Estudo bíblico para jovens: A verdade que nos liberta

Estudo bíblico: A verdade que nos liberta

 
Estudo bíblico para jovens
 
 
Escreva FALSO (F) ou VERDADEIRO (V)
 
_____ A maioria dos cristãos são maduros, é difícil serem enganados com idéias falsas.
 
_____ Quem pratica pecado é escravo do pecado.
 
_____ A Bíblia nos torna livres porque ensina a verdade.
 
A VERDADE QUE NOS LIBERTA
estudos-biblicos
 
Somos bombardeados por diferentes filosofias e crenças populares. Em quem vamos acreditar? Todos querem dirigir nossas vidas. Portanto, é preciso urgente saber distinguir entre a voz da verdade e o clamor da falsidade.
 
1. Segundo o próprio Jesus, o quê nos torna livres? João 8:31-32 __________________________________ Se a Verdade nos liberta, então o que nos escraviza? ____________________________________________
 
2. Como conhecer a Verdade? João 8:31-32 _____________________________________________________ A Palavra de Cristo (a Bíblia) orienta a cada crente na Verdade. Infelizmente, muitos cristãos vivem na ignorância. Não querem ler ou estudar a Bíblia. Desejam seguir apenas o que os outros dizem. Imagina se não ensinam o que é correto! Podem caminhar mal. Até na igreja há ensinos que causam confusão. Alguns também terminam mal porque apesar de conhecerem a Bíblia não vivem de acordo com ela.
 
3. Medita nesta historia: Certa vez, um preso disse: “Agradeço por ter sido preso. Quando estava livre pensava que estava bem, mas era um ignorante preso em pecado. Agora leio a Bíblia, encontro a Verdade que liberta, tenho vida eterna e paz.” 3 O que isso tem a ver com você? Ainda que nunca seja preso, sente-se livre? Os que conversavam com Jesus em João 8:33 disseram que nunca haviam sido escravos de ninguém. O que Jesus lhes disse? João 8:34 _______________________________________________________________________________
 
Alguma vez você sentiu a frustração ser preso a um pecado? Sim ❏ Não ❏
 
Até que ponto sua vida está fundamentada sobre a Verdade?
 
Quais das frases abaixo se aplicam a sua vida?
 
❏ Leio a Bíblia regularmente por conta própria.
❏ Sou honesto e admito que meu conhecimento bíblico é muito limitado.
❏ Não gosto de julgar os outros. Não me atrevo a dizer quem tem a verdade.
❏ Tenho meu pensamento. Comparo o que dizem com o que a Bíblia diz. Portanto, sou capaz de saber quem tem razão.
❏ Deixo que outros cristãos e os líderes de minha igreja digam o que devo fazer. Assim é mais fácil.
 
COMBATENDO A MENTIRA COM A VERDADE
 
4. Qual é a primeira peça da armadura de Deus mencionada em Efésios 6:14? ________________________ Por quê ela é tão importante? Como nos ajuda na guerra espiritual? ___________________________________________________________________________
 
É interessante observar que a última peça da armadura é a Espada do Espírito, que é a Palavra de Deus, onde se encontra a Verdade. A espada é uma arma defensiva e ofensiva. Protege das mentiras do diabo e ao mesmo tempo serve para atacar suas falsidades com a Verdade.
 
5.O que nos ajuda a abandonar todo o caminho de mentira? Salmo 119:104 ________________________ Se não fosse pela Bíblia, não seria possível detectar e fugir das mentiras. Salmo 119:105 compara a Bíblia com uma lâmpada. Ilumina a mente e ajuda a detectar mentiras que poderiam desviar do Caminho.
 
6. De acordo com a questão acima, qual foi a decisão tomada pelo salmista? Salmo 119:106_________________________________________
A palavra “guardarei” (CRF) é traduzida como “cumprirei” na NVI e na Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Não basta encher a mente com informações! É preciso cumprir, ou seja, praticar o que se lê na Bíblia.

VIVENDO NA VERDADE

 
7. Provérbios 3:3 exorta a nunca abandonar a misericórdia (amor na NVI) e a __________________, mas escrevê-los na ________________________________________. Aponta um exemplo de como se pode escrever a verdade em seu coração. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
8. 1 João 1:9-10 fala de _____________ nossos pecados. Confissão significa dizer a verdade sobre nossos pecados. Ao deixar de encobrir a ofensa, permite-se que brilhe a luz da Verdade. 1 João 2:4 diz: Se alguém pretende conhecer a Deus, mas não guarda seus mandamentos, o tal é ___________ e ____________________________. Outra vez a ênfase está em obedecer, não só em saber.
 
9. Efésios 4:24-25 exorta a vestirmo-nos da nova natureza. Isto significa deixar a ___________________, e falar a _____________. Por quê? ___________________________________________________________
 
10. Atos 17:10-11 diz que os crentes de Beréia eram mais nobres que os crentes de outros lugares. No só receberam a Verdade, mas também _________________________________________________________ De que maneira podemos imitar aos de Beréia? _______________________________________________________________________________________________________________________________________
 
• Se não está satisfeito com suas respostas nas questões da página anterior ou se sente frustrado e atrapalhado, o que deve ser feito? A resposta é: Permanecer na Palavra.
 
• O que fazer para permanecer na Palavra esta semana?________________________________________________________________
________________________________________________________________
 
• Permanecer na Palavra é mais que a leitura rápida de um texto. É necessário analisar a passagem para entender o que diz e o que significa. Porém, ainda não é suficiente. Há mais um passo...
 
• Depois de estudar uma passagem, é preciso fazer suas aplicações pessoais. Tiago 1:22 diz que não é suficiente escutar a Palavra, é preciso
________________________________________________________________ Ao terminar esse estudo, levante seus olhos para Deus e pergunta: Senhor, o que devo fazer agora para por em prática o que acabo de ler? O que esperas de mim como resposta?
 
• Este livro está voltado para examinar algumas das principais mentiras que o mundo e o diabo usam para nos confundirem. Começando com o passo 3 veremos mentiras como: “Estou sozinho”, “Impossível”, “Deus não perdoará alguém como eu” e mais. Para cada mentira daremos respostas bíblicas que nos permitam viver em liberdade e santidade.

 

estudos-biblicos

 Produzido por Pastor: Mark Robinson, 8625 La Prada Dr., Dallas, TX 75228, USA

 

 
 

ebd

Compartilhe o que há de Melhor a PALAVRA DE DEUS.

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS ESTE ARTIGO

USE OS LINKS ABAIXO

 

Deixe um versiculo nos comentários para meditação dos irmãos... 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte