ESTUDOS BIBLICOS VIRTUDES E SABEDORIA DIVINA DIA 5: FRUTÍFERA, FIRME, SINCERA

Estudos biblicos: DIA 5 FRUTÍFERA, FIRME, SINCERA

Estudos biblicos: DIA 5 FRUTÍFERA, FIRME, SINCERA
 
 

Comece o estudo lendo o versículo bíblico e o nome de Cristo para hoje. Repasse o versículo para memorizar. Faça em seguida a oração sugerida para começar seu estudo.

 

Meditação Bíblica para Hoje

"Importa que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; vem a noite, quando ninguém pode trabalhar" (João 9.4).

Nome de Cristo para Hoje

Firme Fundamento (Isaías 28.16).

Oração para Começar o Estudo

Senhor Jesus cristo , tu és firme; um Firme Fundamento, uma rocha sólida. Frequentemente, vacilo na prática de meu caminhar pela fé. Peço-te que firmes meus pés sobre teu sólido fundamento para que eu possa ser firme e seguro em minha fé. Amém.

Frutífero

Estudos biblicos: DIA 5 FRUTÍFERA, FIRME, SINCERA

A sexta qualidade em Tiago 3.17 é frutífera. O oposto de frutífero é infecundo, e a distorção é estar obcecado por resultados. O termo pode também ser aplicado em relação ao fruto do Espírito (Gálatas 5. 22-23), como ao frutificar no sentido de conduzir almas a Deus. Nesse último sentido, o próprio caráter frutífero de Jesus é a demonstração evidente das virtudes mencionadas em Tiago 3. 17. Dois mil anos de história cristã têm produzido milhões de "frutos" (pessoas salvas) do Senhor Jesus Cristo. Ele mudou o curso da história mundial. Jesus foi o homem mais frutífero dos que têm andado por este mundo. Aqui está o exemplo:

E trouxeram-lhe um surdo, que falava dificilmente; e rogaram-lhe que pusesse a mão sobre ele. Jesus, pois, tirou-o de entre a multidão, à parte, meteu-lhe os dedos nos ouvidos e, cuspindo, tocou-lhe a língua; e erguendo os olhos ao céu, suspirou e disse-lhe: Efatá; isto é, Abre-te. E abriram-se-lhe os ouvidos, a prisão da língua se desfez, e falava perfeitamente. Então lhes ordenou Jesus que a ninguém o dissessem; mas, quanto mais lho proibia, tanto mais o divulgavam. E se maravilhavam sobremaneira, dizendo: Tudo tem feito bem; faz até os surdos ouvir e os mudos falar (Marcos 7.32-37).

Frutífero: produtivo, fértil, prolífico, fecundo, construtivo

Opostos de frutífero: infecundo, improdutivo, incapaz, inútil, infrutuoso, imprestável, desprovido de talento

Distorções de frutífero: obcecado por resultados, impulsionado para o sucesso, obcecado por números, presumido, ostentador, vaidoso.

Leia a lista de palavras na margem esquerda para entender o que é frutífero e o que não é (opostos). Escreva abaixo sua definição  de frutífero.

Frutífero é __________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

Leia a lista de palavras na margem esquerda para entender a distorção de frutífero. Você se lembra de uma experiência em que tenha observado esse tipo de conduta? Em caso afirmativo, quem estava envolvido e quando?

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

Cite seis virtudes da mente de Cristo.

P __________________  P __________________ M________________ T ________________

M __________________ F __________________ Firme                                Sincera

Firme

A sétima virtude em Tiago 3.17 é firme. O oposto seria indeciso, e a distorção seria inflexível. Jesus não foi nada disso. Uma vez que Jesus decidiu encarar a cruz, nada - nem os rogos de um discípulo amado, nem o terror do processo - impediu-o de cumprir o propósito divino. Ele não mostrou indecisão. Observe a angústia de Jesus diante da expectativa de enfrentar a cruz e sua reverente submissão à vontade do Pai:

E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai, se possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres... Retirando-se mais uma vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, faça-se a tua vontade (Mateus 26.39,42).

Jesus foi firme, porém não inflexível. As pessoas tratáveis não podem ser inflexíveis. Elas podem ser interrompidas. Por exemplo, o tempo de oração de Jesus foi interrompido por Pedro e seus companheiros (veja Marcos 1.35-37).

Firme: imparcial, inabalável, estável, constante, duradouro, resoluto, invariável, inquebrantável, dedicado, leal, determinado, imutável.

Opostos de firme: parcial, indeciso, instável, vacilante, débil, inconstante, volúvel, frívolo, inseguro, titubeante, claudicante, renitente, volátil, hesitante.

Distorções de firme: inflexível, rígido, de mentalidade estreita, obstinado, despótico, autoritário, tirano, severo, intransigente, "cabeçudo"

Leia a lista de palavras na margem esquerda para entender o que é firme e o que é (opostos). Escreva abaixo sua definição de firme.

Firme é ______________________________________________________________

_____________________________________________________________________

Leia a lista de palavras na margem esquerda para entender a falsificação ou distorção de firme. Você se lembra de uma experiência em que tenha observado esse tipo de conduta? Em caso afirmativo, quem estava envolvido e quando?

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

Sincero

 

A última virtude em Tiago 3.17 é sem hipocrisia, ou sincera. O oposto é mentirosa, hipócrita. Ninguém pode atribuir a Cristo Jesus alguma mentira ou fingimento. Cristo é a verdade (João 14.6). A distorção de sincero é ser brutal. A brutalidade é uma possibilidade real para os que acomodam-se a um cristianismo apático ou falso. Devemos vigiar nossa exasperação com aqueles que precisam ouvir nossa sinceridade. Isso não significa dizer que a sinceridade nunca deva confrontar alguém. A verdadeira sinceridade pode ser corajosa e audaz com genuína integridade. Jesus insistiu na perfeição interior e confrontou a hipocrisia interior com a sinceridade (Lucas 11.37-54). Somente a sabedoria sabe unificar a sinceridade, a integridade e a confrontação. Observe como Jesus identificou a hipocrisia dos escribas e fariseus: Acabando Jesus de falar, um fariseu o convidou para almoçar com ele; e havendo Jesus entrado, reclinou-se à mesa. O fariseu admirou-se, vendo que ele não se lavara antes de almoçar. Ao que o Senhor lhe disse: Ora vós, os fariseus, limpais o exterior do copo e do prato; mas o vosso interior está cheio de rapina e maldade. Loucos! quem fez o exterior, não fez também o interior? Dai, porém, de esmola o que está dentro do copo e do prato, e eis que todas as coisas vos serão limpas. Mas, ai de vós, fariseus! porque dais o dízimo da hortelã, e da arruda, e de toda hortaliça, e desprezais a justiça e o amor de Deus. Ora, estas coisas importava fazer, sem deixar aquelas. Ai de vós, fariseus! porque gostais dos primeiros assentos nas sinagogas, e das saudações nas praças. Ai de vós! porque sois sepulturas que não aparecem, sobre as quais andam os homens sem o saberem. Disse-lhe, então, um dos doutores da lei: Mestre, quando dizes isso, também em afrontas a nós. Ele, porém, respondeu: Ai de vós também, doutores da lei! porque carregais fardos difíceis de suportar, e vós mesmos nem ainda com um dos vossos dedos tocais nesses fardos. Ai de vós! porque edificais os túmulos dos profetas, e vossos pais os mataram. Assim sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais; porquanto eles os mataram, e vós lhes edificais túmulos. Por isso, diz também a sabedoria de Deus: Profetas e Apóstolos lhes mandarei; e eles matarão uns, e perseguirão outros; para que a  esta geração se peçam contas do sangue de todos os profetas que desde a fundação do mundo, foi derramado; desde o sangue de Abel, até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário; sim, eu vos digo, a esta geração se pedirão contas. Ai de vós, doutores da lei! porque tirastes a chave da ciência; vós mesmos não entrastes e impedistes aos que entravam. Ao sair ele dali, começaram os escribas e os fariseus a apertá-lo fortemente, e a interrogá-lo acerca de muitas coisas, armando-lhe ciladas, a fim de o apanharem em alguma coisa que dissesse (Lucas 11.37-54).

Sincero: legítimo, genuíno, ético, íntegro, confiável, honrado, reto, franco, objetivo, autêntico, de boa-fé.

Opostos de sincero: mentiroso, desonesto, hipócrita, falso, fingido, fraudulento, enganador, falsário, inescrupuloso.

Distorções de sincero: brutal, cruel, insensível, desumano, rude, frio, inclemente, indiferente, desapiedado, implacável, incompassivo, sem misericórdia, malicioso.

Leia a lista de palavras na margem esquerda para entender o que é sincero e o que não é (opostos). Escreva abaixo sua definição de sincero.

Sincero é ____________________________________________________________

_____________________________________________________________________

Leia a lista de palavras na margem esquerda para entender a distorção de sincero. Você se lembra de uma experiência em que tenha observado esse tipo de conduta? Em caso afirmativo, quem estava envolvido e quando?

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

Cite oito virtudes da mente de Cristo.

P ________________  P ________________  M ________________   T ____________

M _______________ F _________________  F _________________ S _____________

Encerre esta unidade de estudo pedindo a Deus para continuar moldando sua vida, afim de poder abrir mão de toda conduta ou atitude que não seja igual ao exemplo dado por Cristo. Peça a Deus para aprimorar estas virtudes em sua vida.

 

 

ESTUDOS BIBLICOS VIRTUDES E SABEDORIA DIVINA

 

 

ESTUDOS BIBLICOS: EXPERIMENTANDO A LIBERDADE EM CRISTOEXPERIMENTANDO A LIBERDADE EM CRISTO

 

 

TORNANDO-SE SEMELHANTE A CRISTO

 

 

CLICK NAS IMAGENS E SAIBA MAIS...

 

JESUS CRISTOJESUS CRISTOJESUS CRISTOJESUS CRISTO

 

 

 

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte