DIA 5 CARACTERÍSTICAS DA MENTE DE SERVO, PARTE 3

ESTUDO BIBLICO DIA 5 CARACTERÍSTICAS DA MENTE DE SERVO, PARTE 3

 
 
ESTUDO BIBLICO

ESTUDOS-BIBLICOS

 

Meditação Bíblica para Hoje

“disse-lhes, pois, Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho de si mesmo nada pode fazer, senão o que vir o Pai fazer; porque tudo o quanto ele faz, o Filho o faz igualmente” (João 5.19).

Nome de Cristo para Hoje

O Único e Sábio Deus (1 Timóteo 1. 17)

Oração para Começar o Estudo

Único e Sábio Deus, não entendo plenamente por que a atitude de servo é o método em teu reino para alcançar a grandeza. Mas tu és soberano. Dá-me a sabedoria que me falta. Ajuda-me a ser prudente como a serpente e simples como a pomba. Amém.

Comece o estudo lendo o versículo bíblico e o nome de Cristo para hoje. Repasse o versículo para memorizar. Faça em seguida a oração sugerida para começar seu estudo.

Como revisão, escreva três características da mente de servo.

6. V ______________________  8. N ____________________________

7. C ______________________  9. Brando

9. Brando

A característica seguinte, brando, sugere sociabilidade, cordialidade e doçura. Tem um efeito apaziguador. Para ser Pacificadores, temos que ser brandos. Algumas de nossas tarefas de servos exigirão brandura.

Escreva a nona característica da mente de servo.

6. Vigilante                                     8. Não-contencioso

7. Corajoso                                     9. __________________

Da mesma forma que a coragem permite que Deus o proteja, a brandura permite a Deus fortalecê-lo. Jesus foi brando com Pedro quando lhe predisse sua queda. Jesus lhe disse: “Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; mas eu roguei por ti, para que tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos” (Lucas 22.31-32). Talvez tenha sido essa oração que deu coragem a Pedro diante do Sinédrio em Atos 4.8-12. A brandura torna-se uma distorção se não tem sua raiz na força. Mas a força também é uma distorção se não estiver unida à brandura.

Quando você é brando, o que permite a Deus fazer?

A brandura permite a Deus ___________________________________________________

Jesus foi brando. Foi brando e tolerante. Uma das mais ternas descrições que temos de Jesus é sua declaração: “Eu sou a porta das ovelhas... se alguém entrar por mim, será salvo; entrará e sairá, e achará pastagens” (João 10.7,9). Este é um caso de brandura que tem origem numa grande força.

Brando

Respeito que complementa a obra de outros para o Senhor.

·         Atitude carnal: “Eu já estou saturado dele!”

·         Quando você é brando (2 Timóteo 2.24), permite a Deus fortalecê-lo (Lucas 22.32).

10. Apto para ensinar

A característica seguinte de servo, que Paulo apresenta em 2 Timóteo 2.24, á apto para ensinar. Este parece um requisito extraordinário, já que o ensino aparece como um dom espiritual em Romanos 12.6-7. A aptidão para ensinar também é um requisito para um pastor ou bispo (veja 1 Timóteo 3.2). Entretanto, a aptidão para comunicar a mensagem de Deus é esperada de todos os servos do Senhor. Talvez alguém não seja um grande orador e, no entanto, possa ensinar. A chave para este mistério encontra-se no versículo que segue: “...corrigindo com mansidão os que resistem” (2 Timóteo 2.25).

Apto para Ensinar

Compreensão da obra do Senhor.

·         Atitude carnal: “Não tenho tempo para o estudo bíblico.”

·         Quando você é apto para ensinar (2 Timóteo 2.24), permite a Deus estabelecer a autoridade divina (Mateus 7.28-29).

 

Escreva uma característica da mente de servo.

10. _______________________  12. Manso                       14. Prudente

11. Paciente                                  13. Bom

Os cristão somos luz para este mundo porque a Luz do Mundo habita em nós (Mateus 5.14). Ser apto para ensinar permite a Deus estabelecer a autoridade divina. Pedro nos diz: “Estai sempre preparados para responder com mansidão e temor àquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós” (1 Pedro 3.15).

Quando você é apto para ensinar, o que permite a Deus fazer?

Ser apto para ensinar permite a Deus ______________________________________

Jesus foi apto para ensinar sob a autoridade divina. Bem cedo em seu ministério, “desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e os ensinava no sábado. E maravilhavam-se da sua doutrina, porque a sua palavra era com autoridade” (Lucas 4.31-32). Mais adiante, quando terminou o Sermão do Monte, “as multidões se maravilhavam da sua doutrina; porque as ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas” (Mateus 7.28-29). De quando em quando, o ensino experiente e sábio de Jesus silenciava os seus adversários.

11.Paciente

A característica seguinte do servo é paciente. No reino, esperar não é perda de tempo. Devemos esperar no Senhor (veja Salmos 130.5-6) e também devemos aprender a ser pacientes com os outros. Ser paciente está diretamente ligado com ser vigilante. Você não seguirá sendo vigilante se não for também paciente.

Paciente

Domínio próprio que valoriza os propósitos do Senhor para os outros.

·         Atitude carnal: “Já basta!”

·         Quando você é um servo paciente (2 Timóteo 2.24), permite a Deus responder à oração (João 14.8-14).

Escreva duas características da mente de servo.

10. ________________________    12. Manso                              14. Prudente

11. ________________________    13. Bom

Por meio da paciência, você demonstra sua nobreza. “Melhor é o longânimo do que o valente; e o que domina o seu espírito do que o que toma uma cidade” (Provérbios 16.32). A paciência permite ao Senhor responder à oração de acordo com Sua vontade e dentro de Seu tempo. Deus nunca está apressado, embora nós geralmente estejamos. Esperar em Deus, permite a ele dar a melhor resposta. Devemos ser como Deus, que é paciente conosco.

Quando você é paciente, o que permite a Deus fazer?

A paciência permite a Deus ____________________________________________

Jesus foi paciente. È notável a paciência de Jesus com seus discípulos. Eles foram reiteradamente lentos para entender. Uma e outra vez, Jesus repreendeu os discípulos por sua falta de fé (Mateus 8.26; 14.31). Ainda que Jesus repetidamente tenha ensinado sobre a humildade, na noite anterior à sua morte, “levantou-se também entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior” (Lucas 22.24). Jesus explicou pacientemente, pela última vez, a importância da humildade e da atitude de servo (veja Lucas 22.24-27).

12. Manso

A última característica de servo mencionada em 2 Timóteo 2.23-25 é a mansidão. Apenas dois personagens na Bíblia são chamados de mansos. Números 12.3 nos diz: “Ora, Moisés era homem muito manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra.” Em Mateus 11.29, Jesus empregou a palavra para descrever-se a si mesmo. O contexto em cada caso indica humildade. No entanto, os únicos homens descritos como mansos são os dois personagens mais vigorosos ou firmes da Bíblia. Consideremos Moisés em sua repetida confrontação com Faraó, ou Jesus censurando os fariseus em Mateus 23.13-36. Não há fraqueza alguma em nenhum desses dois grandes exemplos! Podemos ser humildes, porém fortes. Somente a força se submete de maneira voluntária. A submissão involuntária nada tem a ver com a mansidão.

Manso

Sensibilidade disciplinada para com o Senhor.

·         Atitude carnal: “Vou-lhes mostrar quem sou!”

·         Quando você é manso como uma ovelha (2 Timóteo 2.24), permite a Deus guiá-lo (Salmos 25.9).

Escreva três características da mente de servo.

10. _______________________   12. _____________________        14. Prudente

11. _______________________   13. Bom

A mansidão permite ao Senhor guiá-lo. “Guia os mansos no que é reto e lhes ensina o seu caminho” (Salmos 25.9).

Quando você é manso, o que permite a Deus fazer?

A mansidão permite a Deus ______________________________________

Jesus foi manso. Já descrevemos sua mansidão. Jesus Cristo poderia ter vindo como rei, sumo sacerdote, ou em alguma outra posição exaltada. Jesus Cristo veio como um modesto carpinteiro, porém com grande força espiritual.

13. Bom

A parábola dos talentos nos dá outra característica; “Bem está, servo bom e fiel” (Mateus 25.21). Observe como Jesus emprega a palavra na parábola. Uma vez mais, dá a entender que o servo havia realizado o trabalho do reino. Um bom servo tem valor prático.

Bom

Confiança aplicada na excelência do Senhor.

·         Atitude carnal: “Foi só um pequeno erro..”

·         Quando você é um bom servo (Mateus 25.21), permite a Deus produzir fruto em você (Mateus 7.17).

Escreva quatro características da atitude de servo.

10. _____________________   12. _____________________  14. Prudente

11. _____________________    13. ____________________

A funcionalidade (ser bom) permite ao Senhor produzir fruto em você. Ela prova que você é verdadeiramente o servo para cujo propósito foi redimido. “Pelos seus frutos os conhecereis” (Mateus 7.20). Um bom servo dá frutos.

Quando você é bom (isto é, funciona), o que permite a Deus fazer?

Permite a Deus ______________________________________

Jesus era bom. Sua capacidade de serviço se reflete em dois mil anos de história cristã. Ele afirmou: “Eu sou o bom pastor” (João 10.11). Poderíamos aplicar esta característica a todas as suas funções. Ele é o Bom Mestre, o Bom Salvador, o Bom Irmão, o Bom Noivo, o Bom Sacerdote, etc. Em todas elas, Jesus é bom.

14. Prudente

A última característica de servo aparece na parábola do mordomo infiel, em Lucas 16.1-13: sagacidade. O servo deve ser sagaz. Parece uma estranha qualidade que se requer de nós, especialmente quando se considera que o administrador da história não era pessoa confiável.

Jesus não esta elogiando a conduta tortuosa. Ele enviou os setenta como “cordeiros em meio de lobos” (Lucas 10.3). No entanto, fez a seguinte advertência: “Os filhos deste mundo são mais sagazes para com a sua geração do que os filhos da luz” (Lucas 16.8). Na mente de Cristo não há conflito. Podemos ser como crianças e, ao mesmo tempo, engenhosos. O servo deve valer-se de bom juízo, aguda perspicácia e, às vezes, discernimento inteligente. Sem dúvida, Jesus era inocente e agudamente perspicaz. A mesma palavra sagaz é traduzida por prudente em Mateus 7.24, ao referir-se ao homem prudente que edificou sua casa sobre a rocha.

Prudente

Dependência do método do Senhor.

·         Atitude carnal: “Não sei o que fazer.”

·         Quando você é um discípulo prudente (Mateus 7.24), permite a Deus conferir-lhe autoridade (Mateus 24.25).

 

 

 

Escreva cinco características da mente de servo.

10. _____________________  12. ______________________   14. ________________________

11. _____________________   13. ______________________  

A sagacidade ou prudência permite a Deus conferir-lhe autoridade. A prudência prova que você é um discípulo, que aprende do Mestre e é semelhante a ele. Jesus perguntou: “Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o Senhor pôs sobre os seus serviçais, para a tempo dar-lhes o sustento?” (Mateus 24.45). A autoridade dos prudentes aumentará muito.

Quando você é sagaz ou prudente, o que permite a Deus fazer?

A sagacidade ou prudência permite a Deus ______________________________________

Jesus era prudente. Quando vemos sagacidade na vida de Jesus, nossa expectativa é que atinja alvos desejáveis e eternos. A maioria das grandes obras de Jesus foram realizadas na Galiléia. São mencionadas poucos milagres na Judéia em comparação com os ministérios na Galiléia e Peréia. Este é um sinal de prudência. Jesus sofreu oposição desde o princípio. Jesus optou prudentemente por realizar sua obra onde não viviam as autoridades religiosas. A prudência levou-o a trabalhar entre os receptivos, os pobres e os humildes. Ainda hoje seu nome é “sabedoria de Deus” (1 Coríntios 1.24).

Encerre o estudo desta semana com esta oração:

Pai celestial, obrigado porque estas virtudes estão ao meu alcance. Ser servo vai de encontro à natureza de tudo o que me tem sido ensinado culturalmente. Se me tem ensinado a “olhar muito alto” e a preparar-me para ser o primeiro em tudo que faço. Tu me ensinas que alcanço minha grandeza quando me inclino a servir. Devido à minha herança cultural, torna-se-me difícil aceitar isso.Porém, creio em ti. Tu tens sempre razão, não importando quão estranha possa parecer tua Palavra quando comparada com os padrões mundanos. Senhor, estou consciente da grande distância entre o que sou e o que o Senhor Jesus pôs em prática na terra. Faze-me como ele, não importando o que tenha de fazer. Em nome de Cristo. Amém.

 

Veja outros estudos

Introdução ao estudo Biblico Fruto do espirito santo.

 

 

 

ESTUDOS BIBLICOS VIRTUDES E SABEDORIA DIVINA

 

 

ESTUDOS BIBLICOS: EXPERIMENTANDO A LIBERDADE EM CRISTOEXPERIMENTANDO A LIBERDADE EM CRISTO

 

 

TORNANDO-SE SEMELHANTE A CRISTO

 

 

CLICK NAS IMAGENS E SAIBA MAIS...

 

JESUS CRISTOJESUS CRISTOJESUS CRISTO

ESTUDOS-BIBLICOS

CAPITULO 06: A Atitude de Servo

DIA 5 CARACTERÍSTICAS DA MENTE DE SERVO, PARTE 3

ESTUDO BIBLICO DIA 5 CARACTERÍSTICAS DA MENTE DE SERVO, PARTE 3       Meditação Bíblica para Hoje “disse-lhes, pois, Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho de si mesmo nada pode fazer, senão o que vir o Pai fazer; porque tudo o quanto ele faz, o Filho...
Leia mais

DIA 4 CARACTERÍSTICAS DA MENTE DE SERVO, PARTE 2

ESTUDO BIBLICO DIA 4 CARACTERÍSTICAS DA MENTE DE SERVO, PARTE 2     Comece o estudo lendo o versículo bíblico e o nome de Cristo para hoje. Repasse o versículo para memorizar. Faça em seguida a oração sugerida para começar seu estudo.   Meditação Bíblica para Hoje "Tem,...
Leia mais

DIA 3 CARACTERÍSTICAS DA MENTE DE SERVO, PARTE 01

DIA 3   CARACTERÍSTICAS DA MENTE DE SERVO, PARTE 1     Comece o estudo lendo o versículo bíblico e o nome de Cristo para hoje. Repasse o versículo para memorizar. Faça em seguida a oração sugerida para começar seu estudo.   Meditação Bíblica para Hoje "Assim também vós,...
Leia mais

DIA 2: SERVINDO A DEUS E AOS OUTROS

ESTUDOS BÍBLICOS DIA 2: SERVINDO A DEUS E AOS OUTROS     Comece o estudo lendo o versículo bíblico e o nome de JESUS Cristo para hoje. Repasse o versículo para memorizar. Faça em seguida a oração sugerida para começar seu estudo. Meditação Bíblica para Hoje "Nenhum servo pode...
Leia mais

DIA 1 MENTE DE SERVO: DUAS RAZÕES PARA O SERVIÇO

DIA 1: ESTUDO BÍBLICO DUAS RAZÕES PARA O SERVIÇO   Comece o estudo lendo os versículos bíblicos e o nome de JESUS Cristo para hoje. Repasse o versículo para memorizar. Faça em seguida a oração sugerida para começar seu estudo.   Meditação Bíblica para Hoje "...mas [Jesus]...
Leia mais

INTRODUÇÃO: MENTE DE SERVO

 MENTE DE SERVO    Hino Parte 3: A Atitude de JESUS Cristo Como Servo ...mas [Jesus] esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo... (Filipenses 2.7).    Dia 1 Duas Razões para o Serviço    Dia 2 Servindo a Deus e aos Outros    Dia...
Leia mais

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte