Estudos Biblicos: DIA 2 HÁBITOS LEALDADES, RELACIONAMENTOS, PRECONCEITOS

DIA 2 HÁBITOS LEALDADES, RELACIONAMENTOS, PRECONCEITOS

Inicie o estudo lendo o versículo bíblico e o nome de Jesus Cristo para hoje. Repasse o versículo para memorizar. Faça em seguida a oração sugerida para começar seu estudo.

 

Meditação Bíblica para Hoje

“Entrega ao Senhor as tuas obras, e teus desígnios serão estabelecidos” (Provérbios 16.3).

 

Nome de Cristo para Hoje

O Caminho (João 14.6)

 

Oração para começar o Estudo

Senhor Jesus Cristo, tu não és apenas a verdade. Tu és o Caminho para a verdade sobre a vida. Na realidade, não conheço o caminho sem ti. Rogo-te que me conduzas na senda pela qual devo andar. Amém.

 

Hábitos

Uma tarde, eu deveria ter ido buscar minha esposa Laverne. Esqueci o compromisso. Regularmente, isso me estava acontecendo. Geralmente, desculpava-me dizendo que era professor e que a minha mente estava ocupada com pensamentos mais sérios. Quando me dei conta do encontro combinado Laverne já estava me esperando durante uma hora. Apressei-me a buscá-la com abundantes desculpas. Pedi a ela que me perdoasse. Naturalmente, ela me perdoou de imediato. Então me disse: “Se você leva com tanta seriedade o propósito de não deixar o pecado ser o seu senhor, não crê que deve orar a respeito de suas distrações? Além disso, será que o Espírito que habita em nós apreciaria um mau hábito como esse?”

Isso me chamou a atenção. Poucos dias depois, deparei-me com este testemunho em Marcos 10:1 “...e tornou a ensiná-las, como tinha por costume”. Jesus Cristo tinha hábitos ou costumes! Ele tinha o hábito de ir à sinagoga no dia de sábado (veja Lucas 4.16). O Getsêmane devia ser um lugar de sua predileção, porque ele tinha o hábito de ir ao Monte das Oliveiras quando estava em Jerusalém (veja Lucas 22.39). A oração era um dos hábitos de Jesus (veja Marcos 1.35; Lucas 6.12). Entretanto, todos os seus hábitos eram bons; mas eu tinha consciência de que nem todos os meus hábitos eram bons. O Senhor estava me revelando com toda a clareza outra área de escravidão: meus hábitos.

Temos de tomar medidas no momento em que o Senhor nos revela uma providência necessária a sermos cumpridores da palavra e não apenas ouvintes. A próxima vez que orei, pedi ao Senhor que me revelasse todos os meus hábitos, bons ou maus. Anotei esses hábitos, e era óbvio quais deviam desaparecer. Uma vez mais, em minha fraqueza, pedi ao Senhor que me mostrasse as medidas que eliminariam tudo o que estava desagradando a ele. Um mau hábito (como atitude distraída) revela uma área da vida que não está sob o controle do Espírito Santo. Quase todos os meus maus hábitos eram resultado do descuido. Tive de tomar determinadas medidas em relação a alguns de meus maus hábitos, porém as mudanças não ocorreram, essencialmente, mediante minha disciplina pessoal, mas através de um maior conhecimento do governo constante do Espírito Santo. Meus hábitos foram transformados, de descuidados, em controlados pelo Espírito.

 

O desejo de Deus é transformar seus hábitos, de descuidados, em controlados pelo Espírito.

 

Em seu caderno ou em algumas folhas soltas de papel, comece a preparar uma lista de seus hábitos. Escreva o título “Lista de Meus Hábitos” e a data de hoje na parte superior de uma folha. Se tiver alguma dificuldade, abra o livro na página 186 e consulte o guia, que o ajudará a fazer sua lista mais completa. Você estará fazendo quatro listas hoje, assim que programar seu tempo. Enumere pelo menos cinco ou seis hábitos como ponto de partida.

 

Enquanto começa a avaliar seus hábitos, peça a Deus para ajudá-lo a identificar quais são os descuidados e quais os controlados pelo Espírito. Escreva a letra D ao lado dos hábitos descuidados que precisam ser controlados pelo Espírito.

 

Lealdades

Um dia estive discutindo certo assunto com um amigo. Tornei-me defensivo. Naquele momento, o Espírito Santo sussurrou em meu espírito que a posição defensiva era um sinal de perigo quanto à atitude do mundo. Aqui havia outro sinal de Deus, de modo que respondi. A persuasão foi tão forte, que orei pelo assunto. Geralmente, pensamos em lealdade como uma boa virtude. O Senhor parecia estar dizendo que eu estivera defendendo uma falsa lealdade.

Jesus teve lealdades. Indubitavelmente, ele foi leal ao seu Pai. No momento da sua prisão, Jesus protegeu lealmente os seus discípulos. Como eu devo ser semelhante a Cristo, o Senhor estava me revelando a realidade de que nem todas minhas lealdades eram semelhantes eram semelhantes às de Cristo. Não me havia dado conta de que uma lealdade podia ser falsa ou desnecessária.

Fiz uma lista de todas as minhas lealdades e, em seguida, orei em função de cada uma das que estavam na lista. Minha lista era demasiado longa! As lealdades, como os desejos, devem ser puras diante do Senhor. Descobri que minhas lealdades, ainda que legítimas, não eram medidas segundo o valor espiritual. Eliminei algumas delas, já que não tinham valor algum. Atribuí a outras um novo valor, segundo sua importância espiritual. Fundamentalmente, percebi que podia ser leal a qualquer coisa por que pudesse orar. O resultado final foi uma reestruturação quase completa de meu sistema de valores. Minhas lealdades foram transformadas, de dispersas, em devotas.

 

O desejo de Deus é transformar suas lealdades, de dispersas, em devotas.

 

Em seu caderno, comece a preparar uma pequena lista de suas lealdades. Ponha título e date a lista. Se tiver dificuldades, abra seu livro nas páginas 186-187 e consulte o guia, que o ajudará a fazer sua lista mais completa. Enumere algumas lealdades para começar.

 

Enquanto começa a avaliar suas lealdades, peça a Deus que o ajude a identificar quais são dispersas e quais são devotas. Escreva um D junto às que parecem ser dispersas ou desnecessárias.

 

Relacionamentos

Os relacionamentos foram a área seguinte em que o Espírito Santo começou a operar para livrar-me da escravidão do pecado. Considerando que eu não sou uma pessoa possessiva, cria sinceramente que era livre de toda escravidão nos relacionamentos. Entretanto, o Espírito pode ver aspectos de domínio ou possessão a respeito dos quais não estamos conscientes. Deliberadamente, entreguei minha esposa ao Senhor, ao dizer-lhe: “Senhor, eu te peço que a faças amar-te mais do que ama a mim.” Pedi a Deus que fizesse com que as prioridades dela fossem as que aparecemem Marcos 12.30-31. Nosso amor a Deus deve estar em primeiro lugar, muito acima de qualquer amor terrenal. Quando fiz essa mesma oração por minha filha, tive que acrescentar: “Isso quer dizer que, se desejares leva-la para a África ou outro campo missionário distante, seu amor e serviço a ti devem ser maiores que seu amor e serviço a nós.” Fiz essa mesma oração em favor de cada um de meus netos.

Descobri que o Espírito santo me orienta a fazer uma lista de todos os meus relacionamentos: com meu chefe, meus amigos, meus colegas, e com outros. Então apresentei cada uma dessas pessoas ao Senhor para que eu pudesse atingir o propósito de Deus para a vida delas. Pouco a pouco, passei a compreender que todo relacionamento em minha vida devia estar a serviço de Deus. Verdadeiramente, eu estava sendo transformado. Meus relacionamentos se haviam transformado, de servir a mim mesmo, em servir a Deus.

 

O desejo de Deus é transformar seus relacionamentos, de servir a si mesmo, em servir a ele.

 

Em seu caderno, comece a preparar uma lista de seus relacionamentos. Se tiver dificuldade, abra o livro na página 187 e consulte o guia, que o ajudará a fazer sua lista mais completa. Enumere três ou quatro relacionamentos para começar.

 

Enquanto começa a avaliar seus relacionamentos, peça a Deus para ajuda-lo a identificar quais estão servindo a você mesmo e quais estão servindo a Deus. Escreva um V junto aos que parecem estar servindo a você mesmo.

 

Preconceitos

Depois o Espírito Santo começou a trabalhar em meus preconceitos. Não imaginava que tivesse algum! Sob a liderança do Espírito, encontrei preconceitos profundos e desconhecidos.

Na Bíblia, Naamã se irou quando Elias lhe disse que se banhasse no Jordão. Naamã perguntou: “Não são, porventura, Abana e Farpa, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel?” (2 Reis 5.12).  Os fariseus mostraram seus preconceitos quando perguntaram aos discípulos de Jesus: “Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?” (Mateus 9.11).

Muitos crentes têm-se livrado dos preconceitos mais conhecidos (no que diz respeito à raça ou aos grupos étnicos) mediantea obra do Espírito Santo, na forma de pensar deles. Porém, sob a santa supervisão do Espírito Santo, puderam descobrir preconceitos que nunca imaginariam que tivessem. Por exemplo, alguns crentes, inconscientemente, pensam que, se Deus opera de certa maneira na vidadeles, está obrigado a operar da mesma forma na vida de outro crente. Quase todos temos preconceitos quanto aos dons naturais ou espirituais. Às vezes, pesamos que é apenas através de nosso dom ou nossos dons que Deus pode operar legitimamente na vida de qualquer pessoa. Algunslíderes cristãos pensam que todas as pessoas são chamadas por Deus da mesma maneira que eles foram.

Se temos preconceitos a respeito da maneira como Deus age na vida de alguém, estamos limitando a soberania de Deus. Se Deus é soberano, não pode haver de nossa parte preconceito algum que limite sua obra em nossa vida. Uma vez mais, tive que fazer uma lista. Não havia suspeitado da oculta presença de preconceitos em minha vida, mas os preconceitos limitam o domínio de Deus.

 

O desejo de Deus é transformar seus preconceitos, de circunstanciais, em bíblicos.

 

Em seu caderno, comece a preparar uma lista de seus preconceitos. Ponha título e date sua lista. Se tiver alguma dificuldade, abra o livro na página 187 e consulte o guia, que o ajudará a fazer sua lista mais completa. Para começar, enumere três ou quatro preconceitos.

 

Enquanto avalia seus preconceitos, peça a Deus para ajudá-lo a identificar quais são circunstanciais e quais são bíblicos. Escreva um C junto aos que parecem ser circunstanciais ou contrários à Bíblia.

 

Em cada uma das áreas mencionadas até agora – desejos, hábitos, lealdades, relacionamentos e preconceitos – tive que fazer uma lista e orar fervorosamente por causa da escravidão inerente em cada uma. Orei fervorosamente sobre cada lista, como um prelúdio à profunda obra do Espírito Santo em me libertar dessas áreas de escravidão.

 

Encerre este estudo orando em relação às áreas que Deus parece colocar em relevo que necessitam de uma imediata transformação. Permita a ele fazer tudo o que seja necessário para ajudá-lo a renovar a mente nessas áreas.

 

 

Veja também: 

 

 

 

 

 

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte