ESTUDOS BÍBLICOS PARA ADOLESCENTES: Encolhendo-se para Encaixar

ESTUDOS BÍBLICOS: Encolhendo-se para Encaixar

estudos-biblicos-adolescentes
  • Objetivo
  • Ajudar os adolescentes a prever os resultados de curto e longo prazo, de assumir os valores e condutas não cristão dos outros.
  • Versículos
  • 1 Samuel 8; 1 Reis 11.1-8; Romanos 12.1,2; Deuteronômio 7.1-6; Juízes 3.5-7
  • Preparação
  • Material:
  • Bíblias
  • Cópias de “Pré-estreia de Pressões” (Folha do Aluno 3
  • Cópias de “Espremido ou Transformado?” (Folha do Aluno 4)
  • Peixe dourado num aquário (opcional)
  • Lápis ou canetas
  • Quadro-negro e giz ou quadro-branco e canetas

 

ESTUDOS BÍBLICOS PARA ADOLESCENTES: Grande Debate do Peixe Dourado

estudos-biblicos-adolescentesDemonstrando a Atração dos Valores Não Cristãos

  • Passo 1

    Se possível, traga um peixe dourado num aquário. Coloque-o onde todos possam vê-lo.

    No altodo seu quadro escreva: “O Grande Debate do Peixe Dourado!” Trace uma linha de alto para baixo, no meio do quadro. Num lado escreva: “Vá firme!” e no outro lado escreva: “De jeito nenhum!”

    Diga aos jovens que imaginem que são homens de negócio cristãos preparando-se para abrir um novo escritório em Hong Kong. Depois leia ou conte a seguinte situação:

    Há quem diga que, para começar uma empresa em Hong Kong, você precisa de uma escrivaninha, uma cadeira, um telefone e um peixe. Parece que em Hong Kong os empresários contratam um religioso chamado de fungsoi. Ele é quem lhe diz o melhor momento para mudar para um escritório novo, onde colocar sua escrivaninha, e se você precisará ou não de um peixe dourado para criar o clima adequado. Tudo tem a ver com “trabalhar em harmonia com os espíritos”, para conseguir que eles o ajudem no seu negócio. Dizem que, se você abrir um escritório novo em Hong Kong, você deve pedir aos seus contatos comerciais que lhe recomendem o seu fungsoi. E você deve contratar o mais o mais caro que conseguir encontrar, porque isto ajudará na reputação da sua empresa.

    Divida a classe em dois grupos de debates: “Vá firme!” (afirmativo) e “De jeito nenhum!” (negativo). Dê-lhes papel para anotações, e peça aos dois grupos quepreparem argumentos a favor ou contra um empresário cristão seguir o conselho de contratar um fungsoi.

    (Alguns argumentos possíveis para “Vá firme”: Você estabelecerá um bom relacionamento com seus novos contatos comerciais, ao demonstrar respeito pelos costumes deles. Isto pode criar oportunidades para conversas sobre assuntos espirituais e para testemunhar de Cristo. Se você cooperar, talvez eles não façam negócios com você, e em pouco tempo você estará fora de Hong Kong. Só existe um Deus verdadeiro, de modo que o trabalho do fungsoi não significa nada.. Os cristão não precisam ter medo de falsos deuses.)

 

    (Alguns argumentos possíveis para “De jeito nenhum”: Você estaria aparentemente seguindo costumes de uma religião falsa, desta forma negando sua fé em Cristo. Você permitiria estar sendo controlado pelos hábitos de outra religião. Homens de negócio cristãos não precisam apelar para a ajuda dos espíritos; n´s confiamos que Deus toma conta dos nossos assuntos empresariais. Fingir estar seguindo religiões falas pode levar a um fascínio e envolvimento crescente com elas, especialmente se coisas boas começam a acontecer com você dali em diante.).

     Dê aosdois grupos um tempo determinado para preparar seus argumentos. Começando com o afirmativo, dê a cada equipe alguns minutos para expor seus argumentos iniciais, depois para a réplica. Se quiser, dê aos grupos a oportunidade de fazerem perguntas um ao outro. Mas não permita que o debate tome muito tempo.

 

ESTUDOS BÍBLICOS PARA ADOLESCENTES: Mais Perto de Casa

estudos-biblicos-adolescentes

Analisando os Resultados de Ceder à Pressão do Grupo

  • Passo 2

    Agradeça aos jovens por seu trabalho no debate. Talvez algum dia um de vocês seja tentado a consultar um fungsoi para fazer bons negócios. Até agora isto não aconteceu com você. Em que outras maneiras, porém, mais perto de casa, tem parecido atraente deixar não cristãos dirigir sua vida?

    Se alguém objetar a frase “dirigir sua vida”, deixe o grupo discutir isto. Que frase os jovens prefeririam? Será que ela descreve o que acontece quando permitimos que nossos pensamentos e ações importantes sejam moldados por outros que têm crenças e valores radicalmente diferentes?

    Para dar início aos exemplos, conte um exemplo de como você, como adulto, está sendo puxado para acompanhar um colega não-cristão. Depois distribua as cópias de “Pré-estreia de Pressões” (Folha do Aluno 3). Peça aos jovens que leiam os exemplos e anotem alguns próprios. Avalie juntos os resultados.

  • O que acontece durar mais – as vantagens ou as desvantagens de ceder a essas pressões?
  • Os efeitos negativos de ceder às pressões parecem melhorara ou piorar com o tempo?
  • Por que as pessoas tendem a não pensar nos efeitos de longo prazo do que fazem?

    Observe que, se tomarmos tempo para avaliar uma situação quanto às suas consequências, muitas vezes teremos uma boa previsão de aonde iríamos chegar se deixássemos que pessoas que não compartilham a nossa fé dessem as cartas por nós.

Click nos l

ESTUDOS BÍBLICOS PARA ADOLESCENTES: Advertências Desprezadas

Estudando Exemplos de Personagens Bíblicos Que Cederam à Pressão do Grupo

  • Passo3

    Os adultos muitas vezes acusam os adolescentes de verem somente as vantagens de ceder à pressão do grupo, sem olhar para a frente para ver as desvantagens. Agora, porém, veremos duas passagens bíblicas que são exemplos de adultos com o mesmo problema.

Fazendo uso dos seus dois grupos de debate, dê a um a passagem de 1 Samuel 8 e ao outro a de 1 Reis 11.1-8. Peça a cada grupo que responda às seguintes perguntas sobre a sua passagem:

    Nestes versículos, quem se sentiu pressionado a imitar os descrentes?Que advertência foi dada para não se submeter à pressão?

Qual foi a reação da ou das pessoas pressionadas?

    Depois de alguns minutos, discuta as descobertas dos grupos. A seguir, algumas respostas possíveis:1 Samuel 8

(Pressão [w. 1-5]: sobre os israelitas, de ter um rei como todas as outras nações. Na verdade, eles estavam dizendo: “Todo mundo tem! Eu também quero!” Advertência [w.6-18]: Samuel explicou como um rei exploraria Israel. Reação [w.19,20]: Israel levou em conta somente as vantagens de ter um rei – eles seriam como as outras nações, teriam um líder militar.

1 Reis 11. 1-8

    (Pressão [w. 1,3,4]: sobre Salomão, para casar com mulheres estrangeiras. Advertência [v.2]: na tentativa de Salomão de agradá-las, ele e os   israelitas seriam levados na direção de outros deuses. Reação [w. 5-8]: Salomão levou em conta somente as vantagens de ter esposas estrangeiras – eram atraentes, ajudaram-no a fazer alianças com outros reis. Com o passar do tempo ele cedeu à pressão de adorar falsos deuses.)

    Se houver tempo, veja outro exemplo bíblico: compare Deuteronômio 7.1-6 com Juízes 3.5-7.

    Em toda a Bíblia, Deus advertiu as pessoas sobre o que aconteceria se se desviassem dele para seguir a pressão do grupo do seu tempo. Por que você acha que Deus fazia isso? (Ele amava as pessoas e sabia o que era melhor para elas; somente ele merecia ser adorado por elas; ele sabia como a pressão do grupo pode ser forte.)

Click nos l

ESTUDOS BÍBLICOS PARA ADOLESCENTES: Espremido, Esmagado, Amassado

    Olhando para as Alternativas de Deus para o Sistema do Mundo

  • Passo 4

    Agora que vimos alguns dos efeitos de deixar outros dirigir nossa vida, que alternativa Deus nos apresenta? E que vantagens ele promete?

    Peça que umvoluntário leia Romanos 12.1,2. Se houver várias versões bíblicas representadas, leia a passagem em todas elas.

    Esta passagem começa com a palavra “pois” ou “portanto”. Isto significa que Paulo já deu uma razão para o que ele agora pede que seus leitores façam. De que razão ele está falando? (Deus tem sido misericordioso conosco e nos deu tanto que não temos condições de retribuir [veja 11.30-36 bem como 12.1])

    Para ajudar os jovens a entender o que Romanos 12.1,2 significa para eles, distribua a Folha do Aluno 4, “Espremido ou Transformado?”. Peça aos alunos que preencham a primeira parte, “Espremido”. Converse sobre as pressões que eles sentem; depois continue.

Ajude os alunos a preencher a segunda parte, “Transformados”, relembrando-os do estudo bíblico: Os israelitas pensaram somente nas vantagens que teriam com um rei. Salomão pensou somente na parte atraente de ter esposas estrangeiras. Eles sabiam o que aconteceria porque Deus os tinha avisado, mas eles escolheram ignorar suas advertências. Absorveram as religiões falsas das nações à sua volta, e em pouco tempo estavam pensando e agindo da mesma maneira como as pessoas dessas nações.

Como podemos avaliar as coisas que moldam nossos pensamentos? Quais são algumas das coisas que moldam nossa maneira de pensar? (Podemos prestar mais atenção na letra das músicas, no que ensina a TV, no que ouvimos na escola e na igreja, no que vemos em filmes, revistas, etc.)

O que você poderia ler, ouvir ou olhar que poderia ajudar a “renovar” ou mudar sua mente da maneira que fala Romanos 12.2? Se for o caso, você pode sugerir revistas cristãs, cantores, etc. que você acha que são benéficos para os adolescentes.

Por fim, peça aos alunos que leiam e preencham a terceira parte da folha do aluno, “Experimentar e Comprovar”.

Se eles quiserem, deixe-os compartilhar o que desenharam e escreveram em suas folhas. Termine a seção pedindo a cada jovem que ore em silêncio pela pessoa à sua direita ou esquerda – que Deus ajude esta pessoa a descobrir nesta semana uma maneira de romper o molde do mundo.

É muito bom ser o centro das atenções, e alguns de nós adiram ser a alma da festa. Mas ninguém quer ser um estraga-prazeres ou alvo de piadas. O preço de resistir à pressão do grupo pode ser bem alto – e antes que corramos o risco, precisamos estar convictos de que vale a pena.

Nesta seção você ajudará os jovens a discutir uma questão vital da pressão do grupo: como eles se sentem em relação a este negócio arriscado de nadar contra a correnteza. Você também os ajudará a ver como Deus pode encorajá-los e animá-los quando eles se recusam a submeter-se à pressão negativa dos colegas.

fonte: livro serie teen.. volume 01

Click nos livros e saiba mais...

 

 

ebd

Compartilhe o que há de Melhor a PALAVRA DE DEUS.

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS ESTE ARTIGO

USE OS LINKS ABAIXO

 

Deixe um versiculo nos comentários para meditação dos irmãos... 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte