ESTUDOS BIBLICOS VIRTUDES E SABEDORIA DIVINA DIA 1: LIMPANDO SUA MENTE COM A PALAVRA DE DEUS

DIA 1 LIMPANDO SUA MENTE COM A PALAVRA DE DEUS

DIA 1 LIMPANDO SUA MENTE COM A PALAVRA DE DEUS 
 

Comece o estudo lendo os versículos bíblicos e o nome de JESUS Cristo para hoje. Repasse o versículo para memorizar. Faça em seguida a oração sugerida para começar seu estudo.

Meditação Bíblica para Hoje

“O qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar” (Filipenses 2.6).

“Vos, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer outra coisa semelhante, mas santa e irrepreensível” (Efésios 5.25-27).

Nome de JESUS Cristo para Hoje

DIA 1 LIMPANDO SUA MENTE COM A PALAVRA DE DEUS

O verbo (João 1.1)

Oração para Começar o Estudo

Senhor Jesus, tu és o Verbo de Deus. Quero que minha vida esteja plenamente preenchida de ti. Rogo-te que me limpes e me enchas de ti. Amém.

Hino Parte 2: O Estilo de Vida de JESUS Cristo

Se Deus viesse à terra e andasse entre nós, como se comportaria? Qual seria a sua conduta? Temos a resposta a essa pergunta no poema de Filipenses 2.5-11. Deus veio à terra na pessoa de Jesus Cristo. Ele veio demonstrar, em forma visível, o propósito de Deus para o gênero humano. “O qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar” (Filipenses 2.6). Como podemos ver a conduta de Deus no estilo de vida de JESUS Cristo, podemos aprender sobre sua maneira de pensar. “Porque, como ele pensa consigo mesmo, assim é” (Provérbios 23.7). O comportamento exterior é um reflexo dos pensamentos. Nas próximas duas unidades, consideraremos as virtudes de Cristo que se refletiram em sua maneira de viver.

Leia o relato da tentação de Jesus no deserto. Enquanto era tentado por Satanás, Jesus respondeu de uma forma que nos diz algo acerca de sua maneira de pensar. Enquanto lê os versículos seguintes, sublime as palavras de Jesus.

Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome. Chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. Então o diabo o levou à cidade santa, colocou-o sobre o pináculo do templo. E disse-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. Replicou-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Novamente o diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles; e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares. Então ordenou-lhe JESUS Cristo: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o diabo o deixou; e eis que vieram anjos e o serviram (Mateus 4.1-11).

Nas três respostas, Jesus empregou uma frase no seu início. Qual foi?

__________________________________________________________________________

Jesus citou as Escrituras quando foi tentado. Disse ele: “Está escrito...” Jesus havia memorizado as Escrituras. Por conhecer os mandamentos de Deus, Jesus soube reagir diante de cada tentação, de modo que não pecou. O Salmista diz: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti” (Salmos 119.11)

Por que devemos familiarizar-nos com o que Deus tem afirmado em sua Palavra?

_____________________________________________________________________________

Algo que aprendemos sobre a mente de Cristo é que ele a preencheu com as Escrituras. Jesus conhecia a vontade de seu Pai e estava preparado para resistir à tentação quando ela chegasse. As Escrituras ajudaram Jesus a manter sua mente limpa e despoluída.

A Palavra de Deus Limpa

DIA 1 LIMPANDO SUA MENTE COM A PALAVRA DE DEUS

A Palavra de Deus tem um efeito purificador na mente. Jesus disse aos seus discípulos: “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado” (João 15.3). Mais adiante, Jesus orou: “Santifica-os [os discípulos] na verdade; a tua palavra é a verdade” (João 17.17). O Senhor limpa a igreja mediante “a lavagem de água pela palavra” (Efésios 5.26).

Normalmente nossa mente está tão confundida com a maneira de pensar do mundo, que devemos nos reorientar em relação à maneira de pensar de Deus. Começamos com uma limpeza completa com a Palavra de Deus. A Palavra de Deus limpa enquanto tira o que é mau e impuro. A Palavra de Deus limpa enquanto substitui a forma incorreta de pensar pela forma correta. Um estágio no cultivo da mente de Cristo é permitir que Deus limpe sua mente mediante sua Palavra.

O Humanismo Era para Mim um Obstáculo

Depois que eu estivera trabalhando em minha lista de áreas de escravidão, passei a estudar o que a Bíblia dizia sobre cada uma das 17 virtudes mencionadas em Tiago 3.17 e Gálatas 5.22-23. Estas virtudes representam parcialmente essa mente ideal de Cristo por que eu estava me esforçando. Eu sabia que logo que estivesse livre da escravidão do pecado, Deus me levaria a ter estas virtudes em minha vida. Usando minha Concordância bíblica, compilei outras passagens sobre as virtudes mencionadas nas duas que estamos estudando.

No processo, comecei a descobrir fatores que me impediam de alcançar as virtudes. Em diferentes etapas de minha educação, estivera exposto à influência do humanismo de maneira sutil. O humanismo ensina que somos capazes do desenvolvimento e da expressão da nossa personalidade por meio da razão. O humanismo glorifica o que o homem é capaz de fazer, independente de Deus. Naquele tempo, eu havia tido dificuldade em crer que as virtudes bíblicas eram simplesmente um dom que recebemos no nascimento espiritual (como se dá a entender em 1 Coríntios 2.14-16). Minha mente instruída no humanismo queria esforçar-se por alcançar as virtudes.

Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entende-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido. Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo (1 Coríntios 2.14-16).

 

Identifique corretamente as duas declarações a seguir, qualificando-as como sendo da perspectiva do humanismo ou de Deus. Coloque D (Deus) ou H (humanismo) no espaço ao lado.

______ Posso cultivar estas virtudes divinas em minha vida mediante o estudo e o esforço pessoal.

______ As virtudes divinas são um dom para mim no nascimento espiritual e se mostram quando permito a Cristo que viva sua vida em mim.

O conhecimento ajuda, e meus estudos da Bíblia definiram as virtudes o suficiente para permitir-me reconhece-las. Meu conhecimento espiritual estava aumentando, mas se me havia ensinado a sentir-me orgulhoso do conhecimento. Quando alcançamos certas coisas no sistema do mundo, esse ato de realização se torna parte do nosso subconsciente. As virtudes não podiam ser cultivadas mediante o esforço pessoal, tal como ensina o humanismo. Fazia-se necessário que Deus realizasse uma obra em mim que permitisse que a presença de Cristo e sua mente se revelasse através de minha vida.

Um Voto Especial

Por alguma razão, eu não podia simplesmente entregar-me incondicionalmente a Deus para que ele fizesse Sua vontade, ainda que o desejasse muito. A fim de vencer a presença profunda e inconsciente do humanismo, fiz um voto ao Senhor: daquele momento em diante, não leria nada mais que a Bíblia, até que Deus me indicasse que eu havia começado a pensar biblicamente. Decidi saturar minha mente com a maneira de pensar de Deus. Outros crentes talvez não tenham que chegar a tal extremo. Certos aspectos do humanismo estavam mui arraigados em mim. Ainda hoje, creio que o voto que fiz foi inspirado pelo Senhor e constituiu-se em algo necessário ao meu desenvolvimento naquele tempo.

Esse período durou quatro anos. Durante esse tempo, somente lia a Bíblia. Sequer lia comentários bíblicos. Memorizei vários livros e muitas passagens e capítulos da Bíblia. Estudava exaustivamente, orava continuamente, e descobri que estava tendo lugar uma genuína transformação no mais íntimo de minha mente. Senti que, na realidade, estava entendendo o sentido e as implicações mais profundas das virtudes mencionadas em Tiago 3.17 e Gálatas 5.22-23. A Palavra de Deus chega ao mais íntimo da mente. A Palavra de Deus afeta cada parte de nossa mente, inclusive o subconsciente, sobretudo quando se guarda ali a Palavra.

Enquanto lê esta lista, marque o quadrinho ao lado do que você já pratica. Circule aquilo  que você considera que Deus deseja que você dedique mais tempo e atenção.

(   ) Ler diariamente uma parte da Palavra de Deus.

(   ) Estudar minunciosamente passagens bíblicas, para ver o que Deus deseja que você creia ou faça em respostas à sua Palavra.

(   ) Estudar temas relacionados na Bíblia para entender, com maior clareza, o que Deus está dizendo sobre um assunto particular.

(    ) Memorizar versículos, passagens, capítulos, inclusive livros da Bíblia.

(    ) Meditar na Palavra de Deus. Pensar no que ele está dizendo por meio dela.

(    ) Examinar a Palavra de deus com outros crentes. Deus poderá lhe dar idéias por meio de outro crente.

Ore ao terminar o estudo de hoje. Peça a Deus para usar a leitura, o estudo e a memorização dos textos bíblicos deste curso como uma oportunidade de limpeza de sua mente. Se sentir que Deus o chama a dedicar mais tempo à sua Palavra (em vez de dedicá-lo ao esporte, à televisão, ao cinema ou a outra atividade), compartilhe com Ele suas intenções.

 

ESTUDOS BIBLICOS VIRTUDES E SABEDORIA DIVINA

 

 

ESTUDOS BIBLICOS: EXPERIMENTANDO A LIBERDADE EM CRISTOEXPERIMENTANDO A LIBERDADE EM CRISTO

 

 

TORNANDO-SE SEMELHANTE A CRISTO

 

 

CLICK NAS IMAGENS E SAIBA MAIS...

 

JESUS CRISTOJESUS CRISTOJESUS CRISTOJESUS CRISTO

 

 

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte