ESTUDO BIBLICO: EXPERIMENTANDO A LIBERDADE EM JESUS CRISTO PARTE 02

DIA 02

UMA LISTA DE SEUS DESEJOS

LISTA-DE-DESEJO-EM-JESUS-CRISTO

 

Inicie o estudo lendo o versículo bíblico e o nome de Cristo para hoje. Repasse o versículo para memorizar. Faça em seguida a oração sugerida para iniciar seu estudo.

 

Meditação Bíblica para hoje

“Quem me livrará do corpo desta morte? Graças a Deus, por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que eu mesmo com entendimento sirvo à lei de Deus”  (Romanos 7.24-251)

Nome de Cristo para Hoje

Jesus Cristo, Nosso Senhor (Romanos 7.25)

Oração para começar o Estudo

 

Jesus Cristo, meu Senhor, dou graças por ti ao meu Pai celestial. Tu és o Deus-homem que tornou possível minha libertação da escravidão do pecado e da morte. Orienta-me a me livrar dos meus desejos que estão em conflito com os teus desejos. Tu és o meu Senhor. Farei o que me pedires. Amém.

 

Ontem você aprendeu que seus desejos podem lutar entre si, causando um grande conflito mental. Isso resulta numa mente desordenada. Uma mente com desejos conflitantes pode conduzir a uma conduta ímpia ou a más ações. Considere o conflito que Paulo descreveu em Romanos 7.18-25.

 

Porque eu sei que em mim, isto é na minha carne, não habita bem algum; com efeito, o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico. Ora, se eu faço o que não quero, já não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus, mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros. Miserável homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Graças a Deus, por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que eu mesmo com entendimento sirvo à lei de Deus, mas, com a carne, à lei do pecado.

 

Que tipo de mente você acha que Paulo está descrevendo? Assinale sua resposta.

LISTA-DE-DESEJO-EM-JESUS-CRISTO

 

(    ) Uma mente desordenada, dominada pela carne.

(    ) Uma mente ordenada, dominada pelo Espírito.

 

Trace uma linha que una a mente, na coluna da esquerda, com o tipo de vida que produz, na coluna da direita.

 

Uma mente desordenada                                                                  * Uma vida piedosa 

Uma mente ordenada                                                                        * Uma vida ímpia

 

Quem ou o que pode livrá-lo de tal conflito mental, de modo que você possa servir a Deus de uma maneira mais eficaz? (v.25).

 

___________________________________________________________________________________

 

Enquanto você lia sobre a luta de Paulo em Romanos 7, é possível que tenha se conscientizado de que uma mente desordenada pode resultar em uma vida ímpia. Mas também se inteirou das boas-novas de que Jesus Cristo pode livrá-lo desse conflito, a fim de que você possa servir a Deus de uma maneira mais eficaz. Jesus Cristo é quem pode libertá-lo!

Uma mente ordenada, como a mente de Cristo, deve estar dominada pela vontade. Você deve tomar decisões sobre o que pensar. Deve chegar ao ponto de optar por repetir seus desejos que conflitam com os desejos de Deus. Você deve optar por querer o que Deus queira, de modo que os desejos de Cristo cheguem a ser os seus próprios. Quando isso começar a acontecer em sua vida, você começará a sentir uma liberdade em Cristo que lhe permitirá viver a vida em toda a sua plenitude. Permita-me mostrar-lhe para onde nos dirigimos.

 

O PROCESSO PARA A LIBERDADE

 

1.    Elabore sua própria lista de desejos. Isto será o princípio de um processo contínuo em sua vida.

2.    Identifique os desejos que possam estar em conflito com outros desejos.

3.    Peça a Cristo que o ajude a livrar-se dos desejos que estão em conflito com os dele.

4.    Peça a Cristo que lhe dê os desejos dele.

5.    Comece a tomar decisões que sejam compatíveis com os desejos de Cristo, em vez de que venham a satisfazer seus próprios desejos.

 

Para ajudá-lo a começar, desejo que identifique seus desejos – os bons e os maus. Em seguida, você avaliará quais desses desejos poderão estar em conflito com os desejos espirituais.

 

Siga as seguintes instruções para começar a elaborar uma lista de seus próprios desejos.

 

INSTRUÇÕES PARA ELABORAR UMA LISTA DOS DESEJOS

 

1.    Providencie várias folhas de papel ou um caderno. Recomendo um caderno que possa ficar em sua casa como referência enquanto trabalhamos juntos neste projeto. Escreva o título “Minha Lista de Desejos” e coloque a data na parte superior de uma folha.

2.    Tome a determinação de ser totalmente sincero com Deus quando fizer sua lista. Ore e peça a Deus para ajudá-lo a identificar seus desejos, deleites e paixões.

3.    Comece a elaborar sua lista. Inclua tudo que lhe vier à mente. Sugiro que enumere os assuntos. Comece com os quatro desejos que apresentei na lista de ontem.

4.    Se quiser manter uma maior privacidade, você poderá redigir itens como: desejo veemente 1, desejo veemente 2, e assim sucessivamente. È importante anotar um mínimo de informação para não se esquecer a que se refere o item. Pergunte a si mesmo:

 

·         O que de fato desejo em minha vida?

·         Quais são meus desejos e paixões?

 

5.    Anote tudo que lhe vier à mente. Não se preocupe em avaliar esses desejos agora; isso virá depois.

6.    Se tem dificuldade, consulte a página 186 e use a ajuda # 2 para que possa fazer sua lista mais completa.

7.    Use todo o tempo que você puder hoje. É provável que não termine sua lista, mas que apenas a inicie. Talvez você queira andar com um caderno durante todo o dia para anotar outros desejos que vierem à sua mente. Uma vez iniciada a sua lista, assine e ponha a data ao lado.

Inicie a fazer uma lista de meus desejos, sendo tão sincero com Deus quanto posso.

 

Assinatura: ______________________________      Data: _______________________________

 

Você seguirá elaborando esta lista por um tempo. A qualquer momento, poderá completá-la com novos desejos à medida que forem surgindo.

 

_________________________________________________________________________________

 

Termine seu estudo de hoje pedindo ao Senhor para lhe dar olhos espirituais imparciais para ver os desejos seus que estão em conflito com os desejos de Deus.

 

VEJA ESTUDOS BIBLICOS COMPLETOS

 

 

 

 

CLICK NAS IMAGENS E SAIBA MAIS...

 

JESUS CRISTOJESUS CRISTOJESUS CRISTOJESUS CRISTO

 

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte