DIA 4: Jesus e as Emoções _ DOMÍNIO DOS IMULSOS EMOCIONAIS

DIA 4: DOMÍNIO DOS IMULSOS EMOCIONAIS

DIA 4: DOMÍNIO DOS IMULSOS EMOCIONAIS

 

ESTUDOS-BIBLICOS

Meditação Bíblica para Hoje

“Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer quanto o efetuar, segundo a sua boa vontade. Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo” (Filipenses 2.13-15).

 

Nome de Jesus Cristo para Hoje

Maravilhoso Conselheiro (Isaías 9.6)

 

Oração para Começar o Estudo

Maravilhoso Conselheiro, envolvo-me em demasiados problemas por causa de meus impulsos emocionais. Ás vezes, parecem incontroláveis. Serei capaz alguma vez de dominar esses impulsos? Acorro hoje ao teu conselho. Ensina-me com o exemplo de Jesus a expressar corretamente minhas emoções. Quero dar-te honra e brilhar como uma luz em um mundo de trevas. Eu te agradeço porque me ajudarás a desejar as coisas boas e me capacitarás para fazê-las. Amém.

 

Comece o estudo lendo os versículos e o nome de Cristo para hoje. Repasse o versículo para memorizar. Faça em seguida a oração sugerida para começar seu estudo.

 

Enquanto lê o parágrafo seguinte, encerre em um círculo algumas das emoções que Jesus NÃO mostrou.

 

Observe na vida de Cristo a ausência de emoções negativas tais como o pessimismo, o desalento, a dúvida, o cinismo, a desconfiança e a melancolia. Ele não tinha fobias. Jesus  nunca se preocupou com relação aos problemas de sua vida, tais como os freqüentes fracassos de seus discípulos, seu relacionamento difícil com as autoridades, o repúdio que ele sofreu por parte do povo de sua cidade natal, ou o terror da cruz.

 

Segundo o exemplo de Jesus, as emoções são normais e típicas do ser humano criado por Deus. As emoções de Jesus, porém, eram próprias de sua natureza e não estavam sujeitas a impulsos. Expressavam-se quando a ocasião o requeria. Já vimos que Deus nunca “se enfurece”. A ira de Deus é uma parte permanente, inalterada e santa de seu caráter. Deus reserva a si a expressão de suas emoções para os momentos em que necessitamos conhecer a importância de sua santidade. Nem sempre percebemos as diversas emoções de Deus, porém sempre elas estão presentes.

 

Qual das seguintes frases descreve melhor as emoções de Jesus?

 

(   ) As emoções de Jesus eram inconstantes e manifestas impulsivamente.

(   ) As emoções de Jesus eram próprias de sua natureza e inalteráveis. Ele as expressava racionalmente e deliberadamente.

 

A expulsão dos cambistas do templo não foi um ato irracional, irrefletido ou impulsivo. Serena e deliberadamente, Jesus manifestou a justa ira da santidade inalterável. Até que a santidade absoluta consuma todo o nosso ser, faremos bem em não tratar de expressar a justa ira. As emoções de Jesus eram próprias de sua natureza e inalteráveis.

 

O maior perigo para quem quer ter a atitude de Cristo é agir de forma impulsiva.

 

Que emoções estão sujeitas aos impulsos? As emoções que nos dominam de repente são quase sempre negativas – ira, lascívia, vingança. Além disso, são as mais difíceis de ser dominadas. Agimos antes de pensar. A Bíblia dá forte ênfase à vontade quando se refere à mente. A mente espiritual conscienciosamente coloca a vingança nas mãos do Senhor (Hebreus 10.30). A mente de Cristo tem emoções negativas e positivas, porém estão sujeitas à vontade. Sua expressão pública está sujeito à sabedoria divina.

 

Qual é a melhor maneira de evitar a expressão impulsiva das emoções negativas? Assinale-a.

 

(   ) Quando sinto uma emoção em estado crescente, espero ter forças suficiente para contê-la e fazer a coisa certa.

(   ) Fixo, renovo e cinjo a minha mente, a fim de poder usar a minha vontade para escolher a emoção correta quando surgir uma emoção negativa.

 

Nós descobrimos que nossas emoções encontram o seu lugar de estabilidade depois de encontrarmos a liberdade (unidades 2-3) e depois que aprendemos a interpretar as circunstâncias segundo as bênçãos do Sermão do Monte (unidade 6). As emoções mais maduras resultam desses primeiros estudos. Aplique-se a esses estudos, e você poderá dominar os impulsos emocionais mediante a sabedoria divina e o exercício de sua vontade em fazer o que é certo.

 

Dedique alguns minutos revendo as Listas da Escravidão à Liberdade que você  tenha feito. Deseja Deus conceder-lhe liberdade em outras áreas? Continue repassando suas listas até sentir que Cristo o tenha liberado.

 

Continue repassando as Ajudas Permanentes (Virtudes e Bem-Aventuranças) para as quais Deus atraiu sua atenção. Permita que Deus continue trabalhando nessas áreas. Prossiga pedindo a Deus que o molde à imagem de seu Filho Jesus Cristo.

 

Veja outros estudos

 

Introdução ao estudo Biblico Fruto do espirito santo.

 

 

 

ESTUDOS BIBLICOS VIRTUDES E SABEDORIA DIVINA

 

 

ESTUDOS BIBLICOS: EXPERIMENTANDO A LIBERDADE EM CRISTOEXPERIMENTANDO A LIBERDADE EM CRISTO

 

 

TORNANDO-SE SEMELHANTE A CRISTO

 

 

CLICK NAS IMAGENS E SAIBA MAIS...

 

JESUS CRISTOJESUS CRISTOJESUS CRISTO

 

ESTUDOS-BIBLICOS

 

 

Compartilhe os estudos nas redes sociais. click nos links abaixo

Artigos vida Cristão

Evangelicos: Porque vale a pena ser cristão?

concretamente se vale a pena ser cristão?      Vamos perguntar-nos concretamente se vale a pena ser cristão, apesar de vivermos em um país considerado cristão, com raízes e tradições cristãs. Que valor tem para nós o cristianismo, o verdadeiro...
Leia mais

Estudos Biblicos: O centurião ao pé da cruz

" Jesus Cristo" O centurião ao pé da cruz Como centurião romano você certamente viu muitas pessoas morrendo na cruz e provavelmente também comandou a crucificação de Jesus Cristo. Além disso você era devotado de corpo e alma ao imperador romano, que reivindicava ser deus....
Leia mais

JESUS CRISTO: Testemunho de Jesus Cristo

Testemunho de Jesus Cristo No Evangelho de João encontramos uma série de testemunhos de Jesus Cristo sobre Si mesmo, por exemplo:   • “Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede” (João 6.35). • “Eu sou a luz...
Leia mais

Jesus Cristo: único, incomparável, maravilhoso

Jesus: único, incomparável, maravilhoso   Jesus Cristo não pode ser comparado a nada, nem a ninguém! Ele é o Cristo, o Filho do Deus vivo – e por isso vale a pena segui-lO e ser cristão!   Vamos ler apenas alguns dos muitos textos da Bíblia Sagrada sobre...
Leia mais

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte