Estudos Bíblicos: Dependência Total do Deus.

Implicações e bênçãos de vivermos na total dependência de Deus

dependencia-de-deus

O sonho de todos os pais é ver os filhos se tornarem independentes.

Queremos que comecem a falar, a andar, e que comecem a experimentar a autonomia e a busquem a vida toda.

 

Um dos nossos projetos de vida é o de não sermos dependentes de ninguém e nem de nada para viver! Em outras palavras, tudo o que desejamos é nos tornarmos independentes. Não é esse o seu projeto de vida, seu maior sonho, sua maior ambição? Porém, em oposição a essa realidade humana, a esse desejo inato de independência, temos alguns fatos inegáveis, como uma sensação de vazio, de falta de sentido na vida, de propósito para viver quando nos tornamos senhores de nós mesmos e vivemos em autonomia espiritual. Fomos criados para sermos dependentes de Deus e quando não vivemos assim, nos tornamos infelizes. Aquilo que tanto buscamos em outras áreas de nossas vidas não se aplica à vida espiritual.

 

Quando se trata da vida espiritual, quanto mais dependentes de Deus nos tornamos, mas felizes e abençoados nós somos. Eu afirmo, sem medo de errar, que se há um segredo de um viver feliz, este segredo se chama dependência total do Senhor.

 

A partir do texto de Provérbios 3.1-12, vamos considerar algumas implicações e resultados de um viver totalmente dependente de Deus. Quais as implicações e os resultados de se viver na total dependência de Deus?

dependencia-de-deusA primeira implicação é obediência às suas orientações. Diz a Bíblia: “Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos, pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e lhe darão prosperidade e paz”. Provérbios 3.1,2

 

Deus está tratando conosco como seus filhos e ao fazê-lo, ele nos ensina como dizer coisas duras e difíceis para os nossos filhos. Ele começa de forma carinhosa nos dando uma das mais desafiadoras orientações para a vida.

 

É como se Ele estivesse passando os braços em volta de nosso pescoço e como um Pai fala com o seu filho, Ele nos instrui. Ele está nos dizendo que deseja que sejamos obedientes às suas orientações. Neste pacote estão inclusos os dez mandamentos, ou os dois maiores mandamentos, ou ainda todas as ordens que temos da parte de Deus para nós em sua Palavra, tanto no Antigo como no Novo Testamento.

 

A princípio parece não haver nenhuma conexão entre obediência e felicidade e bênção, mas a obediência é a base de um viver prolongado e feliz. Pergunte-se a si mesmo: tenho obedecido ou questionado as ordens de Deus? Obedecer significa cumprir as grandes e pequenas ordens de Deus sem questionamentos.

 

O resultado desta ação, diz o texto: Você viverá muitos anos e viverá bem todos os dias da sua vida. Você deseja viver muitos anos e ter uma vida cheia de significado? O segredo é viver em obediência ao Pai, como parte da decisão de um viver totalmente dependente de Deus.

 

Quais as implicações e os resultados de se viver na total dependência de Deus?

 

A segunda implicação é cultivar um compromisso permanente com Ele. “Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração. Então você terá o favor de Deus e dos homens,

e boa reputação”. Provérbios 3.3,4

 

Veja que o texto não está falando de amar a Deus e de fidelidade a Ele. Se você deixar de amar a Deus você deixa de amar a si mesmo.

Você sabia que os casamentos que duram muito tempo tem esses dois ingredientes? Amor e fidelidade.

 

Você precisa de romantismo, de comunicação, de sexo, entre outras coisas para um viver a dois que seja feliz, mas, sem o compromisso de amar e ser fiel, não há casamento que resista.

Qual a resistência de seu amor e fidelidade ao seu Deus? Você estaria disposto a ser ridicularizado por sua fé?

 

dependencia-de-deusVocê se manteria firme com o seu Deus mesmo que perdesse seus bens, seus filhos, sua empresa, seus empregados? A Bíblia registra a historia de Jó. Ele experimentou uma perda quase total. Se fosse aquela avaliação de seguro, o perito diria: Perda total. Perdeu os bens, os empregados, os filhos, a saúde e foi incentivado pela mulher a abandonar a Deus e ainda foi acusado de pecado pelos amigos.

 

Mas manteve seu compromisso e fidelidade ao seu Deus. Jó resistiu e Deus por sua fidelidade lhe deu tudo em dobro. Diante de todas as perdas, Jó fez um culto de adoração a Deus. Quando somos fiéis e comprometidos com Deus, como demonstração de nosso desejo de viver na total dependência dele, Ele nos abençoa.

 

O resultado desta ação, diz o texto: Você será apoiado pelas pessoas e falarão bem de você. Ninguém gosta de ter o seu nome mal falado. Queremos que falem bem da gente, apesar de haver gente que não fale bem de ninguém. Você deseja esta bênção para a sua vida? Quais as implicações e os resultados de se viver na total dependência de Deus?

 

A terceira implicação é manter a confiança nele em todo o tempo. “Confie no SENHOR de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o SENHOR em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas”. Provérbios 3.5,6

 

Que crise a gente enfrenta todo o tempo como filho de Deus? Pendemos entre o que queremos e o que Deus quer? Aqui nem sempre a base a considerarmos é a lógica. Sabe por quê? O exercício da fé nem sempre acompanha a lógica e só pode confiar em Deus o tempo todo quem vive um constante exercício de fé. Você precisa crer para ver, você precisa dar para receber, você precisa continuar uma caminhada árdua para experimentar o agir de Deus. O caminhar dos heróis da fé não seguia a lógica e a comodidade. Tudo acontecia para que ficasse evidente: Foi o Senhor que agiu, foram as mãos do Senhor que fizeram as coisas acontecerem.

 

Deus tem prazer em agir a nosso favor quando cremos que Ele é Deus, e tem poder de fazer o impossível. Eu preciso orar todos os dias: Oh! Deus, me ajude na minha incredulidade.

 

O resultado desta ação, diz o texto: Você receberá de Deus mesmo as orientações para viver cada dia.

Você deseja que Deus o oriente cada dia em suas ações, em suas decisões, em sua vida como um todo? Quais as implicações e os resultados de se viver na total dependência de Deus?

 

A quarta implicação é: Viver no temor do Senhor. “Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o SENHOR e evite o mal. Isso lhe dará saúde ao corpo e vigor aos ossos”. Provérbios 3.7,8

 

Quando eu penso que sei, de fato eu nada sei. A soberba e a arrogância não agradam ao Senhor. Ele humilha os orgulhosos e exalta os humildes.

 

Recentemente estudei a vida do rei Josias, que fazia um excelente Reinado, tendo começado como rei aos 6 anos de idade. Lá pelos 39 anos, resolveu que devia tomar as decisões sem consultar o seu Deus. Como resultado, foi para guerra quando não devia fazêlo, e como consequência, foi morto. Quando Deus diz não sobre algum assunto, é uma imprudência eu dizer sim. Quando Deus diz sim a algum assunto, é uma imprudência eu dizer não. Nunca saberemos mais que Deus, para sermos suficientes e autônomos de sua liderança e orientação em nossa vida . Vale a pena viver no temor do Senhor.

 

Quando vivo no temor do Senhor, qual é o resultado disso em minha vida?

 

O resultado desta ação, diz o texto: Você terá saúde para o corpo e vigor para os ossos. Deus vai lhe dar um sono reparador, um funcionamento orgânico fruto da paz que só o Senhor pode nos dar, mesmo em meio às pressões da vida. Vale a pena confiar no Senhor e temê-lo. Quais as implicações e os resultados de se viver na total dependência de Deus?

 

A quinta implicação é: Priorização do Senhor em nossos recursos. “Honre o SENHOR com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações; os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho”. Provérbios 3.9,10

 

 

Como vão as suas finanças? Você está na bancarrota? Seu dinheiro não tem dado pra nada? Você perdeu o seu emprego? Por onde começar? Não seria lógico dizer que você deve começar recebendo? Mas o texto diz que você deve começar com a doação, com a generosidade, com a entrega.

 

Tenho aprendido que Deus não precisa do nosso dinheiro, pois o nosso Deus é rico, criador, tudo é dele, mas o mandamento é claro: Honre ao Senhor. Eu creio que Ele não nos dá recursos senão com um objetivo claro, que tudo seja usado para honrá-lo.

 

Ensina o texto que primeiro eu devo honrá-lo com TODOS os meus recursos, e depois de modo especial, diz o texto, com os primeiros frutos, a melhor parte, a mais esperada de sua colheita.

Deus tem muito para fazer na vida daqueles que conseguem praticar a fé no que diz respeito à entrega de tudo ao Senhor. Diz a Bíblia: “Se creres verás a glória de Deus”.

 

Você se lembra de alguma vez ter agido com fé com relação aos seus recursos financeiros? Uma vez que você fez um desafio com Deus? Por que você não faz hoje um voto, um desafio, pratique hoje um ato de fé. Deus é fiel.

 

O resultado desta ação, diz o texto: Você terá abundância de recursos, sustentação plena do Senhor. Deus passa a ser o nosso maior acionista, o nosso sócio majoritário. Deixe-me dizer que eu não estou pregando a fidelidade desprovida de responsabilidade, porém é claro no texto o compromisso de Deus com aqueles que decidem viver a sua total dependência dele quanto às questões financeiras.

Quais as implicações e os resultados de se viver na total dependência de Deus?

 

A sexta e última implicação é: Aceitação da correção do

Senhor com alegria. “Meu filho, não despreze a disciplina do SENHOR nem se magoe com a sua repreensão, pois o SENHOR disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem”. Provérbios 3.11,12

 

De novo Deus nos trata como filhos, porque vai nos pedir algo difícil de compreendermos. Uma das coisas mais difíceis na vida é ouvir um não de Deus, é ser corrigido por qualquer pessoa, mesmo que seja pelo Senhor.

 

Porém, para sermos as pessoas que Deus pode e quer usar, Ele não vai nos deixar do jeito que somos. Ele vai trabalhar em nós, e isso quer dizer correções, disciplina.

 

Você já sentiu alguma vez que um problema de saúde, financeiro, de vergonha, de desespero, foi uma permissão de Deus para que você fosse uma pessoa melhor, para que seu caráter fosse mudado? Deus nos disciplina quando pecamos, quando somos de um temperamento difícil, quando não cremos nele, quando queremos agir sem o seu consentimento. Mas por que Deus faz isso com a gente?

Se você observar, este bloco de versículos é o único que não mostra um resultado explicito, porque ele já está implícito. Qual é o resultado desta implicação em se viver na total dependência de Deus?

 

O resultado desta ação, diz o texto: Você é de fato filho de Deus! Pode haver algo mais maravilhoso do que saber que somos filhos de Deus? Naturalmente que a disciplina será menos doída se aprendermos a responder a ela de maneira alegre, sabendo que o que vem de Deus para nós é sempre visando ao nosso bem.

Para concluirmos, eu lhe pergunto:

 

Você tem vivido na total dependência de Deus? Tudo começa com a entrega de nossa vida a Ele. Esse texto está tratando de assunto de família. Coisas que só podem ser entendidas plenamente por quem já tem compromisso de vida com Deus. Se você ainda não tem certeza de sua salvação, você precisa ser de Deus, entregar a sua vida a

Deus.

 

RECONHEÇA o seu pecado, CONFESSE-O ao Senhor, e PEÇA a

Jesus para dirigir a sua vida. Agora pare e faça uma avaliação pessoal em cada uma dessas áreas: pronta obediência às orientações do Senhor, compromisso com Ele de amor e fidelidade, confiança nele em todo o tempo, priorização dele nos seus recursos, e aceitação da correção do Senhor em sua vida, sabendo que Ele só corrige o filho porque o ama. Creio que uma das maiores promessas de Deus para nós é: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” (João 10.10).

 

Você deseja viver o melhor de Deus para sua vida, no tempo que você tem de vida? Então tome hoje uma decisão muito seria: Decida viver todos os dias da sua vida na total dependência de Deus.

 

José Maria de Souza – pastor

Diretor executivo da CBF

 

 

Click nas imagens e saiba mais.. 

 

 

 

 

 

 

 

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte