Estudos Biblicos: DIA 5 RESSENTIMENTOS

DIA 5 RESSENTIMENTOS

 

Comece o estudo lendo os versículos bíblicos e o nome de Jesus Cristo para hoje. Repasse o versículo para memorizar. Faça em seguida a oração sugerida para iniciar seu estudo.

 

Meditação Bíblica para Hoje

“... Se teu irmão pecar, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe. Mesmo se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; tu lhe perdoarás” (Lucas 17.3-4).

 

Nome de Cristo para Hoje

Médico (Lucas 4.23)

 

Oração para Começar o Estudo

Senhor, tenho sido ofendido muitas vezes. Algumas dessas ofensas remontam ao passado. Quero ser curado das mágoas que delas resultaram. Quero estar livre da escravidão danosa do passado. Como grande Médico que és, rogo-te que efetues tua obra sanadora em minha vida. Amém.

 

O Espírito Santo tinha ainda uma área de escravidão que resolver: meus ressentimentos e mágoas. Sinto-me agradecido de que o Espírito tenha deixado para o final esta área. Talvez sejam as coisas mais difíceis de solução. Igualmente como fiz em relação às demais áreas de escravidão, elaborei minha lista de ressentimentos e mágoas. A lista era extensa.

 

Em 1959, enquanto cursava o doutorado, tive uma experiência renovadora no Senhor que transformou minha vida. Antes da renovação, havia tido bastante êxito no campo da musicologia. Havia alcançado notoriedade por meu conhecimento e aperfeiçoamento nessa área. Então deparei-me com um novo sistema de valores. Agora era vã a reputação que havia procurado com tanto afã. Em vez de ser uma testemunha do mundo e seus valores, estava me tornando uma testemunha de Jesus Cristo. Isso era algo inaceitável para o campus da Universidade Estadual do Norte do Texas em 1959. Os companheiros de estudo que antes me estimavam, agora me menosprezavam.

Um dos homens que reconheceram essa nova direção em minha vida era também crente. Depois que terminamos nossa tese de doutorado, ocasionalmente eu o via em reuniões profissionais. Numa conversa, ele insinuou que eu era um religioso fanático. Contive a ira e me ressenti com ele. Outro homem mentiu a fim de galgar um cargo que eu estava exercendo. Outros se aproveitaram de mim. Fiquei surpreso ao descobrir a quantidade de ressentimentos que estava reprimindo.

Por volta de 1973, o Senhor estivera me preparando por mais de um ano para resolver esses ressentimentos. Terminei a lista e orei em relação a cada um deles. Pedi ao Senhor que me perdoasse os ressentimentos que tinha e que perdoasse os meus ofensores pelo mal que me haviam feito por egoísmo.

 

Em seu caderno, comece a preparar uma lista de seus ressentimentos e mágoas. Ponha título e date a lista. Se tiver alguma dificuldade, abra o livro na página 188 e consulte o guia, que o ajudará a fazer sua lista mais completa.

 

O desejo de Deus é fazer com que as ofensas que outros lhe tenham causado, em vez de ressentimentos, produzam amor.

 

Aquela manhã, eu ia orando enquanto caminhava para a escola onde lecionava. Perguntei ao Senhor: “Até onde entendo realmente o perdão?” Imediatamente recordei Mateus 5.43-44: “Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem.”

O que eu podia legitimamente orar a respeito de um companheiro que zombava de meu relacionamento com Jesus Cristo? Disse ao Senhor: “Devo pedir algo que ele entenda, e da única coisa que ele parece entender é dinheiro!” Busquei às apalpadelas uma revelação de algo que pudesse pedir por ele. Reiteradamente, aflorava em minha mente a questão do dinheiro.

Então tive idéia: tenho vários títulos, certificados e conderações que poderia, se quisesse, colocar na parede (mas não quero). Entretanto, não tinha certificado algum, nenhuma prova exterior ou visível das mudanças em minha mente e perspectiva que haviam ocorrido no ano anterior. Não tinha evidências concretas de que as mudanças eram genuínas e de que eram de Deus. De todo o coração, queria orar espiritual e racionalmente (veja 1 Coríntios 14.15), mas necessitava de um sinal de Deus de que eu andava no caminho certo.

 

Então orei: “Senhor, fale de ti a Bill através do dinheiro. Peço-te que faças algo milagroso em sua vida financeira, de maneira que ele saiba que tu estás operando em sua vida, que te interessas por ele. Depois, Senhor, faze com que ele se reporte a mim, para dizer o que aconteceu. Se ele me procurar, não necessitarei de um certificado! Saberei que estás dando um sinal e que, verdadeiramente, queres livrar-me destes ressentimentos e de todas as demais áreas de escravidão!”

Quase imediatamente, recebi um telefonema de Bill! Ele me disse: “T. W., você não crerá no que aconteceu.” Então me contou algo tão extraordinário, ao ponto de entender que era Deus quem o fizera. O momento foi de muito regozijo para ele e para mim. No princípio, ele não creu. Entretanto, no final, teve êxito minha sinceridade. Tornamo-nos bons amigos. Enquanto conversávamos, conscientizei-me de que Deus havia operado, mediante meu ressentimento e a renovação de minha mente, para realizar um milagre na vida de Bill. O que havia sido meu ressentimento transformou-se em amor!

 

Enquanto avalia as ofensas que outros lhe tenham causado, peça a Deus que o ajude a identificar perante quais reage com ressentimento e diante de quais reage com amor. Escreva um R junto àquelas a respeito das quais você ainda reage com rancor, ressentimento ou mágoa.

 

Ao terminar este estudo:

·         Peça a Deus para perdoá-lo de qualquer ressentimento ou mágoa que haja em sua vida.

·         Peça a Deus para capacitá-lo a perdoar aqueles que o ofenderam.

·         Peça a Deus para perdoá-los.

·         Peça a Deus para começar a converter seus ressentimentos em amor.

 

Veja também: 

 

 

 

 

 

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte