Estudo Bilbico: DIA 1 O PROPÓSITO DE DEUS _SUA LIBERDADE

DIA 1 O PROPÓSITO DE DEUS: SUA LIBERDADE

Jesus Cristo

 

Comece o estudo lendo o versículo bíblico e o nome de Jesus Cristo para hoje. Repasse o versículo para memorizar. Faça em seguida a oração sugerida para iniciar seu estudo biblico.

 

Meditação Bíblica para hoje

“Permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jugo de escravidão” (Gálatas 5.1).

 

Nome de Cristo para Hoje

A verdade (João 14.6)

 

Oração para Começar o Estudo

Senhor Jesus cristo, tu és a Verdade. Tu és aquele que me torna livre-verdadeiramente livre. Eu te rogo que continues operando em mim para produzir a liberdade que tu desejas. Amém.

 

O Propósito de Deus na Liberdade

Jesus Cristo

A liberdade tem um propósito. Somos livres a fim de servir a Cristo. Somos escravos do mundo, ou servos de  jesus Cristo. A liberdade em uma área significa espírito de servo em outra. Se você quer servir a jesus Cristo, deve optar por libertar-se do mundo.

Deus inspirou a Pedro quando este disse: “[Vivei] como livres, e não tendo a liberdade como capa da malícia, mas como servos de Deus” (1 Pedro 2.16). Isso quer dizer que você poderá interpretar erroneamente o propósito de sua liberdade. Você poderá ver sua experiência da graça e libertação de Deus do jugo da lei como um convite para viver como o mundo; para fazer o mal. Não era esse propósito de Deus ao torna-lo livre em Cristo. Deus concedeu-lhe os seus mandamentos como princípios norteadores para uma vida reta. Você é livre para viver dentro desses princípios e experimentar a plenitude de vida que Deus tem para você. Mas quando você ultrapassa essas fronteiras, torna-se escravo do pecado. Como escravo do pecado, não pode ser um servo eficiente de Cristo. Perderá o melhor de Deus para você.

 

Corrija as duas declarações seguintes, riscando a palavra incorreta entre parêntesis (   ).

 

·         Quando vivo como o mundo e pratico o (bem, mal), sou escravo do pecado.

·         Quando vivo como servo de Deus e pratico o (bem, mal), sou verdadeiramente livre.

 

 

 João 8.31-36 abaixo e sublinhe as declarações que descrevem o que faz um servo (discípulo) de Deus e o que faz um escravo do pecado.

 

Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele criam: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém;como dizes tu: Sereis livres? Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. Ora, o escravo não fica para sempre em casa; o filho fica para sempre. “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.”

 

Os versículos 32 e 36 são os versículos para memorizar desta semana. Como um método para memoriza-los, escreva-os abaixo.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Escravo do pecado é aquele que comete pecado (v.34). Tal pessoa vive na escravidão, não dos homens, mas, sim, do pecado. Torna-se escravo do pecado. Um discípulo de Jesus Cristo, por outro lado, é o que permanece na palavra de Cristo (v. 31). Conhece a verdade (v.32). Esta é uma pessoa que vive segundo os mandamentos de Cristo. Quando você é discípulo de Cristo, ele lhe dá liberdade!

 

O Processo de Deus para a Liberdade

Na semana passada, expliquei um processo que Deus tem usado para conduzir-me à liberdade em Cristo. Durante muito tempo, pensei que essas coisas me estavam acontecendo somente para o meu próprio bem. Nunca tive a intenção de compartilhá-las publicamente. Entretanto, a série de eventos extraordinários que me levou a falar publicamente dessas idéias me convenceu de que Deus quer que seus filhos se livrem de toda escravidão ao pecado. Deus deseja que você seja livre.

Para iniciar esse processo, pedi-lhe que fizesse uma lista de seus desejos ou paixões. Certamente você começou a avaliar seus desejos e eliminar os que estão em conflito com os desejos de Cristo. Durante o estudo desta unidade, quero que você considere algumas outras áreas em que há escravidão. Algumas são áreas neutras de escravidão. Os assuntos nessas áreas podem ser bons ou maus, dependendo de como se ajustam aos desejos de Deus para você.

Durante esta semana, sugiro que comece a fazer uma lista nestas últimas oito áreas. Você já começou a fazer a primeira. Em primeiro lugar, começamos com áreas neutras, porque são as mais fácies de resolver. Em seguida, guiá-lo-ei a enfrentar seus temores, fraquezas e ressentimentos. Estas três últimas são as áreas daninhas da escravidão. São as mais difíceis de ser trabalhadas. Explicarei com mais detalhes cada uma dessas áreas neutras e daninhas durante o estudo desta semana.

 

Áreas neutras

·         Desejos

·         Hábitos

·         Lealdades

·         Relacionamentos

·         Preconceitos

·         Ambições

·         Deveres

·         Dívidas

·         bens

Áreas daninhas

·         temores

·         fraquezas

·         ressentimentos

 

Leia toda a lista das 12 áreas de escravidão na margem esquerda. Faça um círculo ao redor de uma ou duas que você considere como as mais difíceis de solução.

 

Duas Advertências

Não apresse Deus! Demorei mais de quatorze meses desenvolvendo as listas pela primeira vez. Por isso, vejo este curso apenas como uma introdução ao processo de cultivar a mente de Cristo, processo este a ser desenvolvido durante toda a sua vida. Para cada lista, eu tinha que pedir liberdade e conceder tempo a Deus para que me guiasse em cumprir os requisitos para a verdadeira liberdade. Ore enquanto elabora cada lista. Depois que fizer a lista, permita a Deus fazer qualquer coisa que tenha de fazer para dar a você plena liberdade. Não se surpreenda se o Espírito Santo pedir a você para refazer a lista de vez em quando. Ele poderá orientá-lo acerca de áreas que eu não mencionei. Poderá realizar sua transformação levando-o numa direção totalmente distinta daquela para a qual me conduziu. Permita que Deus o dirija através desse processo, a seu modo e em seu devido tempo.

Nãoabandone as responsabilidades. Deus nos confere responsabilidades que nos limitam. Por exemplo, nenhum cônjuge é totalmente livre. Cada um é responsável pelo cumprimento de seus votos matrimoniais. Nenhum pai cristão pode dizer que é livre das obrigações com seus filhos. As limitações que Deus estabelece são um campo de treinamentos para a semelhança com Jesus Cristo.

 

Você está disposto a dar a Deus todo o tempo que ele necessita para efetuar a sua liberdade?

(   ) Sim   (    ) Não. Se marcou sim, diga-o a Deus agora mesmo. Do contrário, peça a ele que coloque dentro de você essa disposição.

 

A Atitude Mental de Jesus Cristo
Jesus Cristo

Todo mundo pode ser livre nas 12 áreas de escravidão que enumerei. O propósito de Deus é que você seja livre de atitude mental deste mundo. Quando isso acontece, você passa a estar atado à atitude mental Dele: à mente de Cristo. Ao estar à maneira de pensar de Deus, você é livre das ataduras de Satanás e do pecado.

Jesus Cristo foi o ser humano mais livre que viveu sobre a terra. À medida que seu ministério entrava em várias etapas, Jesus tinha que tomar decisões -decisões do ministério – sobre o que dizer e quando dizê-lo, aonde ir e quando ir, sempre observando o tempo oportuno de seu Pai. Freqüentemente Jesus se referiu à sua hora. Suas decisões foram sempre perfeitas. Somente desfrutando dessa liberdade, podemos tomar as decisões espirituais corretas.

Cristo deseja sua liberdade. Ele prometeu: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (João 8.36). Nada fora de você pode perturbar a liberdade que Cristo dá. Sua liberdade pode ser para sempre. Entretanto, Paulo adverte: “Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jugo de escravidão” (Gálatas 5.1). Paulo está se referindo à liberdade do legalismo judaico, mas também ao pecado que escravizou você.

Por que é tão importante a liberdade da escravidão do pecado para ter o mesmo sentimento de Cristo? A pessoa com a mente de Cristo concentra sua atenção em Deus. Quando você está na escravidão, você concentra sua atenção nos desejos, lealdades, ambições, ressentimentos, e todas essas coisas que o prendem ao mundo. A liberdade de Cristo em você libera e desenvolve a qualidade mental da atenção a Deus, à sua Palavra, à oração, e à sua voz. Deus deseja nossa liberdade.

 

Por que é importante a liberdade da escravidão do pecado?

________________________________________________________________________________

 

Qual é o desejo de Deus para você? Minha ____________________________________________

 

Esta liberdade que Jesus Cristo deseja para você não pode ser medida por nada neste mundo. Sua única medida é o Senhor Jesus Cristo mesmo. Seu desenvolvimento na liberdade do pecado só pode medir-se pela impecabilidade de Cristo; não por você mesmo, nem por outras pessoas, nem por nenhum outro modelo.

Qual é o padrão para medir seu desenvolvimento na liberdade?

__________________________________________________________________________________

Não estamos falando da justiça que Deus dá mediante a fé em Cristo. Estamos falando da fé posta em prática. A fé frutífera é prática, e Deus quer que você seja livre. Cristo quer que você seja livre, assim como ele é.

 

Conclua este estudo com um momento de oração. Peça a Cristo para torná-lo verdadeiramente livre. Peça ao Pai para fazê-lo frutífero e fiel como Jesus Cristo, seu Filho.

 

Veja também: 

 

 

 

 

 

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte