ESTUDOS BÍBLICOS ADOLESCENTES: Todo Mundo Faz

ESTUDO BÍBLICO: Todo Mundo Faz

 
estudos-bíblicos.adolescente

Objetivo: ESTUDOS BÍBLICOS ADOLESCENTES

Ajudar os jovens a compreender po que as pessoas pressionam umas às outras a comportar-se de certa maneira, e ajudar os jovens a medir a influência que outros têm sobre eles.

Versículos

Gálatas 2.5,6,11-16; Atos 15.7-11; 2Coríntios 9.1-5

Preparação

Material:

*Bíblias

*Cópias de “Debaixo de Seu Chapéu” (Folha do Aluno 1)

*Cópias de “A Medida de Pressão” (Folha do Aluno 2)

*Lápis ou canetas

*Cartolina, papel crepom, balões, penas, arame de florista, outras bugigangas coloridas

*Tesouras

ESTUDOS BÍBLICOS ADOLESCENTES: Chapéus Chocantes

 

    Demonstrando Como Funciona a Pressão do Grupo

Passo 1

     Antes da reunião, faça um chapéu maluco de coisas como cartolina, apenas, papel crepom e balões. Tenha mais do mesmo material, além de tesouras e fita adesiva, para os jovens. Se quiser, poderá arranjar chapéus velhos ou bonés (procure em lojas de artigos usados ou em liquidações) nos quais os adolescentes podem montar as suas criações.

     Dirija-se mais cedo à sala e esteja usando seu chapéu quando eles chegarem. Diga ao primeiro jovem que vier para fazer um chapéu para si. Você pode contar a este membro do grupo qual é o seu plano: verificar se os outros jovens também podem ser “pressionados” a fazer chapéus para si À medida que mais jovens vão chegando, preste atenção em como os que estão fazendo chapéus tentam envolver os outros. Note quem entra imediatamente na brincadeira e quem resiste. Evite instruir diretamente o restante dos jovens a fazer chapéus; em vez disto, desafie-os:

  •     Nem imagino que tipo de chapéu você conseguiria fazer deste material.
  •      Será que você consegue fazer um mais maluco do que este?
  •      Você conseguiria fazer um melhor?
  •      Você gostaria de fazer um parecido com este, ou diferente?

    Depois que todos tiverem feito chapéus (ou se recusado a fazer), distribua cópias de “Debaixo do seu Chapéu” (Folha do Aluno 1). Converse sobre as respostas dos alunos e pergunte:

    Como você se sentiu fazendo esta experiência? Como você se sente geralmente quando alguém tente influenciar você a fazer ou não fazer algo?

    Observação: Se acontecer o pior – se todos os jovens chegam ao mesmo tempo e ninguém quer fazer chapéu – ainda não está tudo perdido. Isto é uma grande oportunidade para discutir por que os jovens não quiseram fazer chapéus (estavam inibidos demais diante de outras pessoas, acharam que pareceriam muito bobos, seus amigos poderiam rir). Pode até ser que todos os membros do grupo queriam fazer chapéus, mas estavam muito temerosos com o que os outros iriam pensar!

ESTUDOS BÍBLICOS ADOLESCENTES: Estar por Dentro

estudos-bíblicos.adolescente
 

Compreendendo o que è Pressão do Grupo

Passo 2

     Se você acha que os chapéus trarão distração demais para uma discussão séria, diga aos jovens para os porem de lado.

 Diga algo assim: Parece que em todo lugar as pessoas tentam fazer os outros agir e pensar assim como elas. Por que você acha que isto acontece?

(Possíveis respostas: Sentem-se ameaçadas por quem é diferente delas; acham que estão certas; são inseguras, etc.).

Quando digo as palavras “pressão do grupo”, o que vem à sua mente?

    As respostas podem ser do tipo “acompanhar a turma”, “fazer o que está rolando por aí” ou o que é “chocante”. Alguns jovens talvez não tenham entendido que colega é simplesmente alguém do mesmo grupo ou categoria. Outros podem estar cansados de ouvir a expressão e achar que os adultos exageram os perigos da influência dos colegas. Preste atenção nas atitudes dos jovens em relação ao assunto e ás suas definições.

Você acha que algum dos grupos abaixo poderia exercer pressão do grupo sobre você se você fizesse parte do grupo? Se sim, como?

  • *Os Escoteiros
  • *Uma gangue de rua
  • *Uma equipe de Excursões da escola
  • *Uma banda de rock

    (Todos podem, desde vestir uniforme, vender pizzas, quebrar a lei, fazer uma tatuagem, fazer cooper sem ligar para o clima, ou passar as noites de sábados em salões de dança.)

    Peça aos estudantes que identifiquem grupos em suas escolas que tentam fazer com que outros os sigam. Por que estas pessoas querem que outros sejam como elas?

    Os jovens podem até pensar em pessoas que são especialmente boas em pressionar outros a seguí-las. Que táticas elas usam? Você pode aproveitar as ideias de alguns na folha “Debaixo do Seu Chapéu”.

ESTUDOS BÍBLICOS ADOLESCENTES: Paulo vs. Pedro

Estudando Exemplos Bíblicos de Pressão de Grupo

Passo 3

 

    Os adultos estão sempre dizendo às crianças para fazer a coisa certa e não seguir a maioria. Às vezes dá a impressão de que eles estão dizendo: “Ei, se você fosse um cristão de verdade como eu, não teria problemas com esse negócio de pressão do grupo”. Contudo, os cristãos, inclusive os adultos, têm tido problemas com a pressão do grupo desde o começo.

 

    Veja o exemplo de Pedro e Paulo. Havia uma discussão muito grande entre os primeiros cristãos. Tinha a ver com a questão se os cristãos que não eram de origem judaica tinham de seguir toda a lei dos judeus. Paulo dizia que não precisavam – eles podiam ser salvos simplesmente crendo em Cristo. Entretanto, certos outros líderes seguiam Paulo, dizendo aos novos convertidos que ele não ensinava toda a história. Afirmavam que o cristianismo vinha do judaísmo e que eles também tinham de obedecer à lei judaica.

    Peça aos estudantes que leiam Gálatas 2.11-16. Observe que o grupo mencionado no versículo 12 aparentemente era o dos professores que estavam causando o problema.

     Por que você acha que estes professores estavam pressionando os cristãos que não eram de origem judaica para seguirem os costumes dos judeus? (Talvez tivessem medo de mudança radical, estavam presos a maneiras familiares de fazerem as coisas, queriam manter poder e controle, ou simplesmente achavam que estavam certos)

    Por que dá para afirmar que Pedro sentiu a pressão destes professores? (Ele estivera comendo e convivendo com cristãos que não eram de origem judaica, mas logo que os falsos professoras chegaram, ele retrocedeu e fez de conta que se mantinha separado deles).

    Por que você acha que Pedro fez isto? (Medo – veja Gálatas 2.12). Do que ele poderia estar com medo? (De estar na minoria: ter de defender suas convicções; ser o centro das atenções; que os professores o desprezassem etc.)

    Como a atitude de Pedro afetou os outros judeus crentes?( veja 2.13 – eles o acompanharam, assim como ele seguira os professores.)

    Como Paulo lidou com a pressão para adaptar-se? (Ele manteve uma posição firme em favor da verdade; explicou seus motivos; confrontou os que estavam cedendo.)

 Leia Atos 15.7-11. Mostre que Pedro acabou tomando posição contra os falsos professores.

     O que aconteceu que o fez tomar posição? (Talvez em parte tenha sido a pressão positiva de Paulo e outros.)

    Que tipos de pressão do grupo nesta história você acha que foram bons?

    Não foram? Como você sabe?

    Leia Gálatas 2.5,6. Que razão Paulo tinha para não ceder à pressão de fazer a coisa errada? (Para que os novos convertidos continuassem seguindo   a verdade.)

    A verdade continua sendo verdade, não importa quem está pressionando para dizermos que não é. Por que Paulo não tinha medo das pessoas que estavam pressionando? (Eles tinham só aparência de importantes. O que são os padrões de Deus, e estes não estão baseados na aparência.)

    Como “aparências externas” ajudam alguns jovens a pressionar outros hoje em dia? (Nós nos preocupamos com “o que vai parecer” se não acompanhamos; os jovens mais influentes podem estar vestindo as roupas mais “quentes”, que parecem populares, ou têm outro “jeito” que gostaríamos de ter.)

ESTUDOS BÍBLICOS ADOLESCENTES: Pressão Sob Medida

estudos-bíblicos.adolescente

    Medindo a Influência Que Outros Têm sobre Nós.

Passo 4

    Nós não enfrentamos o mesmo tipo de pressão do grupo como Pedro e Paulo. Vejamos como ela afeta a você e a mim pessoalmente.

Distribua a Folha do Aluno 2, “A Medida de Pressão”. Explique que esta medida é confiável, para saber quanto cada um de nós é influenciado pela pressão do grupo. Preencha você também uma folha.

    Compartilhe algumas das suas respostas. Por exemplo, talvez você como líder esteja vestindo terno e gravata quando poderia estar de calça jeans e camiseta – porque as pessoas da igreja esperam que você use terno e gravata. Será que você está usando o terno por razões boas ou más – por estar preso às opiniões dos outros e se sente desconfortável sendo diferente, ou porque outras pessoas poderiam se escandalizar com seu jeans, e você quer evitar conflito desnecessário?

    Dê aos jovens a oportunidade de compartilhar as respostas deles, mas evite pressioná-los. Discuta – ou simplesmente deixe os jovens – as seguintes perguntas:

    Será que a maioria das suas ações está baseada em aparências – a maneira como as coisas poderiam parecer para os outros – ou no que você crê realmente? Como você se sente com sua resposta?

ESTUDOS BÍBLICOS ADOLESCENTES: Mais e Menos

estudos-bíblicos.adolescente

    Começando a Reagir à Pressão do Grupo

Passo 5

    A pressão do grupo nem sempre é má. Paulo a usou com Pedro, e quando queria que os coríntios dessem uma oferta para ajudar cristão mais pobres(leia 2 Coríntios 9.1-5 se tiver tempo). Portanto, pode ser que nem todas as nossas pressões sejam más.

     Peça aos alunos que olhem novamente para a Folha do aluno 2. Usando os sinais mais, menos e zero para o que é positivo, negativo e neutro, os jovens devem marcar quais pressões em sua lista eles acham que são boas para eles, quais os incentivam a desobedecer a Deus, e quais não parecem empurrá-los em nenhuma destas direções.

    Os jovens não precisam compartilhar o que escreveram nesta folha. Mesmo se algumas das respostas deles estão “erradas”, estão só começando a entender sua necessidade de identificar e avaliar a pressão do grupo que estão sentindo. Isto é um passo em direção ao discernimento de quando é bom ceder à pressão do grupo e quando não.

    Há itens em sua lista em que vocês estão resistindo à pressão? Sua resistência á positiva, negativa ou neutra?

    Depois de trocar idéias, termine a seção com uma oração pedindo sabedoria para reconhecer quando estamos sob pressão do grupo, discernimento para saber se ela é boa ou má, e como devemos reagir.

 

      Adaptar-se à maioria perece, num primeiro momento, mais fácil e confortável que afirmar nossa independência. Tememos os possíveis resultados de resistir: as pessoas podem achar que somos esquisitos. Poderia rir de nós. Poderíamos perder amigos.

      São temores fundamentados. Entretanto, precisamos ter também um temor saudável dos resultados de não resistir à pressão do grupo. Há um preço a pagar por deixar outras pessoas nos afastar de Deus. Esta seção ajuda você e sua classe a ver os custos de curto e longo prazo de deixar outros dirigir nossa vida. Vocês também considerarão a alternativa melhor de Deus: obedecer a ele.

 

fonte: livro serie teen.. volume 01

Click nos livros e saiba mais...

 

 

 

ebd

Compartilhe o que há de Melhor a PALAVRA DE DEUS.

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS ESTE ARTIGO

USE OS LINKS ABAIXO

 

Deixe um versiculo nos comentários para meditação dos irmãos... 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte