_______ a. Escravidão ao temor

_______ b. Ocupar-se da carne

_______ c. Inimizade com Deus

_______ d. No Espírito

_______ e. Guiados pelo Espírito de Deus

_______ f. Andar segundo a carne

_______ g. Mortificar as obras da carne

_______ h. Justiça

_______ i. Pecado

_______ j. Espírito de doação

_______ k. Ocupar-se do Espírito

_______ l. Andar segundo o Espírito

 

A LIBERDADE DE CRISTO

 

A primeira cacteristica da mente cristã – viva- corresponde á primeira parte do hino em filipenses 2. Estar espiritualmente vivo significa estar relacionado com a liberdade de cristo. Só pode haver genuína liberdade onde há vida espiritual. A vida será plenamente espiritual até que seja absolutamente livre. Por isso, iniciamos nosso estudo enfatizando a liberdade em cristo, este é o primeiro passo no processo de ter a mente de cristo.

 

Uma pessoa em Jesus cristo é livre para vier em toda a extensão da palavra. A vida espiritual não é a  ausência da morte, mas, sim, a presença de cristo em você! Quando permite que cristo faça você semelhante a ele, ele lhe dá liberdade para que viva em toda a sua plenitude

( respostas v-d., e,g,h,k,l,m-a,b,c,f,i)

 

 

VEJA ESTUDOS BIBLICOS COMPLETOS

 

 

 

 

CLICK NAS IMAGENS E SAIBA MAIS...

 

JESUS CRISTOJESUS CRISTOJESUS CRISTOJESUS CRISTO

 

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte